A corrida para licenciar o veículo segue acelerada nos próximos meses, com prazos que variam conforme o final da placa. Motoristas devem ficar atentos para quitar o licenciamento anual dentro das datas estabelecidas em cada estado.
Em São Paulo, proprietários de veículos com placas terminadas em 7 e 8 têm até 31 de outubro de 2025 para realizar o pagamento. Em Minas Gerais, os veículos com finais 7, 8, 9 e 0 também precisam regularizar o licenciamento até 31 de outubro de 2025. Já no Paraná, o vencimento ocorre em 20 de outubro para placas com final 7 e em 31 de outubro para placas com final 8.
Além do calendário, uma tendência se consolida na forma de pagamento. Segundo levantamento do Gringo, SuperApp que facilita a vida do motorista com informações e serviços veiculares, o Pix se mantém como o meio preferido. Em julho de 2025, 73% dos pagamentos de licenciamento no app foram feitos via Pix, alta de 5,7% em relação aos 69% registrados no mesmo mês de 2024.
No mesmo comparativo anual, o boleto, que representava 5% das transações em 2024, deixou de figurar entre os principais meios.
Esse crescimento do Pix acompanha um movimento mais amplo: desde sua criação, em novembro de 2020, o sistema já movimentou mais de R$ 60 trilhões em transações, com mais de 164 milhões de usuários cadastrados, segundo dados do Banco Central.
Ainda de acordo com o Gringo, há dois comportamentos claros: motoristas que tem poucos débitos preferem pagar à vista por pix, enquanto quem deixa para resolver tudo nos vencimentos escolhem parcelar os débitos em até 12x.
“Oferecer o parcelamento é uma forma de dar fôlego financeiro e facilitar a regularização completa do veículo, incluindo IPVA, multas pendentes e o próprio licenciamento. Ser o melhor amigo do motorista é isso, é ajudar na regularização do veículo oferecendo os meios de pagamento que fazem mais sentido para cada motorista”, reforça Fabio Marques, CEO do Gringo.