Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Inmet e Defesa Civil do RS emitem alerta para risco de chuvas intensas

Publicado

em

Por

© Defesa Civil/RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram, neste domingo (16), alertas quanto ao risco de chuvas intensas atingirem boa parte do território gaúcho entre hoje e amanhã (17), podendo causar transtornos em diferentes regiões do estado.

Segundo o Inmet, além do risco de chuvas fortes, entre 30 milímetros (mm) e 60 mm por hora, e de queda de granizo, os ventos podem atingir entre 60 quilômetros (km) e 100 km/h, com riscos de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos.

O aviso do instituto vale das 13h deste domingo às 10h da segunda-feira (17), para a região metropolitana de Porto Alegre e regiões sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro ocidental e centro oriental e rio-grandense, além das regiões serrana do estado e para o sul catarinense.

Já a Defesa Civil gaúcha prevê que, nas próximas horas, deve chover muito, em pouco tempo, o que potencializa o risco de cheia de rios, arroios, córregos, pequenos cursos d´água e demais áreas suscetíveis a alagamentos.

“Em função de elevados acumulados previstos, com chuvas de altas intensidades (elevado volume em pouco tempo), é indicada a condição de alerta em praticamente todas as bacias hidrográficas do estado”, comunicou o órgão estadual, que também já emitiu, hoje, alertas para chuvas e ventos fortes, com a possibilidade de queda de granizo, em Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Taquari, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Montenegro.

Os órgãos públicos recomendam que, caso sejam surpreendidas por condições adversas de tempo, com perigo iminente, as pessoas devem buscar abrigo imediatamente. Se estiverem em casa, o recomendável é fechar bem portas e janelas. E durante os temporais, retirar os fios de eletroeletrônicos das tomadas, além de abrigar animais e mantê-los em segurança. Também é importante conhecer os planos de contingência municipais para saber como proceder em caso de risco ou desastre. Os planos podem ser obtidos com os órgãos de proteção municipais.

Fonte

Remédios são levados para Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília Leia Mais

Remédios são levados para Bolsonaro, preso preventivamente em Brasília

PMs reforçarão segurança nas praias e estradas do Rio Leia Mais

PMs reforçarão segurança nas praias e estradas do Rio

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Ex-prefeito de Embu das Artes é condenado a três anos de prisão Leia Mais

Ex-prefeito de Embu das Artes é condenado a três anos de prisão

Retirada de sem-terra de fazendas em Rondônia termina com duas mortes Leia Mais

Retirada de sem-terra de fazendas em Rondônia termina com duas mortes

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.