Home Notícias Educação INVOZ e SENAI formam nova turma do Curso Aeroespacial
Educação

INVOZ e SENAI formam nova turma do Curso Aeroespacial

Envie
divulgação -Mauro Ferreira do INVOZ e sócio- diretor da Globo Usinagem, grande incentivador do curso técnico aeroespacial do Senai
divulgação -Mauro Ferreira do INVOZ e sócio- diretor da Globo Usinagem, grande incentivador do curso técnico aeroespacial do Senai
Envie

Cursos técnicos transformam vidas de alunos e seus familiares. Os formandos saem empregados, e demanda no mercado ainda é alta

O SENAI formou nova turma dos cursos de Usinagens Especiais e Usinagens Aeroespaciais, no último dia 23 de junho, na unidade de São José dos Campos. O INVOZ marcou presença na formatura. Os cursos passaram a fazer parte do SENAI após uma iniciativa da associação que incluiu desde reuniões sobre a necessidade da indústria aeroespacial à participação no conteúdo da grade curricular. Os cursos são oferecidos nas unidades de São José dos Campos, Botucatu e Campinas.

“Esta formatura é motivo de orgulho para o INVOZ. Acompanhamos o início de cada turma, a formatura e como o mercado está absorvendo os novos profissionais. Cem por cento dos alunos saem empregados”, comentou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.

O diretor do SENAI de São José dos Campos, Valter Sena, ressaltou a importância do INVOZ para a educação e o empreendedorismo aeroespacial. E comentou também que os cursos atendem as duas pontas da economia: de quem precisa ter uma profissão e ingressar rapidamente no mercado de trabalho, e do empregador que precisa produzir para atender um setor cada vez mais competitivo e qualificado.

“A parceria com o INVOZ é fundamental para garantir um conteúdo atualizado e focado em inovação. Essa cooperação facilita o acesso a conhecimentos de ponta e contribui para a criação de cursos que habilitam nossos alunos a se destacarem na indústria aeroespacial. O SENAI desenvolve parcerias com a indústria aeroespacial para manter os currículos alinhados às últimas tecnologias e práticas do setor. Contamos com laboratórios especializados e workshops, garantindo uma educação de alta qualidade e alinhada às necessidades do mercado. O ensino técnico oferece aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais cedo, com qualificações diretamente aplicáveis às vagas qualificadas. Além disso, aumenta suas chances de empregabilidade, melhora suas habilidades práticas e teóricas e eleva sua confiança profissional. Outro ponto importante é que as indústrias conseguem, rapidamente, incorporar novas tecnologias e perfis profissionais atualizados, graças à engenharia pedagógica desenvolvida pelo SENAI-SP em parceria com as indústrias”.

No final de 2025 serão formadas novas turmas nas unidades de Botucatu e Campinas. Da implantação até hoje foram formadas 6 turmas de Usinagens Especiais, totalizando 288 alunos. No curso de Usinagem Aeroespacial, foram também 6 turmas, com 192 alunos ao todo. Em tempo integral, este curso tem 3.600 horas, com dois anos de duração.

“Hoje, cerca de 100% dos alunos recém-formados estão sendo recrutados pelas indústrias da nossa região. Nosso maior desafio é manter esses alunos em contratos de aprendizagem ao longo do curso para combater a evasão. Observamos uma tendência de crescimento na demanda por profissionais qualificados, especialmente nas áreas de inovação tecnológica, manufaturas avançadas, setor aeroespacial e usinagens especiais. A tecnologia avança rapidamente, e a demanda por profissionais capacitados acompanha esse ritmo”, finalizou Valter Sena.

A importância dos cursos técnicos

O INVOZ tem contato intenso com a indústria aeronáutica no país e sempre ouve dos empresários a necessidade de mão de obra qualificada para o setor. Na região do Vale do Paraíba há dois bons exemplos que valorizam os cursos técnicos no setor aeroespacial: a Globo Usinagem e Altec.

A Globo Usinagem conta com 350 funcionários, 270 na unidade de Jambeiro e 80 em Botucatu. Do curso de usinagem aeroespacial foram contratadas 18 pessoas desde que o curso no SENAI teve início. Desta nova turma de formandos, deverá contratar 4 profissionais.

“O profissional chega pronto, preparado para o trabalho. Temos uma expectativa bem positiva para os próximos anos, por conta dos recentes contratos fechados pela Embraer, um de nossos clientes. A demanda deverá aumentar significativamente, e esses profissionais serão bem disputados no mercado. Pensando nisso e vendo a necessidade de profissional no mercado, a Globo Usinagem está patrocinando um curso noturno no SENAI de ajustagem, montagem e tornearia para suprir a demanda exclusiva destes profissionais no mercado. A iniciativa partiu da diretoria da empresa, que acredita que o treinamento é a melhor estratégia para o crescimento. O curso tem carga horária de 350 horas e atenderá toda a cadeia de fornecedores. A formação vai ser em julho”, explicou Mauro Ferreira, sócio-diretor da Globo Usinagem.

Já a Altec, empresa de materiais compósitos, sentiu a necessidade de aplicar o curso técnico dentro da própria empresa. Abriu vagas tanto para seus funcionários quanto para pessoas da comunidade interessadas em trabalhar na área. Do curso aplicado, 5 pessoas foram contratadas.

Hoje a Altec tem 276 funcionários, e de janeiro a maio de 2025 realizou 40 contratações efetivas.

“Ter pessoas qualificadas para contratar realmente é um pouco difícil de conseguir no mercado. Hoje o que mais necessitamos são profissionais que tenham cursos de leitura e interpretação de desenho. Mas aos poucos, com os cursos que administramos, estamos conseguindo”, comentou Cilene Cristina de Faria, do RH da Altec.

Enamed 2025: sai resultado de recurso para atendimento especializado

Enamed 2025: sai resultado de recurso para atendimento especializado

Leia Mais
Raiz Latina Aposta na Qualificação de Cabeleireiros e Distribuidores

Raiz Latina Aposta na Qualificação de Cabeleireiros e Distribuidores

Leia Mais
MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio público

MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio público

Leia Mais
Profissões que salvam vidas: o impacto de escolher uma carreira na área da saúde

Profissões que salvam vidas: o impacto de escolher uma carreira na área da saúde

Leia Mais
Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica premia brasileiros

Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica premia brasileiros

Leia Mais
Envie