Home Entretenimento Teatro HOJE 14H: Projeto Viva o Museu Popular leva Teatro de Rua e Educação Patrimonial para Porto da Barra
Teatro

HOJE 14H: Projeto Viva o Museu Popular leva Teatro de Rua e Educação Patrimonial para Porto da Barra

Envie
HOJE 14H: Projeto Viva o Museu Popular leva Teatro de Rua e Educação Patrimonial para Porto da Barra
Envie

O projeto “Viva o Museu Popular” (@apombagem) realiza a última apresentação da temporada do espetáculo “O Museu é a Rua” dia 16 de junho (sexta), no Marco da Cidade (Porto da Barra), às 14h. O Grupo de Arte Popular A Pombagem leva arte de rua para monumentos públicos e praças de Salvador, reunindo teatro, música, dança, fotografia e educação patrimonial, contando a história da nossa cidade através de um monumento que muitas pessoas passam ao lado todos os dias, mas não conhecem sua simbologia. O evento é gratuito e aberto ao público.

A iniciativa nasce do Grupo de Arte Popular A Pombagem que atua há mais de 10 anos com educação patrimonial e teatro de rua. A proposta do projeto é entender e apresentar as ruas e praças como espaços museais, populares, acessíveis e repletos de patrimônio vivo. “O projeto mostra que o museu não é apenas um lugar físico, engessado, e pode ser uma experiência com um bem cultural de natureza material ou imaterial. Substituímos o edifício pelo território, o público pela comunidade, o estático pelo movimento e a coleção pelo patrimônio”, destaca Fabricio Brito, coordenador do projeto.

As apresentações que acontecem nos espaços públicos viram um museu a céu aberto, em que o monumento é a obra principal e o cenário é configurado para dar a ideia de uma exposição. As pessoas que passam pelo local são atraídas pela atmosfera artística e convidadas a interagir. “A gente dialoga com a cidade, não é um espetáculo fechado. Vamos interagindo com os mais diversos elementos daquele espaço, especialmente com os monumentos, contando sua história, suas representações, as memórias que estão ali materializadas. Isso desperta a atenção do público, que muitas vezes não tem ideia do que aquele monumento representa”, ressalta Fabricio.

O grupo de arte-educadores patrimoniais também ressaltam o propósito em contribuir com uma educação mais inventiva, com foco na cidade e na cidadania. “Nosso desejo é fazer com que a escola, principalmente a pública, dialogue com outros espaços de aprendizagem e reconheça o potencial pedagógico do teatro de rua, dos coletivos culturais e das praças públicas”, conclui o coordenador do projeto.

O espetáculo Museu é a Rua tem texto e direção de Fabricio Brito; figurino de Bia Gigante; a Preparadora de Corpo é Leila Kissia; a Preparadora de Voz é Camila Ceuta e a Preparadora de Capoeira é Alana Alves.

O projeto “Viva o Museu Popular” foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Inscreva-se para receber notícias sobre Teatro

Envie

RBN Stories