Siga-nos nas Redes Sociais

São Paulo

Ipem-SP encontra irregularidades durante Operação “Dia das Crianças”

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Com o objetivo de garantir a segurança de brinquedos e produtos destinados às crianças, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou nesta semana, de 4 a 8 de outubro, a Operação “Dia das Crianças” na capital e nas cidades de Araçatuba, Barretos, Bauru, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Limeira, Marília, Mauá, Piracicaba, e Taubaté.

As equipes de fiscalização verificaram brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços, carrinhos para crianças (bebês) e cadeiras de alimentação para crianças com o objetivo de detectar a presença do selo do Inmetro nos itens comercializados, a principal garantia que o produto está de acordo com as normas de segurança.

Durante a ação, foram fiscalizados 25.401 produtos em 260 lojas de pequeno, médio e grande porte. Foram encontradas irregularidades em 80 (30%) estabelecimentos. Dos produtos analisados, 3.089 (12%) foram reprovados e os estabelecimentos autuados.

Na capital foram 129 lojas fiscalizadas, sendo encontrados erros em 54 (41%). Os fiscais verificaram 9.161 produtos, sendo 1.703 (18%) reprovados. No interior, foram 131 lojas fiscalizadas, sendo encontrados erros em 26 (19%). Os fiscais verificaram 16.240 produtos, sendo 1.386 (8%) reprovados.

Confira a tabela com as irregularidades encontradas:

– Capital, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/images/07imprensa/ipem_na_midia/ipem_na_midia_2021/OpDiadasCriancas2021_capital.pdf

– Interior, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/images/07imprensa/ipem_na_midia/ipem_na_midia_2021/OpDiadasCriancas2021_interior.pdf

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Dicas do Ipem-SP  

Fique atento aos produtos da moda. Por serem brinquedos, Pop It Fidget Toys devem ostentar o selo do Inmetro. São, porém, contraindicados para crianças com idade inferior a 6 anos. Já a cauda de sereia, que tem feito grande sucesso nas piscinas, não é um produto regulamentado e traz um risco potencial, sobretudo para crianças. Por limitar os movimentos das pernas, atuando como uma nadadeira, a vestimenta pode expor os pequenos ao risco de afogamento. A maioria dos fabricantes recomenda utilização por crianças acima de 6 anos, com domínio total da natação e aptas a se movimentar com a vestimenta antes do primeiro uso. Além disso, a cauda de sereia somente deve ser usada em locais nos quais a criança possa se manter de pé, com segurança. Caso o consumidor opte por adquirir o produto, é necessária a supervisão experiente e atenta dos responsáveis durante seu uso, na piscina.

Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado na fabricação, conter partes pequenas e bordas cortantes. A fiscalização do comércio informal é de competência da Polícia Federal, não do Inmetro.

Compre somente brinquedos que contenham o selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Inmetro que o certificou.

Selecione o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. A faixa etária a que ele se destina – avaliada de acordo com o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental da criança – deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

Se você tem crianças em idades diferentes? Redobre a atenção para que os menores, em especial aqueles até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns produtos podem conter partes cortantes ou muito pequenas, que podem se desprender e ser ingeridas ou inaladas, causando sufocamento.

Retire a embalagem do brinquedo e sacos plásticos que podem acompanhar o produto antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento.

Leia com atenção as instruções de uso presentes na embalagem ou em seu interior e repasse estas instruções para a criança. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo pelas crianças.

A certificação de brinquedos é compulsória no Brasil desde 1992. O selo, que contém a marca do Inmetro e a do organismo acreditado responsável pelo processo de certificação, é a evidência de que o produto foi submetido a ensaios e aprovado em avaliações de aspectos como impacto e queda (pontas cortantes e agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); química (metais nocivos à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); elétricos (risco de temperatura excessiva, choque e emissão de chamas) e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

Por meio da Portaria Inmetro nº 302/2021 e 563/2016, a medida regulatória de brinquedos foi aperfeiçoada. Entre outros aspectos, passou a incluir, por exemplo, ensaios para extração e quantificação de formamida, solvente utilizado em aplicações industriais como a produção de tapetes de EVA, os populares tatames de borracha para crianças. Para evitar danos à saúde, o limite permitido de formamida é de 0,5% em massa de polímero.

Além disso, foram reincorporados ensaios de mordida e fervura para brinquedos da primeira infância, como chocalhos e mordedores. Eles devem ser confeccionados com materiais que resistam aos atos de morder, de mastigar e de sugar e à quebra em pedaços ou fragmentos de tamanho pequeno. Também devem ser resistentes à fervura em água durante cinco minutos. A medida prevê, ainda, que todo brinquedo passe a conter a identificação da data de fabricação em sua embalagem, o que poderá estar disponível por código, data ou marcação.

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Ricardo Macario

Link

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Leia Mais
Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Leia Mais
Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Leia Mais
Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Leia Mais
Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Estevan Santos Barbosa

    12/10/2021 at 11:30

    Gostei muto deste Artigo, o encontrei por coincidência em
    uma pesquisa através do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São Paulo

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Publicado

em

Shyrley Cristofoletti
Shyrley Cristofoletti

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

O setor de eventos que engloba buffets, serviços de recreação, decoração, gastronomia, locação de equipamentos, cenografia e muito mais está passando por uma fase de transformação e crescimento acelerado. Essa mudança traz consigo demandas inéditas por profissionais especializados, criando oportunidades de emprego diversificadas e desafiadoras.

Um panorama do setor

Segundo informações divulgadas pelo site oficial da Grupo Lush Eventos, a indústria global de eventos atingiu US$ 1,55 trilhão em 2023, com um aumento de cerca de 37,5% em relação a 2022.
Essa escalada reflete a retomada pós-pandemia, o aumento de celebrações personalizadas principalmente no segmento infantil de luxo e a busca por experiências cada vez mais completas e sofisticadas.

 

Novas exigências geram novas funções

Com a demanda por eventos que ofereçam “experiência 360º” gastronomia autoral, recreação, atrações interativas, produção personalizada surgem funções que vão além do tradicional cerimonialista ou monitor de recreação. Algumas das especializações e perfis em alta incluem:

  • Produtor de evento especializado em festas de alto padrão (1 a 7 anos, por exemplo)

  • Coordenador de recreação com foco em oficinas temáticas e interativas

  • Especialista em gastronomia autoral para eventos (menus personalizados, finger foods, estações temáticas)

  • Profissional de decoração/cenografia com domínio estético elevado e customização

  • Gerente de operações ou logística para buffets premium, garantindo atendimento “do primeiro contato ao pós-evento”

  • Equipe de atendimento consultivo e vendas, capaz de orientar famílias de classe alta sobre pacotes, datas, atrações e cardápio

A visão de Shyrly Cristofoletti

Para Shyrly Cristofoletti, liderar um grupo com 19 empresas que atuam em buffets, restaurantes, cenografia, como a Voila, locação e entretenimento permite entender as múltiplas frentes de emprego no setor. Em entrevista, ela afirma:

“Os pais de hoje não buscam apenas uma festa bonita. Eles querem experiências únicas, memoráveis, que garantam conforto, segurança e diversão para toda a família. Cada detalhe precisa ser cuidadosamente planejado.”
E completa:
“Quando os pais escolhem um buffet de luxo, sabem que cada criança será cuidada com atenção especializada. Isso permite que eles desfrutem da festa sem preocupações.” (referindo-se ao valor da equipe qualificada)

O que esse cenário significa para quem busca emprego?

  1. Valorização da especialização: Profissionais com formação ou experiência em recreação educacional, gastronomia, design de experiências, produção de eventos e atendimento premium têm vantagem competitiva.

  2. Interdisciplinaridade: Como eventos premium demandam integração entre gastronomia, recreação, decoração e logística, o perfil ideal é aquele que entende de mais de uma área ou sabe trabalhar em times multidisciplinares.

  3. Flexibilidade e sazonalidade: O segmento de eventos ainda tem alta sazonalidade  feriados, meses de férias, datas comemorativas concentram demanda. Isso significa tanto oportunidades temporárias quanto necessidade de adaptação.

  4. Cultura de experiência e hospitalidade: O “produto” de um buffet de luxo é a experiência  portanto, soft skills como atendimento, empatia, criatividade e comunicação são tão importantes quanto habilidades técnicas.

  5. Capacitação e qualificação constante: Tendências como oficinas interativas, gastronomia autoral, atração personalizada e todo o atendimento consultivo fazem com que o profissional de eventos de luxo deva estar sempre atualizando suas técnicas, estéticas e repertório.

Desafios e cuidados para quem quer ingressar

  • Exigência de altos padrões operacionais: infraestrutura de alto nível, equipe treinada e padronização de qualidade elevam o nível de complexidade para quem integra as equipes.

  • Pressão por resultado e entrega “sem falhas”: em um evento de luxo, erros mínimos podem comprometer a experiência o profissional precisa lidar bem com imprevistos e trabalhar com excelência.

  • Expectativas elevadas dos clientes: Pais que investem valores médios altos (por exemplo, ticket médio de cerca de R$ 20 mil em buffets premium) esperam que tudo ocorra com precisão e cuidado.

  • Competição e diferenciação: Como o segmento cresce, mais empresas entram nessa faixa de mercado é preciso destacar-se pela qualidade, portfólio ou especialização.

Tendências futuras de emprego no setor

  • Maior automação e tech aplicada a eventos (apps de monitoramento, check-in digital, realidade aumentada para recreação)

  • Profissionais especializados em ESG em eventos (sustentabilidade, alimentação saudável, logística consciente)

  • Curadoria de experiências híbridas (físicas + streaming)

  • Produção de conteúdo para eventos e marketing de experiência (a “festa” como conteúdo digital)

  • Crescimento de roles freelance ou por projeto eventos premium podem demandar consultores, especialistas ou equipes pontuais

Conclusão

O mercado de emprego no segmento de eventos em especial na faixa de festas premium  está em expansão e passando por uma fase de profissionalização intensa. Surge uma nova geração de funções e perfis que unem criatividade, operação, atendimento e especialização técnica. Segundo Shyrly Cristofoletti, o diferencial não está só no espaço ou nos equipamentos, mas na capacidade de criar uma experiência memorável, com equipe qualificada que dá segurança aos pais e entrega excelência.
Para quem busca entrar ou se aprofundar nesse mercado, o convite é claro: invista em sua qualificação, entenda o valor da experiência e esteja pronto para atuar com excelência num segmento que valoriza cada vez mais o profissional.

https://voilafestas.com.br/Loja/Home

Shyrly Cristofoletti é empresária e CEO do Grupo Lush Eventos, uma holding que reúne atualmente 19 empresas dos setores de entretenimento, buffets infantis, restaurantes, institutos de saúde e estética e uma distribuidora de vinhos, além de negócios voltados à locação de equipamentos e cenografia. Visionária e apaixonada por inovação, Shyrly se destaca por promover experiências únicas e por impulsionar o crescimento do setor gastronômico e de eventos, consolidando o Grupo Lush como referência em hospitalidade e bem-estar.

 

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Leia Mais
Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Leia Mais
Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Leia Mais
Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Leia Mais
Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Continue Lendo

São Paulo

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Publicado

em

Foto: Denis Willians
Foto: Denis Willians

A empresária brasileira relançou o livro, que é best seller, na capital paulista

Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Shopping Pátio Higienópolis foi palco de um evento que uniu negócios, literatura e inspiração. A empresária e escritora Simone Salgado lançou a segunda edição de Inteligência Emocional Feminina em uma noite que reuniu jornalistas, empresários e convidados em torno de reflexões poderosas sobre liderança, autoconhecimento e protagonismo feminino.

Com uma trajetória consolidada há mais de 25 anos nos Estados Unidos, Simone é fundadora do S.Group Investments, conglomerado que atua nos setores financeiro, varejista e educacional. Reconhecida internacionalmente por obras como Gestão com Gentileza — lançado no Museu do Louvre, em Paris — a autora voltou ao Brasil para dois momentos estratégicos: o relançamento de seu livro e a realização do Conexão Brasil USA, encontro internacional que estreou em Alphaville, São Paulo, além de visitas a empresas para analisar oportunidades de internacionalização.

A nova edição de Inteligência Emocional Feminina chega ampliada e atualizada, com a proposta de servir como guia prático para mulheres que desejam equilibrar vida pessoal e carreira, fortalecendo sua capacidade de liderar, transformar e inovar sem abrir mão da sensibilidade.

Durante sua fala, Simone ressaltou a força do tema:
“A inteligência emocional é uma ferramenta essencial para que a mulher contemporânea consiga se posicionar, liderar e se realizar em todas as áreas da vida. Esse relançamento em São Paulo é um marco especial da minha jornada, que se fortaleceu nos Estados Unidos e hoje conecta histórias de mulheres brasileiras e de outros países.”

O evento, realizado na Livraria da Vila, reforçou a relevância de Simone como referência em liderança, autodesenvolvimento e protagonismo feminino.

O ciclo de lançamentos segue com novas agendas: no sábado, 4 de outubro, a autora estará em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, para outro encontro com leitores e lideranças locais, ampliando o alcance da mensagem transformadora de Inteligência Emocional Feminina.

SOBRE SIMONE SALGADO:
Empresária brasileira radicada nos EUA, há 26 anos, Simone lidera negócios em fintech, varejo, educação e investimentos. Autora de 4 livros e mentora com atuação internacional.
Instagram: @simonesalgadousa
Youtube: https://www.youtube.com/@SimoneSalgadoUSA

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Leia Mais
Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Leia Mais
Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Leia Mais
Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Leia Mais
Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Continue Lendo

São Paulo

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Publicado

em

divulgação
divulgação

O centro de compras traz a arte de colorir canecas que as crianças poderão levar como brinde para a casa. Para o período da data comemorativa, o shopping espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5%.

O Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, traz a febre do momento para o Dia das Crianças, que é a pintura Bobbie Goods. Elas receberão gratuitamente canecas pré-desenhadas para colorir no shopping e levar para casa como lembrança.  A brincadeira totalmente gratuita é para a garotada a partir de 3 anos. A atração será de 3 a 12 de outubro, em 3 horários: 14h, 16h e às 18h. A atividade ficará em frente da loja C&A, dura 30 minutos e terá a monitoria da parceira KNN Idiomas.

Para participar é necessário fazer a inscrição pelo sympla, o link será disponibilizado a partir do dia 30 de setembro nas redes sociais do centro de compras.

“A ideia da brincadeira é desconectar as crianças do mundo virtual, é ela ter o prazer e o orgulho da realização do faça você mesmo e ainda possa levar sua pintura exclusiva para a casa”, contou Glaucia Acciarito,

A origem do Bobbie Goods foi nos Estados Unidos, com a ilustradora Abbie Goveia, que criou um livro para colorir. Os desenhos geralmente são simples, cativantes e retratam animais ou situações cotidianas. A ideia foi estimular a criatividade, o foco e relaxar. A editora HarperCollins foi quem trouxe a linha para o Brasil, mas, com o sucesso, outras editoras e marcas alternativas desenvolveram os livros e também outras opções para colorir.

Mais Opção: Parque Brincarte

Outra opção no Shopping Jardim Oriente para o Dia das Crianças é o Parque Brincarte, que já começou no último final de semana (27 e 28 de setembro), para a garotada, de 4 a 12 anos. O objetivo dos organizadores também com esta atividade é tirar as crianças das telas e trazê-las para interação e vivências, com três estações: circo, labirinto e brinquedos naturais. As brincadeiras serão no Ginásio de Eventos, e a nova sessão será nos dias 11 e 12 de outubro. O ingresso para a sessão é o valor promocional de R$40 e pode ser adquirido pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/parque-brincarte-um-circuito-ludico-de-experiencias/3104300

Expectativa de Vendas

As vendas para o Dia das Crianças servem de termômetro para as datas da Black Friday e Natal. O Shopping Jardim Oriente espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5% com relação a 2024. As apostas para presentes são brinquedos, artigos colecionáveis, eletrônicos educativos, vestuário e calçados. Segundo economistas, o gasto com a garotada deve variar entre R$50 a mais de R$500.

“Todo o shopping se prepara para o Dia das Crianças, tanto as lojas quanto os comerciantes das áreas de alimentação e entretenimento. Temos opções para a comemoração em família e estamos bem otimistas para as vendas”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.

Shopping Jardim Oriente: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO

Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, está localizado na Zona Sul de São José dos Campos. O empreendimento conta com Hipermercado de 5.300 m², dez âncoras, Pet Center e o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, com salas VIP, Júnior e Macro XE. São 2.032 vagas gratuitas de estacionamento, e o local está em fase de expansão para se tornar um complexo multiuso com torres residenciais e comerciais.

Sobre o Grupo AD
Com mais de 30 anos de atuação, a AD Shopping está presente em todas as regiões do Brasil, com 43 empreendimentos de variados formatos. Em 2021, lançou a plataforma AlugueON, que facilita a locação de lojas, quiosques e mídia nos shoppings. Saiba mais em: www.adshopping.com.brwww.admall.com.br e www.alugueon.com.br.

Assessoria de Imprensa do Shopping Jardim Oriente: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799 – Solução Textual Assessoria (@solucaotextual)

 

 

 

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades

Leia Mais
Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo

Leia Mais
Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods

Leia Mais
Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Shopping Jardim Oriente lança concurso cultural “Receitas com História”

Leia Mais
Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.