Dicas

Ideias para área gourmet: como aproveitar melhor o ambiente?

Ideias para área gourmet: como aproveitar melhor o ambiente?

Se você está procurando ideias para área gourmet, saiba que dá para criar um espaço aconchegante e ao mesmo tempo moderno. Isso porque, o ambiente é muito versátil e ajuda a reunir a família e amigos.

Não é por acaso que imóveis com esse diferencial estão em alta no mercado. Em geral, grande parte das pessoas que buscam por uma imobiliária em Contagem e em outras cidades têm essa demanda.

Você é uma delas? Então, que tal conferir algumas ideias para aproveitar ao máximo este ambiente?

O que é uma área gourmet?

A área gourmet é um espaço onde podemos ver a mistura perfeita entre sala de jantar, cozinha e sala de estar. Assim, considerando os itens presentes neste espaço, podemos dizer que sua organização está ligada à gastronomia:

  • bancada com pia;
  • fogão;
  • churrasqueira;
  • estrutura que lembra um barzinho;
  • mesas e cadeiras.

Além de tudo isso, o espaço permite incluir elementos para valorizá-lo ainda mais. Por isso, a decoração e os móveis fazem a diferença, deixando o local ainda mais moderno e funcional.

Destaca-se, ainda, que a área gourmet pode estar localizada em um espaço coberto ou não dentro de um imóvel. A dica é contar com a ajuda de um arquiteto para aproveitar bem o espaço disponível.  

Vantagens de um imóvel com área gourmet

Antes de você conhecer as nossas ideias para área gourmet, veja as possibilidades que esse ambiente oferece. Se você ainda não tem um espaço como esse em casa, temos certeza que vamos conseguir convencê-lo agora mesmo.  

Por isso, veja as vantagens de um imóvel com área gourmet:

Espaço para reunir amigos e familiares

Esse ambiente pode ser usado para reunir os amigos e familiares em casa com mais frequência. Isso porque, faz toda diferença ter um local destinado somente para esse tipo de encontro. 

poltronas em uma área gourmet

Privacidade para o lazer

A maioria dos condomínios contam com uma área gourmet. Na maior parte, eles estão integrados ao salão de festa. Porém, ter o seu próprio ambiente nesse sentido te dará ainda mais privacidade para o lazer.

Sendo assim, além de não precisar seguir as diretrizes do prédio para um espaço compartilhado ou pagar taxas de limpeza, você ainda estará distante dos vizinhos. 

Conforto para cozinhar

Por se tratar de um espaço extra, a área gourmet é perfeita para cozinhar com conforto. Isso se deve ao fato de que é possível instalar no local bancadas, e eletrodomésticos diferenciados, além de um sistema de som ambiente. 

Mas como eu consigo aproveitar um ambiente como esse? Se essa é a sua dúvida, não deixe de ler o próximo tópico. 

Ideias para área gourmet: veja como aproveitar o ambiente!

Veja agora as ideias para área gourmet e crie um ambiente aconchegante dentro de casa, tanto para você, quanto para os seus convidados. 

Invista em móveis confortáveis para área externa

Sofás, poltronas e bancos multiuso, são itens indispensáveis, já que são móveis perfeitos para uma área como essa e deixam as pessoas ainda mais à vontade. 

Além disso, vale a pena investir em materiais que sejam fáceis de limpar. Do mesmo modo,  aposte em itens duráveis e que possam receber luz solar direta ou umidade, no caso de ambientes externos. 

Crie um ambiente para relaxar e ler

Quando falamos em área gourmet, é comum pensarmos que esse é um local para festas ou reuniões de amigos e família. Acontece que ele também pode ser um espaço para relaxamento, um momento de leitura ou até mesmo de meditação.

Para isso, invista em futons, redes, espreguiçadeiras, bem como almofadas e tapetes de fibras naturais. Além desses itens, você pode incluir difusores para óleos essenciais ou uma fonte de água. Tudo isso deixará o seu espaço propício para essa finalidade. 

Adicione uma churrasqueira 

Não há como pensar em ideias para área gourmet sem lembrar da churrasqueira, não é mesmo? Isso porque esse é um item essencial para realizar algum evento dentro de casa, mas com a ideia de deixá-lo ainda mais especial, seja com amigos ou família.

Nesse sentido, o ideal é optar por uma churrasqueira compacta e que não seja tão grande. Dessa forma, ela não ocupará muito espaço. 

Cozinha com ideias para área gourmet

Acrescente plantas à decoração

Cultivar plantas em um espaço desse tipo vai deixá-lo ainda mais vida, além de ser uma excelente opção de decoração. Por isso, invista em plantas suspensas, dentro de cachepôs, além de vasos espalhados pelo chão do ambiente.

Como estamos falando de um lugar ideal para cozinhar, uma boa ideia é cultivar temperos, como manjericão, alecrim, salsinha e cebolinha, que são usados em diferentes pratos. Mas fique atento ao escolher, já que não são todas que se desenvolvem bem nesses locais.

Coloque uma bancada com cadeiras

Já que estamos falando de um ambiente perfeito para reunir pessoas, ao colocar uma bancada com cadeira, todos podem ficar acomodados enquanto se cozinha. Além do espaço se tornar mais funcional, isso faz com que ele fique mais aconchegante.

Instale uma televisão

Instalar uma televisão é também uma ótima ideia para área gourmet, já que permite um momento de descontração, seja assistindo um filme, um jogo, ou até mesmo exibindo um clipe musical enquanto as pessoas estão conversando. 

Não se esqueça do sistema de som

E por falar em um clipe musical, contar com um bom sistema de som é umas das ideias para casa gourmet e fará toda diferença na sua casa. Imagina uma festinha entre amigos, com uma boa caixa amplificada, microfones, onde todos podem participar de um karaokê dentro de casa? 

Contudo, um som ambiente também é essencial para as reuniões mais tranquilas, ou para os momentos de relaxamento que uma área gourmet pode proporcionar. 

Conclusão

Se você já possui ou pensa em criar um espaço bacana no seu lar, utilize as ideias para espaço gourmet que demos durante esse artigo. Dessa forma, esse será um dos ambientes mais admirados da sua casa, tanto para os moradores, quanto para os convidados.

Wendell Soares
" Wendell Soares é jornalista, analista de conteúdo SEO, apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem. "