Algumas delas representarão as mulheres do setor no Summit da Atlas que ocorre na próxima semana no Uruguai.
Rio Grande do Sul, março de 2024- O segmento de Construção Civil apesar de abrangente, ainda é visto, predominantemente, como um ambiente masculino. Porém, a presença feminina é cada vez mais marcante, seja nos canteiros de obras, indústria, comércio, logística, entre outras áreas. Apesar de ainda representarem uma parcela inferior a 20% do total de profissionais no setor, as pesquisas mais recentes indicam um crescimento significativo nos últimos anos. Os dados mais atualizados do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que em 2020 foi registrado um aumento de 5,5% de cargos com carteira assinada ocupados por mulheres no Brasil. Em números, isso significa um aumento de 205.033 postos de trabalho em 2019 para 216.330 no ano seguinte.
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, três gestoras que estarão presentes no evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, promovido pela Atlas em Punta Del Este (UY), entre os dias 11 e 14 de março, falam sobre oportunidades, barreiras e desafios a serem enfrentados em um universo que aos poucos vem descobrindo o potencial do sexo feminino em posições de liderança.
Angelisa Rezzadori, Diretora da RZ Rezzadori, de Chapecó (SC), é uma das participantes do grupo “Conecta Construção – Mulheres no setor atacadista”, que surgiu a partir de eventos anteriores para discutir sobre a representatividade feminina no setor e ampliar a conexão entre as líderes. Ela tem opinião formada sobre a mudança de comportamento no mercado ao longo dos anos. “É inspirador ver como as mulheres estão cada vez mais ativas e presentes no setor de materiais de construção. A troca de experiências e o desenvolvimento do setor sob a perspectiva feminina, certamente, trazem resultados incríveis. A resistência masculina pode existir em algumas situações, mas é encorajador observar que as mulheres estão conquistando seu espaço e abrindo caminho para novas gerações, mostrando que a liderança feminina é possível e encantadora”, explica.
O grupo foi criado a partir do networking de mulheres que lideram suas empresas no setor de materiais de construção. “A ideia dessa conexão foi tão bem recebida que, em pouco tempo, o grupo já estava formado. O principal objetivo é trocar experiências e promover o desenvolvimento das mulheres nesse setor. Partimos ativamente para a tomada de decisões e para o desenvolvimento do setor, inserindo nosso jeito feminino nos negócios e gerando grandes resultados. Na empresa que lidero, por exemplo, não temos um programa específico voltado ao público feminino. Acredito que, em um ambiente corporativo, homens e mulheres, com seus perfis, são fundamentais para o crescimento do negócio. São habilidades e maneiras diferentes de atuar, e a força de ambos gera sucesso”, pondera Angelisa.
A vice-presidente da Condor Atacadista, de Brasília, Lívia Patrícia Nunes Pedreira, já sofreu resistência em alguns momentos de sua carreira, especialmente ao escalar um degrau profissionalmente, mas ela não acha que seja uma particularidade do setor e é otimista: “Independentemente do gênero, a demonstração de resultados e conquistas sempre tem impacto positivo na equipe e assim o profissional passa a ser reconhecido e respeitado. Ter também habilidades de escuta e liderança eficiente pode ajudar a construir pontes e relacionamentos”, explica. A executiva também destaca que não há uma diferença entre homens e mulheres em cargos gerenciais na empresa. “Atuamos com políticas claras e transparentes de igualdade de gênero, desde recrutamento, promoção até a remuneração. A cultura da empresa é inclusiva e diversificada onde todas as vozes são respeitadas. Valorizamos a diversidade de pensamentos, experiências e perspectivas, o que nos impulsiona a inovar com mais eficácia”, sinaliza Lívia.
Mariana Morena, que é Gerente Regional de Vendas da Orion Distribuidora, de Palhoça (SC) enfrentou alguns desafios durante a sua trajetória, mas hoje se sente à vontade para compartilhar recortes desses momentos com outros profissionais da área: “É uma experiência enriquecedora e desafiadora. Ser mulher em um ambiente dominado por homens oferece uma perspectiva única para trazer novas ideias e abordagens a um campo tradicional. Embora haja desafios, como superar estereótipos e construir credibilidade, essas barreiras também servem como motivadores para demonstrar competência, inovação e liderança. No início da minha carreira frequentemente era a única mulher, ou uma das poucas em eventos com uma presença massivamente masculina, e cheguei a enfrentar comportamentos inadequados. Essa realidade, porém, vem mudando significativamente ao longo dos anos, e definitivamente ocupamos o nosso espaço. Hoje, é inspirador ver um número crescente de mulheres atuando e assumindo cargos de liderança no setor de Materiais de Construção. Isso, é claro, promove a diversidade de pensamento, traz soluções mais criativas e abrangentes, e todo o setor sai ganhando”, ressalta.
Sobre o Summit:
Com o objetivo de gerar conexões entre mais de 90 líderes familiares no atacado e varejo de material de construção especialmente do Brasil e também do Uruguai, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Líbano e ampliar o conhecimento cultural destas empresas, a Atlas, referência em produtos para preparação, pintura e acabamento de superfícies, com apoio do Ministério de Turismo do Uruguai, realiza o evento “Summit: Líderes de Famílias Empresariais”, em Punta Del Este (UY), entre os dias 11 e 14 de março.
Serão mais de 600 líderes familiares e empresas do setor conectados de forma presencial e a distância.Os principais propósitos são a troca de conhecimentos, experiências e acima de tudo, que os executivos possam se qualificar profissionalmente no segmento com a segunda melhor escola de gestão de liderança do mundo eleita pelo jornal Financial Times.
O Summit terá como tema central ‘Desafios da Perpetuidade do Negócio’ e as discussões serão comandadas por um time de especialistas da ISE Business School.
Algumas empresas aceitaram ser parceiras da Atlas no evento por acreditarem no mesmo propósito. Elas enxergam a importância do assunto e reconhecem o valor do conhecimento oferecido aos participantes, o que promete enriquecer ainda mais a troca de informações. São elas: Adere, Arcelormittal, Kapazi, Suvinil, Aliança Metalúrgica, Ilumi, Mundial Prime e Viapol.
Sobre a Atlas
A Atlas desenvolve negócios e produtos para pintura, construção e casa há 57 anos. Integrante da Holding InBetta, a empresa possui duas unidades fabris, uma em Esteio/RS (40 mil m2 e 550 colaboradores) e outra em Paulista/PE (30 mil m2 e 350 colaboradores), além dos centros de distribuição no RS, SP e PE. Na linha Atlas Pintura e Construção, o portfólio da empresa conta com mais de 1000 itens e na linha Atlas Casa o catálogo chega a 500 opções. Atualmente, a empresa exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Presente em grande parte das lojas de materiais para construção, lojas, ferragens, home centers e lojas de tintas do Brasil e exterior, a Atlas é premiada frequentemente pela busca da qualidade no atendimento a seus clientes, distribuidores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.