Siga-nos nas Redes Sociais

Tv & Famosos

História de Salvador será contada pela ótica indígena na TV Bahia

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

Terceira temporada de “Uma História Chamada Salvador” vai ao ar nos dias 26 de março e 02 de abril, logo após o Jornal Hoje

A capital baiana chega aos seus 473 anos no próximo dia 29 de março e muito dos usos e costumes soteropolitanos tem origem indígena. Para entender toda a contribuição desse povo nativo, a TV Bahia apresenta nos dias 26 de março e 02 de abril, após o Jornal Hoje, a terceira temporada do especial “Uma História Chamada Salvador”.    

Depois de abordar a história da capital baiana pelas óticas portuguesa e africana, em 2019 e 2020, os episódios deste ano vão mostrar uma Salvador com raízes nas contribuições dos habitantes que viviam no continente, antes da chegada dos portugueses. Escavações arqueológicas trazem à tona mais que artefatos, revelando a estreita e profunda convivência entre colonizadores e indígenas. 

De acordo com o Diretor de Conteúdo da Rede Bahia, Eurico Meira da Costa, “a proposta de contar a história de Salvador a partir dos seus povos originários nasceu há três anos e, agora, vamos encerrar esse ciclo dando luz às contribuições indígenas. Conseguimos unir historiadores, antropólogos e jesuítas para falar de inúmeras curiosidades que estão bem perto de nós e nem imaginamos sua origem histórica”.

Nesta terceira temporada, será possível compreender a herança que moldou o jeito de falar e de ser do baiano. Um sítio arqueológico parcialmente explorado e esquecido está em um dos bairros mais populares de Salvador, sendo que entre os itens que contam a história dos soteropolitanos e serão apresentados no especial, estão assadores, urnas funerárias, utensílios e armas de centenas de anos.

“As curiosidades presentes nestes episódios são diversas. Destaco uma pesquisa inédita feita com o DNA de 40 mil brasileiros que contará parte da história da colonização e do nosso povo. O resultado é surpreendente”, afirma o Diretor de Conteúdo da Rede, Eurico Meira da Costa.

Uma História Chamada Salvador tem a direção de Ana Luiza Carvalho, reportagem de Mauro Anchieta e imagens de German Maldonado, Clériston Santana e Jefté Souza. A edição é de Melissa Tavares e Douglas Oliveira. 

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Fonte

Divulgação Leia Mais

Estreia do “Balanço da Fama” promete movimentar o entretenimento brasileiro

Reprodução do Instagram Leia Mais

Amanda Fróes leva a melhor e Jojo Todynho perde processo

Atriz premiada em New Jersey vive vilã em longa – metragem dirigido por Edson Celulari Leia Mais

Atriz premiada em New Jersey vive vilã em longa – metragem dirigido por Edson Celulari

Globo/Beatriz Damy Leia Mais

Alvaro Xaro surpreende jurados no Dança dos Famosos e escapa da eliminação

Créditos: @adele, @scarlettjohanssonworld e @gabimartins | CO Assessoria Leia Mais

De Gabi Martins a Adele: conheça os pedidos mais bizarros já feitos por fãs a celebridades

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.