i4sea será a fornecedora oficial de inteligência climática da NASCAR Brasil Series 2025
.v-toc ul { list-style: none !important; margin: 0 !important; padding: 0 !important;
/* ESCONDIDO POR PADRÃO */ display: none;
grid-template-columns: repeat(auto-fit, minmax(250px, 1fr)); gap: 8px 20px; border-top: 1px solid #f5f5f5; padding-top: 15px !important; margin-top: 15px !important; }
/* QUANDO TIVER A CLASSE ACTIVE, MOSTRA */ .v-toc ul.active { display: grid; }
.v-toc a { text-decoration: none; color: #555; font-weight: 500; font-size: 0.95rem; display: block; padding: 2px 0; } .v-toc a:hover { color: #000; text-decoration: underline; }
.v-toc-h3 { padding-left: 15px !important; font-size: 0.9rem; } .v-toc-h3 a:before { content: "- "; opacity: 0.5; }
[Mostrar]
A NASCAR Brasil Series reforça seu compromisso com tecnologia e segurança operacional ao anunciar a i4sea como fornecedora oficial de inteligência climática para a final da temporada da NASCAR Brasil Series 2025. A parceria marca a entrada da startup brasileira — referência em previsões hiperlocais e gestão de riscos — no universo do automobilismo, expandindo sua atuação para além dos setores de portos, energia renovável e agronegócio. A iniciativa também evidencia a versatilidade da inteligência climática, que passa a orientar decisões diretamente impactadas pelo tempo, como definição de estratégias, ajustes de segurança e possíveis interrupções de prova, mostrando como o clima pode influenciar desde a performance dos carros até a condução da corrida.
Reconhecida pelo seu apoio à tomada de decisões sensíveis ao clima, a i4sea fornecerá previsões atmosféricas hiperlocais, com foco em segurança, planejamento e eficiência das provas. A tecnologia central da parceria será o i4cast®, sistema proprietário da empresa que utiliza modelagem numérica, meteorologia, machine learning e análise histórica para antecipar, com elevado nível de detalhamento, as condições atmosféricas que podem impactar operações sensíveis.
Monitoramento climático em tempo real durante todas as etapas
Na grande final da NASCAR Brasil Series 2025, que irá ocorrer entre os dias 06 e 07 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a i4sea terá uma sala de operações instalada junto da da equipe de direção de prova e da liderança das categorias da NASCAR Brasil. Ali, um meteorologista dedicado acompanhará em tempo real o comportamento do clima, operando a tecnologia NowCast, solução que indica com alta precisão o que deve ocorrer nas próximas horas, como risco de chuva intensa, rajadas de vento ou mudanças bruscas de temperatura.
Essas informações serão transmitidas diretamente à direção de prova e, posteriormente, repassadas às equipes e pilotos para apoiar decisões estratégicas de segurança e de condução.
Histórico climático e previsão hiperlocal:
Além do acompanhamento em tempo real, a i4sea fornecerá à organização da NASCAR Brasil um conjunto de dados históricos de clima dos locais de disputa. O material inclui registros de anos anteriores nas mesmas datas das etapas, permitindo análises comparativas e apoio ao planejamento de montagens, estruturas, logística e operação dos circuitos.
Segundo a empresa, a combinação entre dados históricos e previsão hiperlocal aumenta significativamente a capacidade de antecipação de riscos — essencial para esportes a céu aberto.
Conteúdos exclusivos nos paddocks
A parceria também prevê ações de comunicação ao público. Durante os dias de evento, a i4sea exibirá microteasers informativos nos paddocks, inteligência climática para cada etapa, aproximando os fãs da dinâmica climática que influencia as corridas.
Tecnologia brasileira que ganha novos mercados
Fundada na Bahia em 2015 por oceanógrafos, a i4sea se consolidou como uma das principais empresas de inteligência climática do país. A startup cresceu atendendo portos e operações marítimas — como o Porto de Santos — e, nos últimos anos, expandiu seu alcance para setores como energia eólica offshore, engenharia costeira e agro.
A empresa levantou um aporte de R$7,5 milhões em abril de 2025, liderado pelo Fundo GovTech, para impulsionar a internacionalização e escalar sua plataforma i4cast®, que hoje entrega previsões com precisão de até 1 km e janelas operacionais que variam de 1 a 15 dias, oferecendo informações para a gestão de risco climático a longo prazo.
Ao ingressar no automobilismo, a i4sea leva para a NASCAR Brasil uma maturidade tecnológica já validada em setores altamente dependentes de clima — somando precisão, segurança e inovação para a maior categoria de automobilismo de turismo do país.
Sobre a i4sea
A i4sea é uma startup de inteligência climática fundada por oceanógrafos em Salvador (BA), em 2015. A empresa é especializada em previsões ambientais e meteoceanográficas hiperlocais para os setores portuário e de energia renovável (eólica offshore). Na prática, por meio de sua plataforma proprietária i4cast®, a i4sea entrega previsões altamente assertivas em um raio de 1 km e com antecipação de até 15 dias, auxiliando na otimização da logística e operação de seus clientes.
Ao conectar ciência de ponta e tecnologia inovadora às necessidades concretas de adaptação e operação em um cenário de mudanças ambientais cada vez mais evidentes, a i4sea se consolida como uma referência em inteligência climática e gestão de riscos operacionais. Recentemente, a empresa garantiu um aporte de R$ 7,5 milhões. A rodada de investimento foi liderada pelo Fundo GovTech, gerido pela KPTL e Cedro Capital, e contou com a participação da Polaris Investimentos.
A plataforma i4cast® já contribuiu efetivamente para a tomada de centenas de decisões, possuindo uma cartela de clientes de peso no Brasil e no exterior (incluindo Portugal e Chile), como o Porto de Santos, Vale e a Capitania dos Portos de Salvador.
Site: https://www.i4sea.com/pt-br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/i4sea/
O que você achou?
Carregando...