O Instituto Atlântico avançou em sua estratégia de internacionalização ao assinar um Memorando de Entendimento com a University of Saint Joseph (USJ) e a Macau Spin, instituições sediadas em Macau, na China. O acordo estabelece uma cooperação estratégica voltada à pesquisa aplicada, inovação tecnológica e desenvolvimento de oportunidades de negócios em escala internacional, ampliando a presença do Atlântico em mercados globais de alta relevância tecnológica.
A iniciativa faz parte da estratégia do Instituto Atlântico de ampliar sua atuação internacional por meio da criação de uma rede global de pesquisa em Inteligência Artificial, com foco na consolidação da instituição como Centro de Competências em Green AI. A parceria viabiliza o desenvolvimento de projetos conjuntos com a USJ, a internacionalização de startups do PRAIA, veículo de venture capital do Atlântico, além de facilitar a atuação de startups chinesas no mercado brasileiro.
“Este acordo nos conecta a um dos ecossistemas globais mais avançados em ciência, tecnologia e inovação. Fortalecemos frentes estratégicas como Green AI e Smart Manufacturing e ampliamos significativamente nossas possibilidades de atuação em projetos internacionais de inovação e empreendedorismo”, afirma Luiz Alves, Diretor de Inovação e Novos Negócios do Instituto Atlântico.
Ao longo de 2026, estão previstas visitas institucionais entre as organizações, com foco no aprofundamento da cooperação e na identificação de iniciativas concretas que reforcem a presença internacional do Atlântico.
Inserção em ecossistema estratégico da China
Um dos principais destaques do acordo é a aproximação com a Greater Bay Area, uma das regiões econômicas e tecnológicas mais dinâmicas da China e do mundo, reconhecida por elevados investimentos públicos, forte integração entre ciência, tecnologia e indústria, além de um ambiente altamente favorável à cooperação internacional. Nesse contexto, a conexão com a Guangdong Macao In Depth Cooperation Zone, localizada em Hengqin, posiciona o Atlântico em um polo estratégico de inovação, pesquisa aplicada e manufatura de alta tecnologia, ampliando sua capacidade de atuação no mercado asiático.
A parceria com a Macau Spin, incubadora de startups vinculada à USJ, também gera impactos diretos para o ecossistema do Atlântico. O acordo viabiliza a conexão de startups do PRAIA a programas de mentoria especializada, além do acesso a redes internacionais de investidores e parceiros estratégicos interessados em atuar na Greater Bay Area e no mercado chinês.
“Com este acordo, o Instituto Atlântico passa a ter acesso direto a um ecossistema global que integra ciência, tecnologia e indústria. Ampliam-se as oportunidades de negócios no mercado asiático e na Greater Bay Area, além das cooperações em Green AI e Smart Manufacturing”, reforça Luiz Alves. “A conexão com redes internacionais por meio da Macau Spin amplia a visibilidade global do Atlântico e cria bases sólidas para futuras parcerias técnicas, científicas e empreendedoras, beneficiando todo o ecossistema de inovação”, conclui.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que em 2026 está completando 25 anos no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, conquistou o 1º lugar no GPTW Ceará e o 23º do Brasil, na categoria empresas de médio porte. Este foi o oitavo ano consecutivo em que o Atlântico aparece com destaque no ranking do GPTW. Saiba mais: www.atlantico.com.br.
