Hora de agir: cinco dicas para organizar a vida financeira em 2022
0

Um novo ano é um bom momento para revisar os planos relacionados às finanças. É a melhor hora de analisar os gastos, estudar novos investimentos e compreender como o próprio comportamento financeiro pode ajudar a atingir as metas de vida.

Para auxiliar nesta tarefa, André Souza, Diretor de Investimentos do PagBank PagSeguro, preparou cinco dicas para manter os hábitos financeiros em dia, alinhar as expectativas e ajudar no desenvolvimento do orçamento. O PagBank PagSeguro é um banco completo e uma empresa líder em quantidade de clientes no segmento de maquininhas de cartão, que promove soluções inovadoras, inclusão em serviços financeiros e meios de pagamento.

 

  1. Estabeleça metas

Traçar metas com clareza e definir cada etapa do processo são pontos essenciais para o planejamento sair do papel. Deste modo, é possível manter o pensamento nos objetivos e diminuir o risco de cair em tentações e abandonar o compromisso. Um poderoso guia para quem não sabe por onde começar é o uso de técnicas, como, por exemplo, o método SMART, que orienta traçar as metas em cinco pilares. São eles:

  • Específica: o que eu quero? Por que eu quero?
  • Mensurável: Quanto preciso? Quanto poupar para atingir?
  • Atingível: É compatível com minha renda?
  • Realista: Qual a prioridade da meta?
  • Temporal: Em quanto tempo quero realizar? O que tenho que fazer esse mês, no próximo trimestre, no próximo ano?

“Ter metas é o primeiro passo para alcançar as conquistas financeiras. Elas servem como um guia para concretizar os objetivos. É um apoio para visualizar o que se quer alcançar e manter o foco sem sair do campo da ação”, ressalta André Souza.

 

  1. Mantenha o seguro em dia

É muito comum que, com a correria do dia a dia, não passe pela cabeça que imprevistos podem acontecer, seja um acidente com o celular ou até mesmo um problema de saúde. Por isso, manter os seguros em dia é extremamente importante, pois eles garantem o bem-estar, a tranquilidade e, também, a saúde financeira durante todo o ano.

O papel do seguro é evitar gastos surpresas com problemas que podem acontecer em nossa rotina: seja em casa, com o celular, com a sua saúde, etc. Diante de tantas possibilidades, o melhor é não arriscar a saúde e a segurança, nem das suas finanças e nem da sua família, e manter os seguros em dia para evitar imprevistos. A contratação do seguro residencial, por exemplo, pode ser muito útil não somente pelas coberturas, mas também pelas assistências 24 horas, com as quais você conta com serviços de chaveiro, encanador e eletricista, entre outros, além de descontos em medicamentos!

Além do Seguro Residência, o PagBank PagSeguro oferece proteção para você com o PagBank Seguro Pessoal, que é um seguro de vida completo, o Seguro Celular, que oferece coberturas em casos de quebra acidental, roubo ou subtração por arrombamento e derramamento de líquidos, e uma assistência saúde, que é o PagBank Saúde, com o qual você pode realizar consultas e exames com preços acessíveis. Todos esses produtos podem ser contratados diretamente pelo app PagBank.

 

  1. Melhore seus hábitos financeiros

A organização e o equilíbrio da vida financeira dependem muito das atitudes e dos hábitos. André Souza explica que as escolhas não são só racionais, e, por isso, é preciso entender como as emoções influenciam nas decisões financeiras. “Conheça seus hábitos e comportamentos, e, se possível, reduza ou elimine gastos desnecessários. Algumas mudanças serão importantes neste novo ano”, ressalta. “Pesquisar preços, listar o que precisa adquirir e evitar compras em muitas parcelas no cartão de crédito também são pontos de atenção”, indica o especialista.

 

  1. Fique de olho em promoções e descontos

Realizar pesquisas para aproveitar os melhores descontos em produtos e serviços que você necessita são ótimas práticas para manter as finanças em dia. Hoje, existem diversos sites com promoções e facilidades para o consumidor. Mas fique atento e utilize apenas portais confiáveis.

Cliente PagBank PagSeguro, por exemplo, ao recarregar o celular hoje, recebe bônus de internet extra de até 10GB e cashback de 2%. Além disso, o super app PagBank tem o Shopping PagBank, que reúne as melhores marcas e ofertas em só um lugar e ainda oferece dinheiro de volta em todas as compras.

 

  1. Revise seus investimentos

Dependendo da saúde financeira atual, começar a investir pode estar associado aos projetos futuros. Para quem está iniciando, André menciona o CDB, uma aplicação de renda fixa com baixo risco e boa rentabilidade. O valor aplicado fica separado do saldo da conta, e, assim, é possível guardar as economias e planejar o futuro. “Aqui, no PagBank PagSeguro, por exemplo, temos os melhores CDBs do mercado, com opções a partir de R$ 1, liquidez diária sem carência, rendimento maior que a poupança e, diferente dos concorrentes, é para todos e não só para os novos clientes. O CDB tem uma grande procura já que rende 110% do CDI (isso, atualmente, equivale a mais de 13% ao ano¹), tem garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos – e pode ser resgatado a qualquer momento”, comenta.

Outro excelente serviço financeiro é o Tesouro Direto, que são títulos acessíveis, a partir de aproximadamente R$ 30, para objetivos de curto, médio e longo prazos, com a garantia do Tesouro Nacional e rendimento diário. Neste modelo, o cliente tem a vantagem da taxa zero de custódia do PagBank. “Para diversificar ainda mais a carteira, é possível encontrar também no super app e site mais de 100 fundos de investimentos para todos os bolsos e perfis. E ainda temos ativos em Renda Variável, que são investimentos com mais riscos, pois estão sujeitos às oscilações do mercado brasileiro e estrangeiro, mas com maior potencial de ganho no médio e longo prazos”, finaliza o executivo.

Desde outubro de 2021, pelo Home Broker do PagBank, o cliente tem autonomia para investir em ações, fundos imobiliários, BDRs e ETFs, com quatro transações gratuitas no mês.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos



centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar