Home Estados Bahia Hospital Metropolitano disponibiliza pontos de apoio para romeiros do Círio de Nazaré
Bahia

Hospital Metropolitano disponibiliza pontos de apoio para romeiros do Círio de Nazaré

Envie
Hospital Metropolitano disponibiliza pontos de apoio para romeiros do Círio de Nazaré
Envie

Outubro é um mês especial para os paraenses, com a celebração do Círio de Nazaré, uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Para apoiar os romeiros, que vêm de diferentes regiões do Estado, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) disponibilizará pontos de atendimento, nos dias 7,8 e 9 de outubro, com curativos, massagens, hidratação e outros atendimentos multiprofissionais.

Com uma atuação histórica na festividade, a unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, disponibilizará neste ano, em parceria com a Cruz Vermelha do Pará, três pontos de apoio: na sexta-feira (7), em frente ao hospital, na BR-316; no sábado (8), em uma balsa flutuante durante a romaria fluvial; e domingo (9), na avenida Presidente Vargas, no bairro Campina, durante realização da procissão do Círio.

Realizado há mais de 200 anos na cidade de Belém, o evento é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

“Neste ano, temos a retomada das romarias, suspensas durante os dois anos de pandemia. É um momento histórico e de grande expectativa, e o Hospital Metropolitano estará presente, acolhendo os romeiros e proporcionando a experiência única de vivenciar a maior festividade religiosa do país, viva Nossa Sra. de Nazaré, desejamos um abençoado Círio a todo povo paraense. ”, destaca Thiago Zache, diretor Hospitalar da unidade. 

Pontos de apoio

Com uma localização estratégica de entrada e saída da capital, durante as festividades, em frente ao Hospital Metropolitano acontece, em diferentes momentos, a passagem da berlinda de Nazaré. O local também é trajeto de centenas de promesseiros, que chegam à cidade a pé advindos de outros municípios, e por isso, foi escolhido como primeiro ponto de apoio, na sexta-feira (7).

Entre os atendimentos multiprofissionais disponibilizados estarão verificação de pressão arterial, glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. As equipes se revezarão na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, além de fornecer água e lanches para que eles concluam com êxito a caminhada.

“É um caminho longo, difícil e debilitante. Por isso, oferecemos esse apoio para que sigam em frente com saúde e consigam concluir a procissão”, explica Roberta Cardins, do Escritório de Experiência do Paciente do HMUE.

No sábado (8), o Metropolitano estará presente no Círio Fluvial, com a Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com a Marinha Brasileira. Serão 20 leitos de urgência e um de Terapia Intensiva (UTI), para dar suporte ao evento. Além dos insumos e equipamentos, a unidade disponibilizará oito profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Natacha Cunha, enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa, integrará o time de atendimento do Metropolitano durante o Círio. “Atuo no evento desde 2010 e, pelo Hospital Metropolitano, desde 2019, quando fui admitida. Tive a grata surpresa de entrar justamente em um dos setores responsáveis pela organização dos pontos de atendimento aos romeiros. É um privilégio poder continuar participando como sempre fiz. Não é apenas trabalho, é uma honra”, declara a profissional, que participa pelo quarto ano seguido das ações da unidade.

Já no domingo (9), quando ocorre a maior e mais importante romaria, que reúne milhões de pessoas na cidade de Belém, as equipes da unidade estarão no Posto de Atendimento da Avenida Presidente Vargas, para realizar os primeiros-socorros.

“O Hospital Metropolitano é uma referência em saúde no Pará e não poderia ficar de fora desse evento tão grandioso que é o Círio de Nazaré. Nossas equipes estarão a postos, em locais estratégicos, para levar atendimento de qualidade e excelência aos paraenses, cumprindo nosso papel social além dos muros da unidade”, enfatiza Thiago Zache.

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie