conecte-se conosco

Clip

Isabella Bretz lança clipe “Faísca de Pó” com animação do artista Jackson Abacatu

Avatar

Publicado

em

A cantora e compositora Isabella Bretz amplia o universo de seu mais recente álbum, “Retalho de Mundo”, com o clipe “Faísca de Pó”. A faixa ganha uma animação assinada pelo artista Jackson Abacatu, transformando o simbolismo da letra em uma série de intervenções e técnicas de desenho e pintura.

Assista a “Faísca de Pó”: https://youtu.be/gVDGEsMV3vA

Ouça “Retalho de Mundo”: http://hyperurl.co/RetalhodeMundo

Embora tenha um arranjo sutil, “Faísca de Pó” nasce de um conceito complexo: o paradoxo de sermos seres cheios de nuances e possibilidades e a nossa pequenez diante do universo. Talvez por isso a letra só tenha se tornado possível quando Isabella optou por simplificar ao invés de complicar.

“Eu tinha um assunto em mente para escrever uma música, mas tudo que ia pro papel não combinava, não rimava. Tentei várias vezes. Um dia, sentada no chão da sala, de repente houve uma ‘epifania’, tudo fez sentido. E por que cargas d’água eu preciso rimar? O que acontece com as pessoas que não rimam? Vão presas? Que libertação! Escrevi toda a letra em 8, 10 minutos. Peguei o violão e brinquei com dois acordes. Para que mais, se essa só precisava de dois? E assim nasceu ‘Faísca de Pó’”, recorda.

Para dar vida à canção, Bretz se uniu novamente ao parceiro de longa data, Jackson Abacatu. Eles trabalham juntos no projeto de curtas chamado Pequenezas, ao lado do músico Rodrigo Lana, com produções que já estiveram presentes em vários festivais no Brasil e no exterior. Além disso, Abacatu já fez capas para álbuns e outros projetos de Isabella. A escolha da animação como linguagem se deu pelas suas infinitas possibilidades – tal qual o universo. Começando com traços simples, em preto e branco, que remetem à própria composição da música, as ilustrações vão ganhando complexidade e cores e dialogando com estilos de pintura e até com intervenções sobre imagens da própria Isabella Bretz.

A técnica utilizada no vídeo foi a rotoscopia, que é a interferência (manual ou digital) sobre um material previamente filmado. Ela pode ser usada para manter o realismo ou apenas manter a base dos movimentos reais e ter um resultado final mais expressivo ou experimental. Em “Faísca de Pó”, a partir dos fotogramas exportados (foi utilizada uma taxa de 10 quadros por segundo), o diretor utilizou diversas técnicas artísticas, como por exemplo o carvão, o desenho sobre papel, a pintura (manual e digital), o recorte digital, além do uso de materiais como massa de modelar e até mesmo café. Felipe Ávila, Domitila Vitória, Arthur Senra e Diego Akel participaram do processo de criação artística sobre os fotogramas, de forma manual e digital.

“Eu quis fazer uma animação para ‘Faísca de Pó’ porque juntei uma vontade latente de realizar uma experimentação em rotoscopia com a carga de simbolismos e mensagens que a música traz, o que eu pessoalmente acho muito rico de ser transmitido para esse mundo da animação. A música desperta um sentimento bom, uma energia sutil que passeia pela reflexão sobre a vida e nosso lugar no universo”, sintetiza Jackson Abacatu.

“Faísca de Pó” se une a “O Rio e o Medo”, primeira faixa de “Retalho de Mundo” a ganhar um clipe, dirigido pela própria Isabella Bretz. Fruto de um processo de imersão ao longo de seis anos e contando com a colaboração de cerca de 30 profissionais, o disco é uma coleção de histórias, sensações e sentimentos compartilhados. Assim como em outros trabalhos, Isabella canta sobre o ser humano em suas questões individuais e coletivas.

Assista a “O Rio e o Medo”: https://youtu.be/7MWxrdUCOKs

A produção musical, gravação e mixagem foram feitas por Fernando Braga; a master ficou por conta de Sturla Mio Thorisson. Isabella assina a coprodução musical, direção artística e produção executiva da gravação. “Faísca de Pó” já está disponível no canal de YouTube da artista, e o disco, para audição nas principais plataformas de música.

 Assista a “Faísca de Pó”: https://youtu.be/gVDGEsMV3vA

Ouça “Retalho de Mundo”: http://hyperurl.co/RetalhodeMundo

Ficha técnica

Música

Composição: Isabella Bretz

Intérprete: Isabella Bretz

Produção musical, gravação e mixagem: Fernando Braga

Coprodução musical, direção artística e produção executiva: Isabella Bretz

Master: Sturla Mio Thorisson

Músicos: Isabella Bretz (voz e violão), Khadhu Capanema (esraj), Rodrigo Garcia (violoncelo), Rodrigo Lana (instrumentos virtuais), Alexandre da Mata (violão de aço).

Vídeo:

Direção, animação e edição: Jackson Abacatu

Animação assistente: Arthur B. Senra, Diego Akel, Domitila Clemente e Felipe Ávila

Etama Produções – Belo Horizonte, 2021

Acompanhe Isabella Bretz:

Youtube: https://www.youtube.com/user/isabellabretz

Instagram: https://www.instagram.com/bellabretz

Facebook: https://www.facebook.com/bellabretz

Acompanhe Jackson Abacatu:

Youtube: https://www.youtube.com/user/Abacatu

Instagram: https://www.instagram.com/jackson.abacatu/

Facebook: https://www.facebook.com/jacksonabacatu

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clip

Carvel fala sobre amor em tempos de crise em novo clipe

Avatar

Publicado

em

Da dor, nasce o amor. É piegas, mas não há como negar que em tempos de crise, poder contar com o amor de alguém ajuda na superação. Não apenas o amor romântico, mas sim,  o sentimento que transforma vidas. E é sobre essa força que fala o clipe “Primeiro Lugar”, da Carvel (SP). Presente no disco de estreia, Absorto (2020), a canção é a única acústica – e esperançosa – do trabalho.

Apesar de não gostarmos muito de falar de amor nas músicas, sabemos o quanto ele pode mexer conosco e nas relações que temos com as pessoas no geral, e essa música fala bastante sobre isso: ter coragem de se entregar mesmo quando não sabemos o que vai acontecer e se vai dar tudo certo. É sobre não ter medo de se mostrar vulnerável e viver, simplesmente pelo fato de que queremos fazer isso. Afinal, quantos momentos bons deixamos de ter por receio de viver os ruins?”, explica Guilherme, vocalista e guitarrista.

Completamente produzido pela Carvel, da concepção do roteiro até a gravação e edição do clipe, o vídeo traz a cara da banda, que considerou a experiência divertida e desafiadora.

“A maior dificuldade foi passar a mensagem que a música tem de uma maneira que fosse clara e objetiva, e ao mesmo tempo causasse impacto e reflexão em quem está assistindo. É a única acústica que fala de amor em um álbum mais pesado e ‘dark’. Esse trabalho vem para somar na divulgação do álbum antes de entrarmos na reta final da mesma e começar a gravar o próximo disco.”, analisa Guilherme. 

O lançamento do clipe “Primeiro Lugar” faz parte da divulgação do álbum “Absorto”, que também contou com os vídeos “Deserto” e “Imensidão”. Desde 2015 na estrada, a Carvel traz também na discografia o EP “Descubra” (2016). Fazem parte da banda os músicos Guilherme Monteiro Avelino (voz e guitarra), Lucas Lima Argenton (guitarra) e Victor de Rezende Gonzales (baixo).

O vídeo contou com a atuação de Ana Beatriz Mazzini e Guilherme Monteiro Avelino. O clipe foi gravado, editado e dirigido por Breath Produções, com concepção de roteiro e atuação por Carvel, acompanhados por Murilo Pinheira, ex-baterista da banda.

Assista “Primeiro Lugar”: https://youtu.be/1PYs227ohTE

Acompanhe a Carvel

Facebook:  https://www.facebook.com/bandacarvel/

Instagram: https://www.instagram.com/carvelrock/

Twitter: https://twitter.com/CarvelRock

YouTube: https://www.youtube.com/bandacarvel

Continue lendo

Clip

Vou Zuar lança segundo volume para o projeto “Pagodin do Vou Zuar”

Avatar

Publicado

em

Chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (16), “Pagodin do Vou Zuar, Vol. 2”, novo álbum do grupo Vou Zuar, dando continuidade ao projeto “Pagodin do Vou Zuar”. O segundo volume conta com todas as faixas já lançadas nos EPs homônimos, reunidas em um álbum completo, no qual será possível conferir sucessos que marcaram gerações, regravações em versões atuais, além de músicas inéditas.

Ouça “Pagodin do Vou Zuar, Vol. 2”

O novo projeto ganha um destaque maior ao listar as suas participações. Grandes nomes do segmento, além de colaborações de artistas em evidência abrilhantam o mesmo. O grupo teve a honra e felicidade de receber: Suel, Xande de Pilares, Chininha, TH dos Anjos e Emiliah.

Vou Zuar conta com mais de 130 milhões de visualizações no YouTube, incluindo o primeiro volume do projeto “Pagodin do Vou Zuar”, com faixas como “Teu Segredo”, “Duvido”, “Meu Talismã” e “Utopia”, além de participações como Thiago Soares e Anderson Leonardo.

“Pagodin do Vou Zuar, Vol. 2” chega para reunir família, amigos e todos aqueles que curtem um bom pagode com a veia que só o grupo Vou Zuar tem. O álbum está disponível nas plataformas digitais via ONErpm e o vídeo das faixas “Fica / Dez a Dez” está disponível no YouTube.

Assista “Fica / Dez a Dez”

Continue lendo

Clip

Com nomes como MC Leozinho Zs e MC Caverinha, Beco Filmes lança o projeto “Favela Canta”

Avatar

Publicado

em

O projeto “Favela Canta, Parte 1” consistiu na produção de um material exclusivo de artistas convidados para realizar um DVD para o canal da Beco Filmes. O cenário foi um galpão, mostrando um pouco das vivências e trabalhos de MC’s de sucessos do passado e da atualidade.

Ouça “Favela Canta, Parte 1”

Foram realizadas apresentações individuais de músicas que relatam a cultura do funk, sucessos de artistas renomados e algumas inéditas, assim como artistas promissores com real potencial para serem novas revelações do funk. A gravação foi realizada respeitando os protocolos de segurança contra o COVID-19.

O projeto já havia sido idealizado por Jonathan Alves, fundador da Beco Filmes, em meados de 2020. A partir do início de dezembro do mesmo ano, foi dado início a produção de “Favela Canta”. Ao todo, foram selecionados 25 artistas, são eles: MC Leozinho Zs, MC Caverinha, MC Rita, MC Talibã, MC Kauan, MC Di Magrinho, MC Joãozinho Vt, MC Mãozinha, MC Renatinho e Alemão, MC v7, Jhef, MC Keke, Biel Cash, Clisman, MC Scodelli, MC Dinho da VP, Lu MC, MC Dino do Morrão, MC Lil, MC Lip Sheik, MC menor Pl, MC Mk do Mdj, MC Paçoca, MC Pk e MC Dan da Capital.

“Favela Canta” é dividido em 6 partes, com 10 músicas e 10 artistas diferentes. O lançamento do primeiro volume do projeto foi nesta sexta-feira (16), em todas as plataformas digitais, junto ao vídeo de MC Leozinho Zs, com a faixa “Vários Abandona”, no canal oficial da Beco Filmes no YouTube.

O novo álbum da Beco Filmes, “Favela Canta, Parte 1”, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm.

Assista “Vários Abandona”

Continue lendo

TENDÊNCIA