A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) acompanhou a atividade dos catadores de materiais recicláveis durante o Festival de Arembepe 2023. Os recicladores realizaram cadastro prévio e receberam o “Kit catador”, contendo crachá de identificação, blusa padronizada, luvas, máscaras, boné, protetor solar e sacos de linhagem para recolher resíduos durante as festividades.
A equipe enviada pela empresa fiscalizou as ações e dialogou com os catadores ao longo do circuito, com a finalidade de escutá-los e saber como as atividades estavam sendo realizadas, além de instruí-los sobre o local de armazenamento dos resíduos coletados e onde realizar as refeições.
Para a recicladora Cleidiane dos Santos, de 58 anos, que estava acompanhada das filhas, a iniciativa da Limpec foi muito benéfica. “Com essa atenção que recebemos conseguimos produzir bastante durante esses três dias de festa. Tivemos organização e os kits foram úteis, principalmente para a nossa higiene. Recolhi três bags de resíduos, espero uma renda de R$ 300 ou mais”, explica Cleidiane.
Everaldo dos Santos e Edilsa dos Santos são recicladores há um ano e estavam no festival trabalhando juntos. Para eles, a ação da Limpec valeu muito a pena. “Tem muitas pessoas catando resíduos, mas também as pessoas curtindo produzem muito material. Recolhemos muito e tudo está armazenado, ao fim da festa iremos vender”, explicou Edilsa. O casal chegava todo dia ao festival às 10h da manhã e encerrava as atividades no fim da festa, “é cansativo, mas isso não acontece todos sempre, então, nos esforçamos e durante os quatro dias de festa nós conseguimos, principalmente com o apoio que recebemos. O material entregue pela Limpec foi de grande utilidade, usamos as luvas principalmente à noite, pois no escuro não é possível enxergar o que estamos pegando”, diz o reciclador.
Durante todo o festival, a empresa disponibilizou local para armazenamento dos recicláveis recolhidos e, para aqueles que necessitaram, a Limpec viabilizou o transporte do material. Os trabalhadores também foram contemplados com alimentação.
Foto: Arquivo