O remake de “Vale Tudo”, que tem estreia prevista para março de 2025 é um dos assunto mais comentado desde que foi anunciado! Mas, polemicas a parte, chegou às livrarias o livro “O Brasil mostra a sua cara: Vale Tudo, a telenovela que escancarou a elite e a corrupção brasileira”, da jornalista Ana Paula Gonçalves, fruto do seu trabalho de doutorado.
O lançamento aconteceu no dia 09, no Rio de Janeiro e teve uma mesa de debate com a autora, Renata Sofia, autora e roteirista com mediação do também jornalista Valmir Moratelli, da Veja, que trouxe à tona não só a questões relacionadas a obra, mas também o papel das novelas e da TV aberta na sociedade, na cultura e na formação de opinião. .
O folhetim de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères é considerado por diversos especialistas como o melhor de todos os tempos, escancarou a linha tênue entre ética e corrupção na sociedade brasileira. E é através dessa premissa forte e atemporal que é delineado o livro da jornalista Ana Paula Gonçalves, que conta um pouco do Brasil da época (1988/1989), muito importante para a democracia, Vale Tudo foi, inclusive, a última novela do horário a passar pela censura. Em meio à Constituinte, a esperança da volta das eleições diretas para presidente, o caos econômico e muitos escândalos políticos, a novela parou o Brasil com uma audácia escancarada que não deixava dúvidas sobre a questão ética e moral tão enraizada em nossa sociedade.