Home Tecnologia Inteligência Artificial IA Corporativa: empresas brasileiras buscam alcançar maturidade de dados
Inteligência Artificial

IA Corporativa: empresas brasileiras buscam alcançar maturidade de dados

Envie
Professional Doing Ai Simulation
Divulgação
Envie

A inteligência artificial (IA) tem auxiliado na tomada de decisões estratégicas, com grande impacto nas indústrias e empresas globais, principalmente por trazer dados com velocidade e precisão, além de aumentar a eficiência operacional, gerar insights e revelar oportunidades de negócio.

Dados da pesquisa realizada durante a 27ª CEO Survey 2024, metade dos CEOs entrevistados afirmaram ter utilizado recursos da IA generativa para transformar o modelo de negócio, redesenhar processos e reformular indústrias inteiras. Outros 60%, preveem que podem melhorar a qualidade de produtos e serviços ao longo dos próximos 12 meses.

No Brasil, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a falta de dados estruturados, muitas delas estão em estágios iniciais de maturidade, o que dificulta a implementação de soluções avançadas de IA. No entanto, há um interesse genuíno das empresas tupiniquins em investir financeiramente e melhorar seus resultados.

Segundo Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, empresa brasileira pioneira em inteligência artificial e análise de dados, é necessário examinar em qual nível de maturidade de dados a empresa se encontra. Para facilitar a análise, a empresa desenvolveu a metodologia DCM (Data Culture Methodology), que avalia as organizações em cinco níveis de maturidade de dados: Empírico, Ad hoc, Definido, Otimizado e Exponencial. Ao usar uma IA avançada, é preciso estar no quinto grau de maturidade de dados. “Precisamos entender em que momento o negócio está, identificar os pontos fracos e desenvolver estratégias de crescimento contínuo. A IA Corporativa atua no core-business, faz parte da estratégia do negócio, afeta diretamente os principais KPIs e possui uma visão de longo prazo até alcançar o mais alto nível de maturidade de dados”, destaca Santos.

Para o executivo, a instituição precisará de um suporte correto, conforme o nível de sua maturidade digital e de dados. Os negócios que elaborarem um planejamento de crescimento se tornarão, em alguns anos, líderes globais em inovação. O mercado nacional possui muitas particularidades e pensando na diversidade que há em nosso país, desenvolvemos uma Inteligência Artificial com DNA brasileiro. A partir do momento que empresas utilizam uma abordagem baseada em dados, a IA com DNA brasileiro se consolidará proporcionando vantagens competitivas ao negócio, ressalta.

Através da IA proprietária da Aquarela, foi aprimorado o planejamento de visitas logísticas aos Pontos de Venda (PDVs) de uma das maiores fabricantes e distribuidoras de bebidas do país. O processo era feito manualmente e gerava altos custos operacionais e uma dificuldade de encontrar os gargalos de desperdício. A solução encontrada foi o desenvolvimento de um módulo de inteligência logística com recomendações personalizadas e com rotas otimizadas. Após algum tempo de atuação, o plano gerou uma redução de 42% da quilometragem mensal rodada, menos tempo de deslocamento entre os polos de distribuição, aumento no tempo em cada centro de distribuição de 7% no PDV, economia significativa no consumo de combustível e, consequentemente, uma redução na emissão de gás carbônico. Ou seja, aumentou a produtividade, diminuiu significativamente os recursos e ainda impulsionou o ESG da companhia, com a queda na emissão de CO² na atmosfera.  

“Acredito que até 2025, a adoção de IA em empresas brasileiras terá um aumento de 40%. É importante haver uma mudança de mindset, tanto dos líderes com poder de decisão, quanto dos colaboradores que irão fazer análise desses recursos. A IA Corporativa não é um novo sistema, é uma nova forma de fazer negócio. Precisa ter uma aceitação interna e uma mudança de cultura”, finaliza Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics.

Sobre a Aquarela Analytics:

Há mais de uma década no mercado, a brasileira Aquarela Analytics é uma empresa pioneira em inteligência artificial e análise de dados, impulsionando a jornada de Transformação Digital rumo à Indústria 4.0., caracterizada pela integração de tecnologias digitais e físicas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data e computação em nuvem. Com uma abordagem vanguardista e uma equipe de mais de 50 profissionais, a Aquarela oferece ferramentas para otimizar processos, aumentar a eficiência e tomar decisões estratégicas embasadas em dados.

Com sede em Florianópolis, a empresa conquistou um lugar de destaque entre as 100 startups mais atrativas do Brasil e foi incubada pelo MIDI Tecnológico, ACATE e Sebrae desde sua fundação. Em 2022 recebeu mais de 10 milhões de reais em investimentos vindos da Auren Energia, a fim de desenvolver soluções focadas no mercado livre de energia. Hoje, a Aquarela conta com sete soluções, dentre elas, otimização de resultados operacionais e financeiros, precificação e roteirização dinâmica, previsão de demanda e de falha de equipamentos.

Seu diferencial, buscado por grandes empresas do Brasil e do Mundo, como Mercedes Benz, SolarBR Coca-Cola e Embraer, reside no uso de uma Inteligência Artificial proprietária e exclusiva, o Aquarela Vorteris, além de uma metodologia própria chamada DCM (Data Culture Methodology), focada em avaliar e propor mudanças estratégicas para que empresas evoluam a maturidade analítica e desenvolvam uma cultura baseada em dados.

Mais informações: https://aquare.la/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/aquare-la/

Instagram: @aquarela.Ia

TeamViewer realiza estudo global sobre Inteligência Artificial e lança nova ferramenta de IA que resume sessões de suporte remoto e fornece análises que agilizam transferências de dados e tomada de decisões
TeamViewer realiza estudo global sobre Inteligência Artificial e lança nova ferramenta de IA que resume sessões de suporte remoto e fornece análises que agilizam transferências de dados e tomada de decisões
Saiba as vantagens das plataformas de ensino personalizado com IA
Saiba as vantagens das plataformas de ensino personalizado com IA
Nova Inteligência Artificial promete resolver problemas de experiência do cliente e aprimorar a área de CX
Nova Inteligência Artificial promete resolver problemas de experiência do cliente e aprimorar a área de CX
IA Corporativa: empresas brasileiras buscam alcançar maturidade de dados
IA Corporativa: empresas brasileiras buscam alcançar maturidade de dados
O Futuro da Inteligência Artificial: Perspectivas e Desafios com o consultor Robson Profeta
O Futuro da Inteligência Artificial: Perspectivas e Desafios com o consultor Robson Profeta
Envie

RBN Stories