Daniel Ek, fundador do Spotify, juntamente com Hjalmar Nilsonne, criou um dispositivo revolucionário que promove a varredura do corpo humano com o objetivo de detectar doenças com mais facilidade através da inteligência artificial. A nova startup de Ek, chamada Neko Health, anunciou o resultado de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento.
Os pacientes podem realizar os exames no primeiro centro de saúde da Neko Health, localizado em Estocolmo, e após uma varredura de 15 minutos, seguem para uma consulta médica presencial. O aparelho tem 70 sensores e é capaz de coletar dados de 50 milhões de pontos do corpo humano, incluindo a pele, o coração, os vasos sanguíneos e a respiração.
Ek e Nilsonne investiram mais de 6 milhões de euros no projeto e o custo dos exames é de 980 reais. O aparelho usa um sistema de autoaprendizagem alimentado por IA e mostra os resultados para os médicos e pacientes através de um aplicativo de celular. A tecnologia, no momento, está limitada ao mercado sueco, mas a meta é expandir os negócios.
“A detecção precoce e prevenção de doenças graves significam que podemos evitar tanto o sofrimento humano quanto os altos custos sociais dessas doenças”, disse Nilsonne. “Com essa tecnologia e a inteligência artificial, esse futuro agora é uma possibilidade, e pode ser a base para uma nova era na saúde.”