Entretenimento
João Carino lança livro “Contos Quase Reais” no Alfa Bar
O multifacetado João Carlos Carino – pesquisador, gestor, produtor musical, radialista e escritor – lança seu mais novo livro, “Contos Quase Reais”, no próximo domingo, 03 de novembro, a partir das 15 horas, no Alfa Bar e Cultura (Al Farabi), que fica na Rua do Mercado, 34, no Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro. O livro será vendido e autografado pelo autor no local e haverá show da banda Casuarina, na Roda de Samba do André Diniz, além da participação dos cantores Marcos Sacramento e Soraya Ravenle. A entrada é gratuita.
Lançado pela Editora Numa e com prefácio do escritor e pesquisador André Diniz, trata-se da primeira publicação ficcional do autor. Na ficção, este indica ser o primeiro de muitos futuros livros – já que Carino, muito ligado à cultura e à arte como um todo, é sujeito e observador com muita história para contar. Mesmo afirmando que o livro é ficcional, o leitor pode acabar encontrando histórias que João Carino viveu ou viu no passado, sob influências diversas.
“Tive vontade de escrever histórias que se passaram comigo, ou com amigos e conhecidos, fui modificando as histórias, tornando-as mais engraçadas ou curiosas. Uma autoficção. Após este primeiro livro, já estou com vontade de lançar outro livro de contos – que é bacana, cada texto já tem começo, meio e fim. O conto ‘Zezinho de Nervina’, por exemplo, tem uma pegada de cinema, de série de TV ou até um romance”, diz o autor.
“Afilhado de Almirante, Carino é daqueles multifacetados personagens da cultura brasileira. Fez de tudo um pouco e com reconhecimento nacional. De uma passagem rápida pela polícia civil como detetive, certamente algumas histórias do seu livro saíram do mundo de Rubem Fonseca, foi apresentador radiofônico e televisivo com reconhecido programa de choro. Em sua face produtor, colocou no mercado uma discografia luxuosa de Elizeth Cardoso, Raphael Rabello, Altamiro Carrilho, Chico Buarque, entre tantos outros artistas da MPB. Há décadas realizou o sonho de criar o maior site de discografia da música popular no Brasil, o IMMuB – referência obrigatória para pesquisadores”, explica André Diniz.
O próprio autor é quem diz: “Boa parte do que você vai ler é verdade. Quer dizer, são quase mentiras. Mentiras não, invenções, floreios em torno de uma verdade que vai se perdendo, se esvaindo ao longo do texto. Coloquei o que achei que poderia ter sido. Alguns contos são religiosamente verdadeiros, aconteceram de fato, mas são poucos. Nem sempre a verdade é engraçada ou tem um final inusitado e curioso. Por esta razão, muitas vezes me afastei dos fatos para não perder a piada. Gosto também do absurdo”, confirma ele.
SOBRE O LIVRO
A publicação apresenta 25 contos espalhados em 230 páginas e alguns têm nomes engraçados e curiosos, como “Gafanhoto Sem Bunda”, que abre o livro. “Quincas e Larica” versa sobre cachorrinhos domésticos, sexo animal, amor, mordida que leva ao sangue esguichando e mais não digo – senão vira spoiler do conto. Outro que tem nome estapafúrdio é “Anuscópio”, mas também estão no livro contos como “Erva Venenosa”, “Herança Suspeita”, “A Volta”, “O Porco Que Ri”, “Chave de Micro-Ondas”, “Mundo Cão”, “Dona Sara” e “Tá Todo Mundo Nu”, entre tantos outros.
A escrita fina e, ao mesmo tempo popular do autor, nos remete a situações cotidianas e vivências que poderiam ter sido nossas. O livro pode ser lido corriqueiramente e com leveza, mas a leitura pode trazer impacto e virar o jogo em alguns contos. O leitor vai se envolver com a mente criativa do observador-autor.
Cada conto cita uma sugestão de música, talvez para o leitor ouvir enquanto assimila o texto de João Carino. E, de fato, no final, um QR Code dá acesso a uma biblioteca musical (em um app de música) com as preferidas de Carino.
SOBRE O AUTOR
João Carlos Carino já frequenta o panteão de importantes nomes da produção musical brasileira há tempos. Contribui com a formação de jovens músicos e artistas através do Programa Aprendiz Musical, em Niterói; mantém o Instituto da Memória Musical Brasileira (IMMuB), melhor portal do país para pesquisas do catálogo fonográfico brasileiro, além de ser produtor de discos. Advogado, radialista e entusiasta da música, Carino também criou selos musicais (Bello Belo e Acari Records), teve programa na Fluminense FM, trabalhou na TV Educativa e na Rádio MEC, fez a direção do espetáculo “Alabê de Jerusalém”, de Altay Veloso; e publicou outros livros na área de pesquisa musical para o Instituto Cravo Albin e para o Aprendiz, além do famoso título “Geografia da Música Carioca” – que conta as histórias dos gêneros musicais que nasceram na cidade do Rio de Janeiro.
Carino produziu inúmeros discos de artistas como Beth Carvalho, Jane Duboc, Ângela Ro Ro e Frenéticas; participou de diversos projetos musicais importantes, por exemplo o “Clementina 100 anos” – com obras de Clementina de Jesus – e também shows ao vivo envolvendo grandes nomes da MPB – como Elba Ramalho e Sandra de Sá.
Somente agora, com “Contos Quase Reais”, tornou-se um escritor ficcional de vez.
SERVIÇO:
Evento: Lançamento do livro “Contos Quase Reais”, de João Carlos Carino – com a participação da banda Casuarina, na Roda de Samba do André Diniz, além dos cantores Marcos Sacramento e Soraya Ravenle.
Editora: Numa
Data: 03 de Novembro, domingo
Horário:15 horas
Valor: Entrada Franca
Valor do livro: 69,00
Local: Al Farabi Bar e Cultura
Endereço: Rua do Mercado, 34 – Boulevard Olímpico – Centro – Rio de Janeiro
Entretenimento
BrooklinFest chega à 29ª edição com dois dias de festa, cultura e gastronomia alemã em São Paulo
Evento gratuito reúne mais de 260 barracas, 120 atrações culturais e quatro palcos no coração do Brooklin, dias 15 e 16 de novembro e homenageia os 150 anos de Thomas Mann
São Paulo se prepara para receber a 29ª edição da BrooklinFest, a maior celebração da cultura dos povos de língua alemã no Brasil. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 22h, com entrada gratuita, no quadrilátero formado pelas ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin.
Tradicional no calendário oficial da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e agora na agenda internacional Thomas Mann 150 anos, a BrooklinFest é reconhecida como um dos eventos multiculturais mais importantes da cidade. A festa promove o diálogo entre culturas, a valorização da diversidade e o fortalecimento das relações comunitárias, reunindo milhares de visitantes em um ambiente de convivência e celebração.

ATRAÇÕES CULTURAIS
Nesta edição, mais de 260 barracas apresentarão o melhor da gastronomia alemã — com pratos típicos, doces e cervejas artesanais — além de opções de outras culinárias regionais. A experiência será completa com quatro palcos distribuídos pelo bairro, reunindo 120 atrações culturais com uma diversidade nas apresentações, com música de orquestras, corais, MPB, instrumental, jazz, pop, música e dança folclórica alemã e austríaca, poetas, gaita de foles, quintetos de sopros, corais, grupos de danças típicas, a performance do trio Aqui Jazz, atividades para crianças, contação de histórias,entre outras atrações. A expectativa é superar o público da edição do primeiro semestre, que atraiu mais de 130 mil pessoas em dois dias.
“Mais do que uma festa, a BrooklinFest representa um encontro entre culturas, reforçando o papel da arte e da convivência como pontes de cooperação e solidariedade. É um evento multicultural de valorização, da cooperação e do diálogo com as entidades sociais e a festa faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e agora na agenda internacional Thomas Mann 150 anos”, ressaltou Carlos Heinz Heying, Presidente Associação dos Empreendedores do Brooklin que completa 50 anos de atividades.
Já para Luiz Delfino, curador do evento, vale destacar nesta edição a participação das cidades da imigração de povos de língua alemã, os artistas e poetas das cidades de imigração alemã homenageando os 150 anos do escritor alemão Thomas Mann, a disputa de Serradores, entre outras atividades. “A 29ª Brooklinfest 2025 é um festival multicultural com atrações artísticas de várias linguagens estéticas alinhadas ao mundo da gastronomia e do artesanato. Os artistas das cidades de imigração de povos de língua alemã são a importante dimensão desse festival.Uma visão contemporânea multicultural.Divertimento com informação”, finaliza Delfino, responsável pela curadoria do evento.

SERVIÇO
29ª Brooklinfest – Gratuito
Dias: 15 e 16 de novembro
Horário: 10h às 22h
Brooklin – entre as ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos
Entrada gratuita e para toda a família
Espaço Guarda Civil Metropolitana Smart Sampa
Informações:@brooklinfest.maifest
PROGRAMAÇÃO:
Espaço/Palco Multicultural – Rua Joaquim Nabuco 31: grupos culturais do folclore,danças circulares,grupos culturais musicais
Espaço/Palco Orquestra – Rua Bernadino de Campos 145 : abertura nos dois dias, Sarau Canções das Palavras e poetas do Brasil.Orquestras,corais, MPB, Pop e instrumental
Espaço Criança-Brincar – Rua Barão do Triunfo 361; atividades brincadeiras, dança, música e dança
Espaço Galeria Brookln – Rua Barão do Triunfo 502 – Apresentações musicais
Espaço Rádio Experimental Rua Barão do Triunfo 427 – entrevistas, exposição Cetrasa, livros
Espaço Biegarten Berna Rua Joaquim Nabuco 300
Espaço PlayMobil Rua Joaquim Nabuco 141
Cortejos Grupos Itinerantes pelas ruas
Exposição
Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027
A Galeria de Arte IBEU, um dos espaços mais tradicionais dedicados à arte contemporânea no Rio de Janeiro, retorna com o Edital Novíssimos, selecionando artistas de todo o país para compor a programação do biênio 2026-2027. O Novíssimos consolidou-se como uma referência no incentivo a novos talentos e na difusão da arte brasileira. As inscrições gratuitas estão abertas até 16 de novembro de 2025, pelo site do IBEU.
Fundada em 1960, em Copacabana, a galeria foi palco de exposições de grandes nomes da arte nacional, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre muitos outros. Em 2017, o espaço ganhou nova sede no bairro do Jardim Botânico, onde mantém a proposta de fomentar a arte e ampliar o diálogo entre artistas, público e curadoria.
“O retorno do Edital Novíssimos representa uma retomada simbólica e importante para o circuito cultural carioca, marcando a reabertura das convocatórias públicas da galeria após o período de interrupção durante a pandemia. A iniciativa reforça o papel do IBEU como plataforma de estímulo à produção artística contemporânea e espaço de diálogo entre arte, ciência, tecnologia e cultura”, destaca a equipe da Comissão Cultural do IBEU.
Aberto a artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos, o edital busca projetos que dialoguem com eixos curatoriais definidos pela Comissão Cultural do IBEU como Memória, História e Territorialidade; Conexões Transculturais entre Brasil e EUA; Arte e Tecnologia; Arte e Sustentabilidade; Experimentações e Novos Suportes; e Arte Interativa.
Reconhecido por revelar nomes e abrir caminhos no cenário das artes visuais, o Edital Novíssimos reafirma a missão da Galeria de Arte IBEU de democratizar o acesso à arte e incentivar a diversidade de linguagens e expressões.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/
Serviço:
Inscrições: até 16 de novembro de 2025
Local das exposições: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Edital completo e inscrições: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/
Contato: l-cultural@ibeu.org.br
Teatro
“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar
Com elenco formado por drags que são destaque nos streamings e nos palcos, espetáculo vai homenagear Salário Mínimo, artista pernambucana por mais de duas décadas integrante da Trupe do Barulho e que está festejando 40 anos de carreira
Pouco mais de três meses após lotar duas sessões no Teatro RioMar, o espetáculo “Gongada Drag” retorna àquele palco, nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, com sua mistura de humor, improviso, números musicais e arte drag. Nesta volta ao Recife, um show inédito, com novo elenco e homenagem especial à drag pernambucana Salário Mínimo, integrante por mais de duas décadas da icônica Trupe do Barulho, artista símbolo do transformismo pernambucano e que celebra 40 anos de carreira.
Criação do ator Bruno Motta, pioneiro da comédia stand up no Brasil, o “Gongada Drag” é fenômeno de público pelo país, com sessões sempre lotadas ao reunir drags que são destaque nos palcos, nas redes e nos streamings, participantes dos maiores realities dedicados ao gênero no país. A “gongada” que dá nome ao show faz referência à comédia “roast”, quando os artistas “fritam” uns aos outros em tom de humor, irreverência e deboche em um ambiente de celebração e humor.
Nesta nova edição no Recife, Salário Mínimo será “gongada” por Suzy Brasil (integrante do “LoL Brasil” e do “Vai que Cola”), Hellena Malditta (finalista do “Drag Race Brasil”), Sayuri Heiwa (Top drag pernambucana), Luciano Rundrox (ator e influencer LGBT conhecido pelo personagem Pastor Ubirajara), Magally Mell (direto de João Pessoa) e Vagiene Cokeluche (do espetáculo “Freirigas”). A apresentação tem o comando de Bruno Motta, anfitrião do espetáculo.
“É uma honra voltar ao Recife, uma terra que tem uma história drag tão rica. Ainda mais para fazer a gongada da Salário Mínimo, uma caricata, que é a base da comédia LGBT do Brasil”, diz Motta.
SALÁRIO MÍNIMO – Comemorando 40 anos do seu personagem drag, Salário Mínimo é uma artista que fez da caricatice uma profissão. Hoje um dos nomes mais conhecidos e respeitados do transformismo pernambucano e brasileiro, começou a carreira na noite, no início da década de 1980. Em 1999 e por mais de 20 anos, integrou o fenômeno Trupe do Barulho e esteve no elenco de espetáculos como “A casa de Bernarda e Alba” e “Ô, mulé, dá um pena”. Seguiu com Jason Wallace e sua Cinderela para a TV no programa “Papeiro da Cinderela”, dando vida a personagens como a cachorrinha Xola.
BRUNO MOTTA – Um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil, Bruno é criador e apresentador do “Gongada Drag”, um dos autores do “Furo MTV”, também conhecido por integrar o “Improvável”. Nome recorrente em programas de TV como “Altas Horas”, “The Noite”, “A Praça é Nossa”, “Domingo Legal”, teve inúmeras participações marcantes no “Programa do Jô”.
SERVIÇO
Gongada Drag
Dia 6 de novembro, às 21h
Teatro RioMar: RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Piso L4, Pina
Informações: www.teatroriomarrecife.com.br e @gongadadrag
Ingressos:
Plateia especial: R$ 190 e R$ 95 (meia)
Plateia alta: R$ 140 e R$ 70 (meia)
Balcão: R$ 90 e R$ 45 (meia)
À venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados).
Link: https://uhuu.com/evento/pe/recife/gongada-drag-15279
Duração: 120 minutos
Classificação: 14 anos
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática



