Home Estados Bahia Lauro de Freitas revive história do Levante do Rio Joanes com aprendizado lúdico e afetivo
Bahia

Lauro de Freitas revive história do Levante do Rio Joanes com aprendizado lúdico e afetivo

Envie
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de FreitasTerça, 25 de Fevereiro de 2025 às 13:01
Envie

O Cineteatro de Lauro de Freitas, localizado na Praça João Thiago dos Santos, se transformou em um palco de memórias, resistência e celebração da ancestralidade. O evento “Levante dos Escravizados no Rio Joanes (1814) – Escrevendo Nossa História”, promovido pelas escolas municipais Ana Lúcia Magalhães e Ipitanga, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), emocionou alunos, professores e convidados ao unir conhecimento histórico e atividades lúdicas em uma experiência que ultrapassou os limites da sala de aula, nesta terça-feira (25/2).

A estudante do Ana Lúcia Magalhães Jaína Mirela, do 9º ano, resumiu o sentimento de muitos presentes: “Eu achei essa proposta muito interessante. Precisamos conhecer a nossa cultura, de onde viemos. Muitas informações sobre a história dos negros são difíceis de encontrar. Eu gostei bastante de sair da sala de aula e vir aprender através de vídeos, cordéis e outras coisas”. Suas palavras resumem a importância de eventos que conectam os jovens com suas raízes de forma criativa e envolvente.

O evento contou com a apresentação de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino e com uma palestra do professor e pesquisador Coriolano Oliveira, morador de Lauro de Freitas há 40 anos e dedicado ao estudo da história do município há três décadas. Com paixão e profundidade, ele relembrou a luta dos malês, negros escravizados que, em 1814, travaram uma batalha crucial nas margens do Rio Joanes. “É impossível amar aquilo que se desconhece. Por isso, estudos e pesquisas devem ser elaboradas e divulgadas para que a gente tenha amor”, afirmou Coriolano, destacando a importância de preservar e disseminar a história local.

O pesquisador também homenageou o professor e historiador Antônio Claudio, idealizador desse evento, que organizou uma programação repleta de atividades interativas. “Esse ano, escolhemos fazer palestras sobre o tema do levante, com momentos lúdicos de apresentação do cordelista, Leandro Tranquilino, e destacando o protagonismo dos nossos alunos, que estão conduzindo brilhantemente todo o evento”, explicou Antônio Claudio. A estratégia de envolver os estudantes na condução das atividades não só tornou o aprendizado mais prazeroso, mas também reforçou o sentimento de pertencimento e responsabilidade com a própria história.

Entre as atrações da manhã de aprendizagem, destacaram-se a palestra do historiador Gildásio Freitas, referência em toda a Bahia sobre a história e cultura de Lauro de Freitas, que prestou homenagem ao historiador gaúcho Décio Freitas, e as apresentações do Mestre de Cultura Popular Leandro Tranquilino, que encantou o público com seus versos de cordel e repentes. Bem como, exibição de documentário produzido e protagonizado pelos alunos da escola Ana Lúcia Magalhães.

O evento promoveu um encontro para compartilhar conhecimentos, garantindo que as futuras gerações conheçam e se orgulhem das lutas do seu território. 
 
 
 
 

Fonte

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie