Executivos de alto desempenho, líderes seniores de grandes empresas, empreendedores e diretores de startups e pequenas e médias empresas com potencial de crescimento participam do programa STC (Skills, Tools & Competencies) oferecido pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a Kellogg School of Management. Dentre os selecionados por meio de um rigoroso processo de análise com o objetivo de diversificar as experiências e promover intercâmbio está o empreendedor Anderson Franco, CEO da ALLP Fit, que dá mais um passo significativo em sua formação profissional.
O primeiro módulo está sendo realizado em Nova Lima e, em julho, terá prosseguimento nos Estados Unidos. O curso possibilita a interação com executivos de empresas listadas na Fortune 500 e hubs de inovação focados em Corporate Venture Capital e Hard Tech. Os participantes também contam com a jornada personalizada FDC Trekker, que combina autoconhecimento e desenvolvimento técnico.
Fundador da rede de Academias Allp Fit, CEO da Holding AFN, que engloba mais de 245 empresas e emprega cerca de 7 mil colaboradores, Anderson Franco é também multifranqueado e membro do Conselho de Administração do Grupo Cartão de Todos, e outros empreendimentos.
De origem humilde, ele enfrentou muitos desafios desde cedo. Trabalhou em diversas funções para sustentar seus estudos e, com o apoio de familiares e amigos, formou-se e construiu uma carreira. Sua formação acadêmica inclui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) e pós-graduação em Marketing pela Universidade do Leste de Minas Gerais (Unileste). Na Fundação Dom Cabral já havia participado de diversos cursos, incluindo o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC) e o Programa de Gestão Avançada (PGA), que teve um módulo na INSEAD, na França.
Desenvolvimento Contínuo
Para Anderson Franco o desenvolvimento contínuo é super importante na adoção de estratégias inovadoras em suas empresas e impactam positivamente tanto o presente quanto o futuro das organizações. “Participar do STC é mais um passo na minha contínua busca por aprimoramento. Vivemos em um mundo de constantes mudanças, onde ser preparado para a tomada de decisões é essencial”, avalia o empreendedor, destacando que o STC oferece a oportunidade de desenvolver habilidades estratégicas e de liderança, essenciais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no mercado global.
Imersão Exclusiva
O STC proporciona uma imersão exclusiva em Chicago, guiada pelo professor Carlos Arruda, especialista em Inovação e Competitividade da FDC. Essa experiência inclui visitas a lugares históricos, sedes de grandes empresas e hubs de inovação, conectando os participantes às melhores práticas globais e à realidade dos negócios no Brasil. Para Anderson Franco, a imersão em Chicago e a interação com executivos de alto nível permitirão integrar as melhores práticas internacionais ao contexto empresarial, garantindo que as empresas continuem a inovar e crescer de forma sustentável.
Além das aulas na FDC e Kellogg, o programa inclui a jornada personalizada FDC Trekker, que combina autoconhecimento, desenvolvimento técnico e comportamental, permitindo que executivos alcancem novos níveis de excelência profissional. Durante o programa, os participantes enfrentam o STC CEO Challenge, onde grandes temas e tendências são transformados em desafios práticos, focando na criação e implementação de estratégias eficazes em um contexto de constantes mudanças, essencial para o desenvolvimento de talentos em ambientes altamente competitivos.
Viviane Barreto, diretora de Estratégia Internacional da FDC, destaca a experiência rica com um grupo de altíssimo nível, permitindo enfrentar os desafios do mercado global. “Além dos ensinamentos no curso com profissionais de grande gabarito, temos o aprendizado entre os pares, um networking importante. Um momento muito seguro para troca de informações”, comenta.
O programa STC, com 30 anos de existência, foi repaginado para tratar dos principais desafios contemporâneos. Com participantes de diversas nacionalidades, o curso prepara os líderes executivos para implementar estratégias eficazes. Segundo Viviane Barreto, a imersão em Chicago e a conexão com o ambiente empresarial são grandes diferenciais, proporcionando um conteúdo atualizado e relevante para os desafios diários.
Estrutura do Programa
O programa é dividido em três módulos. O Módulo 1, realizado no Brasil, aborda Estratégia, Finanças, Liderança e Cultura Organizacional, sendo realizado no FDC Campus Aloysio Faria, em Nova Lima/MG. O Módulo 2.1, que acontecerá nos Estados Unidos, foca em Liderança, Marketing e Cliente Digital, de 13 a 18 de julho de 2025, na Kellogg School of Management, em Chicago. Por fim, o Módulo 2.2, também nos Estados Unidos, trata de Inovação e Transformação Digital, de 19 a 24 de julho de 2025, durante a FDC Learning Journey, em Chicago.