Home Notícias Instituto de Florianópolis realiza evento performático
Notícias

Instituto de Florianópolis realiza evento performático

Envie
Instituto de Florianópolis realiza evento performático
Divulgação
Envie

O Instituto Autonomia, referência em acolhimento e empoderamento de pessoas autistas, convida o público para o evento “ESPIRALAR: Tempo e Memória”, uma jornada artística que celebra os processos vivenciados nas oficinas durante o ano de 2024. O evento ocorrerá no dia 9 de dezembro, às 15h, com entrada gratuita, no Centro Cultural Silveira de Souza, em Florianópolis.

Florianópolis – Criado com propósito de acolhimento e fortalecimento, rumo à autonomia individual de pessoas com necessidades especiais e rede familiar de apoio, com foco principal nas pessoas com espectro autista, desde 2009 o Instituto Autonomia oferece um ambiente que acolhe e empodera pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, como forma de ampliar as oportunidades de socialização.

Unindo todos os processos vivenciados nas oficinas durante o ano de 2024 o evento “ESPIRALAR” é um acontecimento performático que une teatro, dança, instalação e outros formatos artísticos, explorando temas como identidade, memória e ancestralidade. Inspirado pelo conceito de Tempo Espiral, a proposta visa provocar uma reflexão sobre como o passado, o presente e o futuro se entrelaçam e se comunicam, destacando a importância da ancestralidade e da conexão com nossos antepassados.

A performance buscará criar uma experiência imersiva e interativa, convidando os participantes a refletirem sobre o impacto do tempo em suas vidas e na construção de sua identidade. O público alvo será as escolas, as famílias, as autoridades na área da cultura ( MINc) e outros que estiverem abertos para entender sobre a ancestralidade e o quanto a projeção dos nossos futuros comportamentos esta também envolta nas espirais do tempo, a partir do ponto de vista das pessoas com TEA.

Com protagonismo dos autistas atendidos pelo Instituto Autonomia, o evento usasará fundamentos na metodologia e filosofia africana,onde o tempo não é linear e sim espiralar, fazendo quase um link com a forma dos povos originários viverem. “O evento é uma oportunidade única para nos conectarmos com as histórias das pessoas pessoas com TEA e de como eles sentem a vida. A performance que vai ser apresentada, fala sobre o tempo dessas pessoas e da forma que se apresentarem na vida. O Tempo Espiralar vai trazer pra gente falas autobiográficas com autismo“, destaca Andrea Monteiro – Diretora do Instituto Autonomia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Palace Praia, CSC Energia, Awite e ENGEPLANTI-parceiros que têm contribuído para a realização desta importante experiência cultural e social.

Serviço:

  1. Evento: ESPIRALAR: Tempo e Memória
  2. Data: 9 de dezembro de 2024
  3. Hora: 15h
  4. Local: Centro Cultural Silveira de Souza, Florianópolis
  5. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Sobre o Instituto Autonomia:

Fundado em 2006 no Rio de Janeiro e atualmente localizado em Florianópolis, o Instituto Autonomia tem como missão promover o acolhimento e fortalecimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Com foco na autonomia individual e social, o instituto oferece um ambiente inclusivo que favorece o desenvolvimento pessoal, a socialização e a autoestima, além de atuar na formulação de políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência.

SOBRE O INSTITUTO AUTONOMIA

O Instituto Autonomia foi criado em 2006, no Rio de Janeiro, com propósito de acolhimento e fortalecimento, rumo à autonomia individual de pessoas com necessidades especiais e rede familiar de apoio, com foco principal nas pessoas com espectro autista. Desde 2009 localizado em Florianópolis, o Instituto oferece um ambiente que acolhe e empodera pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, como forma de ampliar as oportunidades de socialização, desenvolvimento pessoal, melhora da autoestima e percepção mais ampla do futuro. Através de projetos e atividades, promovem a educação inclusiva, fomentam a convivência e integração social entre as pessoas com e sem deficiências, além disso estão na linha de frente da formulação e avaliação de políticas públicas referentes a pessoas com autismo e PCDs.

Inscreva-se para receber notícias sobre Notícias

Envie

RBN Stories