Siga-nos nas Redes Sociais

Economia

Levantamento da ASSERJ mostra que 85,9% dos cariocas consomem várias vezes por semana caldos, sopas e pratos quentes no inverno

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Os cariocas estão experimentando um clima mais frio neste inverno. A temperatura mais baixa está induzindo o aumento do consumo de determinados produtos nos supermercados. Esse comportamento do consumidor carioca foi revelado na pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), realizada com 403 consumidores da cidade, para entender como o frio atua na sua escolha e decisão de compras.

O estudo mostra que sopas e caldos fazem sucesso na mesa dos cariocas na estação mais fria do ano. 50,4% informaram que consomem até duas vezes por semana e 35,5% disseram optar pelos pratos quentes três ou mais vezes. Para 69,5% dos consumidores, a preferência é pela compra dos ingredientes para preparar caldos e sopas em casa, enquanto 30,5% dos pesquisados preferem comprar tudo pronto para consumo. O levantamento ainda revelou que 41,2% das pessoas preparam refeições mais elaboradas no inverno e 19,1% confirmaram que cozinham mais e fazem pratos diferentes.  Outro item que não falta na mesa são as massas, 38,2% afirmaram que aumentam o consumo do produto no inverno.   

 

Para a maioria dos consumidores (66,5%), os fatores que mais influenciam nas compras de inverno são as promoções e ofertas. Seguidos pelo clima frio, com 23,1%, e por sugestões de receitas ou kits prontos, com 10,4%. No caso das compras por impulso, 39,2% destacaram que fazem às vezes e quando acham uma boa oferta. Os que compram por impulso com mais frequência, principalmente em dias frios, são 21,3%. Já 39,5% informaram que raramente compram por impulso. 

 

Queijos, vinhos e chocolates

Quando falamos sobre as preferências de comidas e bebidas do inverno, pensamos em queijos, pães, vinhos e claro, o chocolate. A influência dos dias frios para bebidas alcoólicas está presente em 33% dos cariocas. Outros 27% disseram consumir as mesmas bebidas, independentemente do clima. Já 40% informaram não consumir álcool.

 

Entre os consumidores que possuem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, o vinho está presente na rotina semanal de 16,9%. Os que consomem algumas vezes por mês representam 26,8% e 56,3% sinalizaram que raramente bebem. Perguntados se kits de inverno prontos (vinho, queijo e pão) fossem vendidos em supermercados, 37,5% afirmaram que comprariam com certeza. Talvez, dependendo do preço, correspondeu a 33% dos consultados.

 

Ao serem questionados sobre queijos e chocolates, os cariocas confirmam a tradição. Para 58,1%, o consumo de queijos aumenta na estação mais fria do ano. Da mesma forma com o chocolate, mas nesse produto, os consumidores se dividem: chocolate em barra ou bombom (42,7%), chocolate quente (37%) e sobremesas com chocolate (20,3%).

 

“A pesquisa mostra que, mesmo em um estado tradicionalmente associado ao clima tropical, o inverno tem influência direta nos hábitos de consumo dos cariocas. O aumento na procura por caldos, massas, queijos e vinhos reforça a importância de os supermercados estarem atentos às mudanças sazonais. Além disso, o levantamento confirma que a experiência de compra presencial segue valorizada, o que destaca o papel estratégico do varejo em oferecer não apenas bons preços, mas também soluções práticas, atrativas e conectadas às necessidades do consumidor”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos Leia Mais

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica Leia Mais

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Publicado

em

Crédito: Luciana Morosini.
Crédito: Luciana Morosini.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.

No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.

O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Sobre o Quiosque Solidário

O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.

 

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos Leia Mais

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica Leia Mais

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica

Continue Lendo

Economia

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Publicado

em

Por

Mcam20022020 6
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal tornará obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2026, a identificação por CPF de todos os cotistas finais de fundos de investimento — medida voltada ao combate à lavagem de dinheiro, pirâmides financeiras e ocultação de patrimônio.

Destaques:

  • O que muda com a nova regra da Receita Federal
  • Como funcionará o formulário digital de beneficiários finais
  • Quem está obrigado — e quem está isento
  • Impacto na fiscalização e lições da Operação Carbono Oculto

A partir de 1º de janeiro de 2026, o anonimato em fundos de investimento chega ao fim. A Receita Federal publicou nesta sexta-feira (31) uma instrução normativa que obriga administradores a informar o CPF dos cotistas finais — ou seja, das pessoas físicas que efetivamente detêm, controlam ou se beneficiam dos investimentos.

A medida, anunciada pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, visa aumentar a transparência do sistema financeiro e dificultar o uso de estruturas complexas para esconder origens ilícitas de recursos. “Agora, todos os fundos vão ser obrigados a dizer até o CPF. Se for um esquema de pirâmide, você vai ter que chegar no CPF da pessoa”, afirmou Haddad em entrevista coletiva em São Paulo.

Ferramenta digital centraliza dados

Para cumprir a nova exigência, será implantado o Formulário Digital de Beneficiários Finais (e-BEF) — uma plataforma eletrônica em que instituições financeiras e administradores de fundos deverão registrar os dados dos verdadeiros titulares dos ativos. O formulário poderá ser pré-preenchido com informações já existentes na base da Receita, facilitando a adesão.

As informações coletadas serão integradas ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cruzadas com outras bases públicas, como as do Banco Central e do Coaf, ampliando o poder de fiscalização. A Receita também passará a receber mensalmente os relatórios 5.401 e 5.402, que detalham cotistas, patrimônio líquido e número de cotas — dados antes restritos ao BC.

Quem precisa cumprir — e quem não precisa

A obrigatoriedade atinge sociedades civis e comerciais, associações, cooperativas, fundações inscritas no CNPJ, além de fundos de investimento no Brasil e no exterior que operem no país. Entidades estrangeiras sem influência significativa em empresas nacionais também deverão declarar seus beneficiários.

Estão isentos:

  • Empresas públicas e sociedades de economia mista
  • Companhias abertas e suas controladas
  • Microempreendedores individuais (MEIs)
  • Sociedades unipessoais

O prazo para adequação é de 30 dias após a entrada em vigor da regra para cada grupo. Quem descumprir pode ter o CNPJ suspenso, contas bancárias bloqueadas e sofrer multas.

Lições do combate ao crime financeiro

A iniciativa nasce diretamente das investigações da Operação Carbono Oculto, deflagrada em 2025 na Avenida Faria Lima (SP), que apurou lavagem de dinheiro por meio de fundos exclusivos. “Pessoas que fazem as coisas licitamente acabam se misturando com pessoas que têm fachada bonita, mas por trás há crime organizado da pesada”, alertou Haddad.

O ministro reforçou que a medida faz parte de um esforço mais amplo contra a sonegação fiscal e o capital ilícito, que também inclui o combate a criptoativos não declarados e fundos offshore. “Estamos combatendo isso desde que chegamos, dando transparência, cobrando imposto e fazendo a pessoa colocar o CPF para sabermos quem é”, disse.

Com essa mudança, o Brasil alinha-se a padrões internacionais de conformidade tributária e combate ao financiamento do crime — e, diga-se, dá um passo decisivo para separar o trigo do joio no mundo dos investimentos. Afinal, transparência não é burocracia: é proteção ao cidadão honesto.

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos Leia Mais

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica Leia Mais

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica

Continue Lendo

Economia

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Publicado

em

Por

Trabalhadores terão limites de valor e prazo para antecipar parcelas; governo visa proteger poupança em caso de demissão e preservar fundo para habitação.

Destaque:

· Limites de valor e número de parcelas
· Objetivo: proteger trabalhador e recursos do FGTS
· Como fica a adesão e a antecipação

As regras mais restritivas para o saque-aniversário do FGTS entram em vigor a partir deste sábado (1º). A mudança, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa, estabelece um teto para antecipações — com impacto direto para os 21,5 milhões de trabalhadores (51% das contas ativas) que já aderiram à modalidade.

A principal novidade são os limites contratuais. Agora, cada parcela antecipada deve ficar entre R$ 100 e R$ 500. No primeiro ano, é possível antecipar até cinco parcelas (R$ 2,5 mil no total). A partir de 2026, o máximo cairá para três parcelas anuais (R$ 1.500). Além disso, o trabalhador terá de esperar 90 dias após a adesão para solicitar o empréstimo e só poderá fazer uma operação por ano.

O governo justifica a medida como uma proteção ao trabalhador. A antiga flexibilidade, sem limites, levava muitos a comprometerem todo seu saldo futuro. Em caso de demissão, ficavam sem o amparo do FGTS — que continuava bloqueado como garantia para o banco. “O trabalhador, ao ser demitido, muitas vezes se vê sem recursos”, explicou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

A medida, diga-se, também busca blindar os cofres do FGTS. O fundo, que movimentou R$ 52,3 bilhões em financiamentos habitacionais no primeiro semestre, via sua capacidade de investimento ameaçada pelo volume de antecipações. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a classificar a prática anterior como “uma das maiores injustiças contra o trabalhador”.

Para o segurado, a recomendação é reavaliar a adesão. A opção pelo saque-aniversário — feita via aplicativo ou agências da Caixa — significa abrir mão do saque integral na demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória. Com as novas regras, a antecipação deixa de ser uma fonte ilimitada de crédito para se tornar uma opção pontual e controlada.

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos Leia Mais

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica Leia Mais

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica

Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.