Home Notícias Economia Levantamento da ASSERJ mostra que 86% dos cariocas vão comemorar as Festas Juninas de alguma forma
Economia

Levantamento da ASSERJ mostra que 86% dos cariocas vão comemorar as Festas Juninas de alguma forma

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Ao circular pela cidade do Rio, já é possível avistar bandeirinhas coloridas expostas e as barraquinhas sendo montadas. São as Festas Juninas chegando com suas comidas típicas, quadrilhas e muita animação. Para saber como os cariocas pretendem comemorar essa tradicional celebração cultural, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou uma pesquisa com os consumidores da cidade para confirmar se o clima é “junino”.

 

O estudo mostrou que 47,7% da população carioca vai organizar suas festas juninas em casa, com a família. Outros 38,3% afirmaram que devem aproveitar mais as festas de escola, de bairro ou das igrejas. Apenas 14% informaram que não costumam comemorar a data.

 

Para a maioria dos consumidores (40,9%), os gastos com as compras de comidinhas típicas devem ser de até R$ 70. Para 33,7%, os gastos com as delícias juninas vão ficar entre R$ 80 e R$ 100. As compras devem chegar ao total de R$ 150 para 16,9%. Já 8,6% dos pesquisados disseram que pretendem gastar mais de R$ 160 nos supermercados.

 

Preferência dos cariocas   

Quando falamos de comidas típicas, as Festas Juninas são quase uma unanimidade. Entre os itens preferidos pelos cariocas e que não podem faltar em suas festas, estão: os doces típicos (57,7%), a canjica (52,9%), o amendoim (47,7%), o milho-verde (46,9%), a pipoca (42,9%), as bebidas típicas (38,9%) e o salsichão (29,1%).

 

“As Festas Juninas seguem como uma tradição viva no coração dos cariocas. Nosso levantamento mostra que, mesmo diante de diferentes realidades econômicas, a população busca celebrar com alegria, reunindo a família em casa ou prestigiando festas comunitárias. O varejo já sente esse movimento nas gôndolas, com forte demanda por produtos típicos como canjica, amendoim, doces e milho-verde. É uma data que movimenta a economia local, reforça os laços culturais e aquece as vendas nos supermercados fluminenses”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

 

Questionados sobre o que mais influência sua escolha na hora das compras no supermercado, a maior parte dos entrevistados (52%) disse ser o “preço promocional”. Logo em seguida, com 51,4%, se destacam a “tradição e o sabor” dos produtos típicos. A “qualidade e procedência” foi a justificativa principal para 34,9% dos consumidores.

 

O levantamento também mostrou que 61,4% dos cariocas preferem comprar os ingredientes e preparar tudo em casa. Já 23,4% afirmaram que compram parte pronta e preparam o restante. Só 15,1% confirmaram que preferem comprar tudo pronto para as festas em família.

 

Perguntados se gostariam de ver kits ou promoções especiais com produtos típicos de Festa Junina em supermercados, 41,1% dos cariocas responderam que sim, pois ajudaria a economizar. Para 35,4%, poderia ajudar, desde que os preços fossem vantajosos. Outros 23,4% informaram que não é necessário, pois preferem escolher os itens individualmente.

 

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

Setor de defesa exportou US$ 1,31 bilhão no primeiro semestre

Leia Mais

Decisão de Moraes fará governo deixar de arrecadar R$ 450 mi neste ano

Leia Mais
Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço, prevê CNI

Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço, prevê CNI

Leia Mais
Em primeiro turno, Senado aprova PEC que muda regras dos precatórios

Em primeiro turno, Senado aprova PEC que muda regras dos precatórios

Leia Mais
Haddad: perda de receita com decisão de Moraes sobre IOF é limitada

Haddad: perda de receita com decisão de Moraes sobre IOF é limitada

Leia Mais
Envie