Home Estados Ceará Lailtinho lidera iniciativa que une artistas do riso em prol de políticas públicas
Ceará

Lailtinho lidera iniciativa que une artistas do riso em prol de políticas públicas

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Encontro com Elmano de Freitas reúne ícones do riso como Lailtinho, Madame Mastrogilda, Titela, Ciro Santos e Hiran Delmar em defesa do humor como política cultural de estado

O humor cearense, reconhecido em todo o Brasil por sua originalidade, irreverência e potência criativa, foi o tema central de um encontro realizado entre artistas do riso e o governador do Ceará, Elmano de Freitas. Cerca de vinte humoristas participaram da reunião no Palácio da Abolição para apresentar o projeto “Ceará Feliz”, iniciativa que propõe políticas públicas voltadas ao fortalecimento da comédia como expressão cultural, linguagem pedagógica e força econômica. A articulação foi liderada pelo humorista e gestor cultural Lailtinho, presidente do Conselho da Beira-Mar de Fortaleza e idealizador da Arena do Humor.
A reunião aconteceu com a presença do secretário de Turismo do Estado, Eduardo Bismarck, e do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, além do governador, e reuniu nomes emblemáticos da comédia cearense como Madame Mastrogilda, Seu Sérgio, Roberto Rizzo, Ciro Santos, Titela, Víctor Alen, Hiran Delmar, entre outros representantes de diferentes gerações e estilos. Todos se uniram para apresentar reivindicações históricas do setor, consolidando uma pauta coletiva em defesa do riso como patrimônio vivo do Ceará.

O grupo destacou que o Ceará é amplamente reconhecido como a “terra do humor”, tendo revelado alguns dos maiores nomes da comédia brasileira, mas que, apesar dessa vocação cultural, os artistas. enfrentam dificuldades recorrentes para ocupar teatros públicos e equipamentos culturais do Estado. A ausência de políticas continuadas que garantam a presença dos humoristas em programações oficiais e grandes eventos também foi apontada como uma lacuna a ser superada. O objetivo do encontro foi justamente abrir esse diálogo com o poder público e propor soluções concretas que fortaleçam a presença do humor nos palcos, nas escolas e nas ruas do Ceará.
O projeto “Ceará Feliz” reúne propostas em torno da circulação artística, da educação e da mobilidade cultural dos humoristas. Entre os pontos discutidos estão a criação de um programa de descontos em passagens aéreas para artistas cearenses que se apresentam em outras regiões do país, promovendo o nome do Estado nacionalmente; a realização de espetáculos gratuitos de humor em equipamentos públicos como o Centro Cultural do Cariri (Crato), a Casa de Saberes (Quixadá), e a Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim); e a inclusão de atividades de humor em escolas de tempo integral e unidades profissionalizantes, incentivando o uso da comédia como ferramenta pedagógica e criativa.

O governador Elmano de Freitas ouviu atentamente as demandas e destacou a importância do humor para a cultura e a imagem do Ceará. “Estive reunido com humoristas para dialogar sobre as demandas do setor e pensar juntos em caminhos para fortalecer ainda mais essa arte tão potente, que é marca registrada do nosso estado. O humor movimenta a cultura, gera empregos e leva o nome do Ceará para o Brasil e o mundo. Seguiremos juntos, valorizando quem faz rir e emociona com talento e criatividade”, afirmou.
A reunião marcou um momento simbólico e prático: o humor cearense, que por tanto tempo habitou os palcos populares e conquistou o país com sua espontaneidade, agora reivindica seu espaço como política pública. O Ceará Feliz é mais do que um projeto — é um manifesto coletivo de quem faz da arte de rir um ato de resistência, identidade e esperança. O governador Elmano de Freitas prometeu um novo encontro daqui a três semanas para começar os trabalhos desse novo projeto apresentado por Lailtinho e os humoristas do Ceará.

De Charli XCX a Marina Sena: Festa G.A.T.A.S. celebra a música feita por mulheres no Mangangá

De Charli XCX a Marina Sena: Festa G.A.T.A.S. celebra a música feita por mulheres no Mangangá

Leia Mais
Lailtinho lidera iniciativa que une artistas do riso em prol de políticas públicas

Lailtinho lidera iniciativa que une artistas do riso em prol de políticas públicas

Leia Mais
São Geraldo lança oficialmente refrigerante de caju zero adição de açúcar

São Geraldo lança oficialmente refrigerante de caju zero adição de açúcar

Leia Mais
Temperaturas em alta no Ceará exigem cuidados redobrados com a pele facial

Temperaturas em alta no Ceará exigem cuidados redobrados com a pele facial

Leia Mais
Red Mall Shopping sedia final de mostra de humor com seis finalistas

Red Mall Shopping sedia final de mostra de humor com seis finalistas

Leia Mais
Envie