Home Notícias Economia Inflação de alimentos e bebidas mantém desaceleração no Rio e fica abaixo da média nacional
Economia

Inflação de alimentos e bebidas mantém desaceleração no Rio e fica abaixo da média nacional

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Em abril, o índice de inflação da alimentação no domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos nos supermercados, subiu 0,45% no Rio de Janeiro. Foi o oitavo mês consecutivo de inflação no setor, porém o segundo de desaceleração. Essa desaceleração observada traz esperança para os supermercadistas e consumidores de menor inflação nos próximos meses. A descompressão do setor de alimentos também contribui para um índice geral de inflação (+0,16%) menor no Rio em abril, na comparação com março (+0,53%) e fevereiro (+1,40%).  Segundo a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que analisou os dados do IPCA/IBGE.

Na média nacional, o setor de alimentação no domicílio também observou inflação em abril (+0,83%). Foi o oitavo mês consecutivo de inflação e, como no Rio, também desacelerou frente a março (+1,31), mas se manteve em patamar elevado.

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o setor vem reduzindo a pressão na inflação, mas ainda em níveis elevados, puxando o índice geral de preços. “Observamos que alguns produtos estão mantendo uma leve aceleração de preços, equilibrada, em parte, por outra parcela de itens que fazem parte do carrinho de compras da população, mas que já demonstram redução de preços. Como presidente da ASSERJ, reforçamos diariamente com os supermercadistas a importância da proximidade com os fornecedores e indústria, para conseguirmos oferecer aos fluminenses o melhor preço possível”, destaca o executivo.

À exceção do Acre (-0,12%), todas as 16 unidades da federação pesquisadas pelo IBGE registraram inflação de alimentação no domicílio em abril. O Rio de Janeiro registrou a quarta menor inflação do setor. O resultado fluminense foi inferior à média nacional (+0,83%) e, regionalmente, o segundo menor, à frente apenas de Minas Gerais (+0,25%) no Sudeste.

Os alimentos e bebidas determinantes para a inflação no setor no Rio em abril foram: frango em pedaços (+3,33%), café moído (+6,64%), biscoitos (+2,35%), leite longa vida (+1,66%) e alcatra (+0,58%). Por outro lado, observaram queda de preços: arroz (-6,50%), cerveja (-1,55%), pão francês (-0,53%), refrigerante e água mineral (-0,53%) e queijo (-0,26%).  

Assim como os alimentos e bebidas, os artigos de higiene pessoal registraram o maior aumento de preços no setor em abril (+1,31%). Os artigos determinantes para essa inflação foram: papel higiênico (+3,10%), produto para higiene bucal (+1,91%), fralda descartável (+1,71%) e sabonete (+1,65%). Por outro lado, registrou queda de preços: desodorante (-1,12%).

Outra categoria de produto vendida em supermercados, os artigos de limpeza, foi a única a registrar queda de preços em abril no Rio (+0,16%). Um pequeno alívio para o bolso da população fluminense. Os itens determinantes para essa pequena deflação foram: papel toalha (-1,60%), amaciante e alvejante (-0,86%), sabão em pó (-0,65%) e água sanitária (-0,61%). Contrabalanceando, observaram aumento nos preços: sabão em barra (+2,19%), desinfetante (+1,52%) e detergente (+0,95%).

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU

Aposentados não precisam acionar justiça por valores do INSS, diz AGU

Leia Mais
Dólar fica estável, apesar de conflito entre Israel e Irã

Dólar fica estável, apesar de conflito entre Israel e Irã

Leia Mais
Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.270

Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.270

Leia Mais
Imposto para super-ricos resultaria em justiça social, diz pesquisa

Imposto para super-ricos resultaria em justiça social, diz pesquisa

Leia Mais
Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Leia Mais
Envie