Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Judô e literatura transformam a vida de jovem aluno da rede pública

Publicado

em

Divulgação/De Peito Aberto
Divulgação/De Peito Aberto

Em Matozinhos (MG), Projeto Esportes Olímpicos para Todos, da De Peito Aberto, impulsiona Erick Gabriel, que tem o esporte e a escrita como aliados para disciplina, foco e superação

Na Escola Municipal Dona Jovina de Mello Veado, em Matozinhos (MG), um jovem de apenas 13 anos chama a atenção por seu talento e dedicação nas aulas, na escrita e no tatame. Erick Gabriel é um dos talentos revelados pelo projeto Esportes Olímpicos para Todos, realizado pela De Peito Aberto, com patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Matozinhos. 

Com o sonho de ser escritor, o adolescente nascido em Pedro Leopoldo (MG) já conquistou prêmios e reconhecimento pela habilidade com as palavras. Em 2022, foi vencedor de um concurso de redação promovido por uma empresa da região. Já no ano seguinte, recebeu o título de aluno destaque de sua escola. 

Em 2024, o hobby da escrita ganhou ainda mais força, quando o jovem teve um texto sobre os impactos do aquecimento global publicado na coletânea Escritores do “Vetor Norte”, produzida pela Academia Matozinhense de Letras, Ciências e Artes (AMALETRAS). Era mais uma demonstração de sua maturidade e consciência social.

“Eu fico muito feliz, pois me dedico demais aos estudos. Ganhei uma bicicleta no concurso de redação. Minha mãe de criação, Ketely, e minha madrinha, Joice, sempre me incentivaram. Agora, eu quero escrever um livro. Gosto de falar sobre o mundo, o meio ambiente e analisar a situação da violência nas cidades”, conta o jovem, profundo conhecedor de suas raízes.

Filho dedicado, Erick mora no bairro Vista Alegre, um dos mais carentes da cidade, e vive uma rotina desafiadora ao lado da mãe Ketely, que faz sessões semanais de hemodiálise em função da perda de um rim. Mesmo diante das dificuldades, encontra no esporte e na literatura caminhos de esperança e transformação.

“Quando entrei para o judô, não gostava muito. Eu comecei no jiu-jítsu, com oito anos, e era faixa coral, mas o treinador Otávio me incentivou. Depois comecei a gostar, troquei de faixa e me empolguei. O sensei e os meninos sempre me ajudaram”, diz Erick.

O professor Otávio Fonseca conta que o crescimento do aluno foi evidente em pouco tempo.

“Ele me disse outro dia assim: ‘Sensei, eu gosto muito do judô. Quando entrei no projeto, não imaginava que iria gostar tanto’. É um aluno dedicado, frequente e muito comprometido. Vem de uma realidade difícil, mas tem uma família que o apoia e o incentiva. O judô tem sido uma ferramenta importante para seu desenvolvimento”.

Mais do que uma atividade física, o esporte tem ajudado Erick a aprimorar valores como foco, respeito, disciplina e responsabilidade, virtudes que têm refletido diretamente em sua vida escolar e pessoal.

“O judô é mais do que uma luta, é uma filosofia de vida. Ele contribui muito para o desenvolvimento escolar e humano dos nossos alunos”, reforça Otávio.

Do tatame à literatura, Erick Gabriel segue traçando um caminho de conquistas, com a força de quem aprendeu que disciplina e dedicação abrem portas.

Desde 2023, o projeto Esportes Olímpicos para Todos já impactou 870 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso ao esporte e promover o desenvolvimento social de jovens por meio da disciplina, do foco e da convivência.

Atualmente, a De Peito Aberto oferece aulas de judô para 220 alunos em Minas Gerais, sendo 110 em Matozinhos e 110 em São José da Lapa, além do material necessário para a prática: quimono, uniforme, chinelo, garrafa d’água e faixa.

Divulgação/De Peito Aberto

Divulgação Leia Mais

Fernanda Maieto conquista dois títulos e Manuela Archeti garante dois vices em torneio internacional em Cuiabá (MT)

Panamenho José Kadir leva Botafogo à vitória no Brasileiro Leia Mais

Panamenho José Kadir leva Botafogo à vitória no Brasileiro

Brasil emplaca cinco duplas nas oitavas do Mundial de vôlei de praia Leia Mais

Brasil emplaca cinco duplas nas oitavas do Mundial de vôlei de praia

Reforçando apoio ao programa FazAtleta, Petrobahia anuncia patrocínio do atleta Bruno Borba Leia Mais

Reforçando apoio ao programa FazAtleta, Petrobahia anuncia patrocínio do atleta Bruno Borba

Foto: Divlugação/ Andre Baran e Rafaella Miller, dupla campeã na mista Leia Mais

Atletas do Brasil dominam os pódios da etapa do Sand Series de Aruba, no Mundial de Beach Tennis

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.