Conecte-se conosco

BA

Lauro de Freitas abre vacinação contra gripe nesta segunda (12)

Publicado

em

A vacinação contra o vírus Influenza A, causador da gripe H1N1, será aberta em Lauro de Freitas nesta segunda-feira (12). Para atender a demanda e imunizar o público prioritário sem filas ou aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), desenvolveu estratégias envolvendo mais de cem profissionais que estarão distribuídos nas Unidades de Saúde da Família e em outros locais.

A ação coincide com o programa de imunização contra a Covid-19. Com duas campanhas de vacinação realizadas ao mesmo tempo, a Prefeitura alerta que a pessoa que receber a vacina contra a Covid-19 precisa esperar 14 dias para ser imunizada contra a gripe H1N1. Não poderão ser vacinadas também pessoas com sintomas gripais incluindo febre e alérgicas a ovo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, nesta primeira fase da vacinação serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, povos indígenas, profissionais da saúde, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos no período de 40 dias).

“Os públicos alvos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É importante que além dos documentos de identificação da criança e cartão SUS, o responsável pelo menor apresente também a caderneta de vacinação, pois estaremos realizando a atualização do calendário vacinal”, contou César. .

A vacina contra o Influenza A protege contra três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Para receber a proteção é necessário estar munido de documento de identificação com foto ou certidão de nascimento no caso das crianças, cartão SUS e CPF.

Locais de vacinação

Das 16 Unidades de Saúde da Família (USF), cinco estão referenciadas para atender pacientes com sintomas da covid-19. A vacinação da gripe acontecerá das 8h às 16h nas 11 USF que seguem os atendimentos para outras patologias.

A imunização da gripe será realizada na Itinga nas USF Santa Bárbara, Parque São Paulo, Cidade Nova, Jardim Independência, Tarumâ e Pastor Israel Moreira. Em Portão será na USF Vila Nova e Noel Alves Cruz. Em Areia Branca, na USF Antônio Carlos Rodrigues. No Jambeiro a imunização acontece na USF Padre João Abel, e no Capelão na USF Manoel José Pereira.

Para ampliar a cobertura vacinal, outros pontos estratégicos foram incluídos, porém o horário de atendimento nesses locais será das 14h às 16h. São eles: Centro, no drive do Ginásio do Aracui; em Portão, na escola Kleber Pacheco; na Itinga, Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça. Outro ponto será colocado na Escola Municipal Vida Nova.

Jornalista Giovanna Reyner

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA