Home Entretenimento Cultura Inepac inaugura escritório técnico regional em Campos nesta quarta-feira
Cultura

Inepac inaugura escritório técnico regional em Campos nesta quarta-feira

Envie
Inepac inaugura escritório técnico regional em Campos nesta quarta-feira
Envie

Os bens tombados localizados no Norte Fluminense serão acompanhados ainda mais de perto a partir de agora. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) inaugura, nesta quarta-feira (23/11), o novo escritório técnico regional de Campos dos Goytacazes, que vai ser responsável pelo acompanhamento da preservação histórica nos municípios que compõem a região.

Fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Inepac, e a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o escritório vai atuar não só na preservação dos 20 bens tombados da região, como de todo patrimônio cultural ali existente.

“Existe um compromisso do Governo do Estado com o seu patrimônio, que fala da nossa história e ancestralidade. No Norte Fluminense temos esta parceria com o município, com equipe integrada para elaboração de estudos e atendendo a uma demanda da região, que é rica e conta com um acervo dos mais belos do estado”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A Região Norte Fluminense abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o Estado vai trabalhar em parceria com as prefeituras locais para mapear os bens culturais da região.

“O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Vamos atuar em conjunto para mapear os bens que preenchem os requisitos necessários, uma vez que as ações de tombamento podem fomentar o turismo, conferindo atividades econômicas ou culturais que permitam a sustentabilidade da cadeia produtiva em seu entorno”, explicou Ana Cristina.

O Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense ficará sediado no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça Santíssimo Salvador, nº 40, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. O funcionamento para atendimento ao público será às terças e quintas, das 10h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail etr.norte@inepac.rj.gov.br.

O Inepac ainda possui escritórios técnicos na Região Serrana, sede em Petrópolis; Médio Paraíba, em Valença; Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; e Noroeste Fluminense, em Miracema.

Foto: Antônio Leudo / Divulgação

Sec. Cultura RJ

Fim de Semana do RioMar Recife tem show de Halloween e atrações especiais no Teatro

Fim de Semana do RioMar Recife tem show de Halloween e atrações especiais no Teatro

Leia Mais
Paulinho Gogó estreia seu novo show “Só e Bem Acompanhado” no Teatro da Ilha

Paulinho Gogó estreia seu novo show “Só e Bem Acompanhado” no Teatro da Ilha

Leia Mais
Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio

Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio

Leia Mais
Família Lima é atração de show do projeto RioMar Encontros especial de Natal

Família Lima é atração de show do projeto RioMar Encontros especial de Natal

Leia Mais
Maiores sucessos de Elton John serão celebrados em espetáculo no Teatro RioMar Recife

Maiores sucessos de Elton John serão celebrados em espetáculo no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Envie