Home Notícias Indústria paraibana lidera inclusão feminina no setor moveleiro
Notícias

Indústria paraibana lidera inclusão feminina no setor moveleiro

Envie
Indústria paraibana lidera inclusão feminina no setor moveleiro
Foto: Divulgação
Envie

ESSANTO investe em diversidade de gênero para cooperação, competitividade e inovação

As indústrias brasileiras estão cada vez mais comprometidas em aumentar a presença feminina em suas equipes, tanto nas linhas de produção quanto em cargos de gestão e liderança. Esse esforço, que vai além de uma questão ética, busca maior equidade social e a garantia de direitos refletindo o reconhecimento de que a diversidade de perspectivas e experiências torna as empresas mais competitivas e inovadoras.

Dados do Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelam que entre 2008 e 2021, a participação feminina em cargos de gestão no setor industrial brasileiro aumentou de 24% para 31,8%. Apesar de as mulheres ainda corresponderem a apenas um quarto da força de trabalho na indústria nacional, algumas empresas, como a ESSANTO, se destacam nesse cenário, tornando-se a primeira indústria do setor moveleiro do Paraíba a ter uma significativa representação feminina em suas operações, tanto nas linhas de produção quanto em funções de liderança e gestão.

A indústria, que faz parte do GRUPO OFFICINA, possui um parque fabril de mais de 8 mil m², localizado na região metropolitana de João Pessoa-PB, a ESSANTO vem se destacando não apenas pela qualidade dos seus móveis sob medida, mas também pela inclusão de mulheres em seu quadro de funcionários que hoje representa 20% da força de trabalho da fábrica. “A diversidade de gênero não é apenas um imperativo moral, ela nos torna uma empresa mais competitiva. As diferentes visões e experiências que as mulheres trazem para o ambiente de trabalho ampliam nossa capacidade de inovação e permitem que enfrentemos desafios com mais criatividade e eficiência”, afirma Soni Cassiano, cofundadora do Grupo Officina.

Esse movimento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), aos quais o Brasil aderiu. A promoção da igualdade de gênero e a participação ativa das mulheres na economia são essenciais para o desenvolvimento sustentável. As empresas que investem na inclusão feminina não apenas ajudam no progresso da sociedade, mas também exercem sua responsabilidade social e corporativa.

Soni relata que além de promover a inclusão, a empresa tem se beneficiado diretamente da diversidade de perspectivas, que proporciona maior agilidade na solução de problemas e na criação de produtos que atendem a uma gama mais ampla de consumidores. “Essa inovação e eficiência são frutos diretos de um ambiente de trabalho que valoriza e respeita as contribuições de todos os seus colaboradores, independentemente de gênero”, conclui.

Para mais informações, acesse: https://essanto.com/

Sobre a ESSANTO

A ESSANTO, do Grupo Officina, é referência em móveis sob medida no Nordeste, com 26 anos de excelência. Investe em tecnologia para otimizar a produção e garante qualidade com matéria-prima certificada. Comprometida com o meio ambiente, adota práticas sustentáveis e apoia projetos sociais. Com mais de 140 mil m² em móveis produzidos anualmente, destaca-se pela personalização, qualidade e responsabilidade social.

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Diretor de escola militar do TO é afastado após cântico violento
Diretor de escola militar do TO é afastado após cântico violento
UFRB inaugura emissora e vai retransmitir o sinal da Rádio Nacional 
UFRB inaugura emissora e vai retransmitir o sinal da Rádio Nacional 
Caixa demite ex-vice-presidente por assédio sexual e moral
Caixa demite ex-vice-presidente por assédio sexual e moral
Envie

RBN Stories