Home Estilo e Vida Saúde IVI Salvador promove evento comandado por mulheres para debater Mundo Corporativo e a Maternidade
Saúde

IVI Salvador promove evento comandado por mulheres para debater Mundo Corporativo e a Maternidade

Envie
Default Featured Image
Envie

“O papel da mulher no mundo corporativo e a busca do equilíbrio com a maternidade” será o tema principal do IVI Mulher, encontro digital promovido pelo IVI Salvador, que será realizado no próximo dia 07 de julho, às 19 horas. O evento, gratuito, trará depoimentos de diferentes mulheres, sobre a temática central e vai ainda esclarecer dúvidas do público. Para participar, é necessário se inscrever através do https://ivi.net.br/ivi-mulher/.

O encontro será mediado pela jornalista, influenciadora digital e mãe Acácia Lirya. Além dela, três outras mulheres vão repassar ao público seus depoimentos, suas experiências de vida e falar sobre essa relação cada vez mais debatida, entre a transformação no mundo corporativo e como isso afeta a maternidade; e vice versa. Serão elas a ginecologista e Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho, a estilista Irá Salles e especialista em mercado financeiro Bianca Sampaio.

“Acho importante o papel da mulher em muitas funções, mas também, que esse empoderamento tão almejado, não seja um acúmulo de tarefas”, defende a estilista Irá Salles.

“Muito além de debater temas de interesse do público feminino, o evento pretende celebrar as mulheres. Celebrar a conquista quase diária de mais espaço, o crescimento dentro do mercado de trabalho, algo tão desejado desde sempre. Celebrar o empoderamento de todas nós e traçar alguns panoramas que podem vir a facilitar a vida das que resolvem encarar o desafio em dose dupla, de serem mulheres de destaque na vida profissional e mães amorosas”, conta Dra. Genevieve Coelho.

O evento será realizado por meio de aplicativo de reuniões e quem se inscrever – gratuitamente – terá acesso ao link para participar. Durante das falas das convidadas, que serão mediadas pela jornalista Acácia Lirya, o público apenas ouvirá. Depois, quando encerrar o momento de exposições, existirá um bloco dedicado a perguntas e respostas.

Capacitação e transformação no mundo corporativo. Como isso afeta a maternidade?

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mostrou que a participação feminina no mercado de trabalho chegou a 49,9%. Em 2019, ainda segundo o órgão, a taxa de participação por sexo na força de trabalho apontava 54,5% de mulheres no mercado, frente a 73,7% de homens. Os números e as condições vêm se transformando através do tempo e da luta. Basta lembrar que em 1950 as mulheres só ocupavam 14% dos postos de trabalho.

Todas as conquistas representam muito para uma classe empoderada, mas que ainda enfrenta o desafio de cuidar da carreira e da família e, às vezes, ser obrigada a optar por um dos dois. Essa mesma pesquisa do IBGE evidenciou que ter filhos pequenos está entre as muitas barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho. Em 2019, o nível de ocupação das mulheres sem filhos de até 3 anos de idade era de 67,2%. Já entre as mulheres com filhos nessa faixa etária, caía para 54,6%. Justamente por isso, é que muitas dessas mulheres têm postergado a maternidade. É possível? Sim. Mas os especialistas alertam que precisa ser algo planejado.

“Todos os meses recebo pacientes que têm o sonho de ser mães mas estão no dilema por causa de um cargo recém conquistado ou por ainda não se considerarem maduras o suficiente dentro do mercado de trabalho. Não é um problema postergar a maternidade. O grande problema é deixar para pensar nisso após o sucesso profissional ou a tão sonhada estabilidade; e perceber que é tarde porque o número de óvulos saudáveis já não permite a gestação”, explica a Dra. Genevieve.

Esse panorama será pano de fundo do encontro, que vai ainda explicar algumas das técnicas possíveis para a preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos, que pode ser feito para garantir a mesma qualidade atual dos óvulos sem prazo para posterior utilização. Entre as pautas está também a questão de como as empresas podem aumentar a conscientização sobre a maternidade. Como despertar a empatia dentro do ambiente de trabalho, sobre a maternidade. É possível buscar o equilíbrio e a compreensão dos gestores e supervisores?

Mais sobre as participantes do evento

Genevieve Coelho é mãe de Isabela de 11 anos. Adora viajar e cuidar do seu corpo mantendo um estilo de vida saudável. Ginecologista especializada em reprodução humana assistida e Diretora técnica médica do IVI Salvador.

Acácia Lirya é comunicóloga, jornalista, apresentadora, radialista, assessora de imprensa, criadora de conteúdo digital – publisher @friendsfhits. Mãe de 2 meninos: Luis Felipe, 7 anos, e Enrico, 5 anos.

Irá Salles é designer e tem uma grife homônima, que cria coleções que afirmam o estilo brasileiro, trazendo toques de peças feitas à mão em cores vibrantes. Esse estilo se consagra pela visão que a designer conseguiu trazer de um olhar de quem enxerga a brasilidade de fora. A alegria, descontração e originalidade permeiam a identidade da marca. A Irá Salles é a única marca brasileira a fazer parte do acervo do maior museu de bolsas do mundo. O Tassen Museum of Purses and Bags em Amsterdã. Em 2021 a marca celebra 20 anos.

Bianca Sampaio despertou o interesse pelo mercado financeiro ainda na faculdade e trabalhou na Merril Lynch, nos Estados Unidos. Depois de 2 anos fez um MBA em finanças e em seguida foi contratada pelo Citibank em New York, onde atuou por 17 anos. Hoje é sócia da ACT Investimentos. Mulher focada, disciplinada e que ama sua profissão, é casada e mãe de 2 filhos:

Hélio e saúde: entenda como o líquido é essencial para diagnósticos de alta precisão na ressonância magnética

Hélio e saúde: entenda como o líquido é essencial para diagnósticos de alta precisão na ressonância magnética

Leia Mais
Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Leia Mais
Psicóloga Renata Camargo lança metodologia inovadora para atendimento de adolescentes contemporâneos e forma profissionais com excelência clínica

Psicóloga Renata Camargo lança metodologia inovadora para atendimento de adolescentes contemporâneos e forma profissionais com excelência clínica

Leia Mais
Locação de poltronas para pós-operatório em Alphaville SP: conforto e acolhimento no seu processo de recuperação

Locação de poltronas para pós-operatório em Alphaville SP: conforto e acolhimento no seu processo de recuperação

Leia Mais
Dra. Silvana Correia lança linha exclusiva de nutracêuticos com colágeno premium: conheça a BEAUTY CONCEPT by Sil

Dra. Silvana Correia lança linha exclusiva de nutracêuticos com colágeno premium: conheça a BEAUTY CONCEPT by Sil

Leia Mais
Envie