Conecte-se conosco

Publicado

em

Faixa antecipa EP de estreia

O single de entrada da cantora e compositora mineira Karen Nascimento ganha novas cores com um clipe. “Santos Orixás” antecipa o EP de estreia da artista e mescla referências da MPB e experimental.

Assista ao clipe “Santos Orixás”: https://youtu.be/U1d_8XpBbYw

Ouça “Santos Orixás”: https://bit.ly/santosorixas

Conhecida como integrante do grupo Acadêmicos do Samba e da Banda Fulô do Sertão, Karen agora embarca em uma carreira solo com “Santos Orixas”, em produção musical assinada por Rafael Carneiro. “Essa canção nasceu em mim como um canto de saudade e uma prece por proteção na energia dos orixás”, revela.

Parte de um álbum visual, o clipe dirigido por Guilherme Monteiro e Emanuel Kaauara buscou implementar simbologias da cosmologia yorubá, principalmente as que dizem respeito ao candomblé. Desde o cenário, dialogando com os elementos da natureza que correspondem aos orixás, como a terra, o céu, o ar, a floresta, até o figurino e a maquiagem, com os búzios, o ouro, e a cor dourada representando a prosperidade.

Karen tentou em sua performance representar momentos de queda e ascensão através da espiritualidade, iniciando em um momento de estagnação, saindo do elemento terra que representa a morte, se elevando através da dança sagrada aos elementos da floresta e do céu, que representam a conexão com a cura e o divino respectivamente.

Parte da inspiração para este vídeo e todos os demais do álbum visual de Karen Nascimento veio da obra de Glauber Rocha, na trama teatral de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. No filme, o personagem percorre do inferno ao céu, em uma representação da busca épica do herói. No clipe “Santos Orixás”, essa referência se dá principalmente pela locação – um ambiente quente e árido -, a agressividade e a falta de perspectiva que esse lugar leva à protagonista, caracterizando seu incômodo e dualidade durante toda a trama. Outras referências ao percurso épico do herói serão retratadas ao longo de todos os três clipes que compõem o álbum visual, com purgatório, inferno e paraíso sendo representados em diferentes cenários.

Mesclando suas vivências como percussionista amadora, pesquisadora no campo cultural e mestre em Música pela UFMG, este será o EP de estreia solo da cantora. O primeiro single, “Santos Orixás”, já está disponível nas principais plataformas de streaming, e o clipe, no canal de YouTube da artista.

Assista ao clipe “Santos Orixás”: https://youtu.be/U1d_8XpBbYw

Ouça “Santos Orixás”: https://bit.ly/santosorixas

Crédito:  Emanuel Kaauara

Ficha técnica

Composição: Karen Nascimento

Produção Musical: Rafael Carneiro

Violão, baixo, percussão, piano e programação: Rafael Carneiro

Atabaque: Thiago Rapadura

Coro: Rafael Carneiro, Karen Nascimento

Produzido, gravado e mixado por Rafael Carneiro no Estúdio Guella Music

Distribuição: Tratore

Concepção e Produção: Karen Nascimento

Roteiro e Direção: Guilherme Monteiro e Emanuel Kaauara

Color Grading: Guilherme Monteiro

Edição e Finalização: Guilherme Monteiro

Fotógrafo: Emanuel Kaauara

Beleza: Eloya Amorim | Casa Corvo Rosa

Styling: Lukah Rodrigues

Costureira: Alexandrina Miranda

Comunicação: Build Up Media

O projeto cultural recebeu recurso da Lei Federal n° 14.017/2020 e conta com o apoio do Sistema Estadual de Cultura

Acompanhe Karen Nascimento:

https://www.instagram.com/karennascimentomusica/

https://www.facebook.com/karennascimentomusic

Continue lendo
1 comentário

1 comentário

  1. Diogo

    15 de julho de 2021 no 09:41

    Adorei! Parabéns pelo conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA