Conecte-se conosco

Entretenimento

História de antigo sanatório em Belo Horizonte é contada pelo canal Vim te Mostrar

Publicado

em

Um local que carrega uma parte importante e interessante da história de Belo Horizonte. Assim pode ser definido o antigo Sanatório Modelo, idealizado pelo médico Hugo Werneck e inaugurado em 1928, na região Norte da capital mineira para receber pacientes com tuberculose. O lugar, cercado pela Mata do Isidoro, teve a sua trajetória contada, junto com a do seu criador, pelo canal Vim te Mostrar, no YouTube, apresentado pelo jornalista Heberton Lopes.

Interessado em apresentar fatos que não são amplamente divulgados, o jornalista Heberton Lopes decidiu produzir um vídeo sobre o antigo Sanatório Modelo após assistir youtubers que invadiram o local há alguns anos para mostrar o prédio, que estava abandonado. “Vi aquelas pessoas entrando de forma ilegal, mas eu não faria o mesmo. Pesquisei, fui até o local duas vezes antes das gravações e soube que a Casa de Francisco, uma instituição mantida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, passou a administrar toda aquela imensidão de verde e história. Após acionar vários contatos e tentar falar com alguém responsável pelo imóvel por todos os meios possíveis, finalmente consegui um retorno, mas, infelizmente, a minha entrada não foi autorizada”, conta o jornalista.

De acordo com Heberton Lopes, o compartilhamento do roteiro chegou a ser oferecido para que fosse aprovado previamente. “Não costumo fazer isso. Na verdade, nunca fiz no Vim te Mostrar. Quando recebi um retorno negativo, queria provar que o meu objetivo ali não era depreciar ou criar sensacionalismo. Mesmo assim, não consegui. Eu entendo que a instituição queira proteger a imagem do local, que já foi taxado como assombrado e que sofreu com o abandono por quase uma década, mas confesso que fiquei um pouco chateado, pois seria um importante registro para a nossa história”, revela Heberton Lopes.

Ainda que tenha recebido um retorno negativo para a demanda de gravação na área interna do antigo Sanatório Modelo, o vídeo foi produzido com registros na entrada, imagens captadas na região e fotografias históricas. “Tentei ilustrar da melhor maneira possível e gostei do produto final, que, repito, não tinha o objetivo de causar sensacionalismo. Realmente é uma parte da história de Belo Horizonte que merece e deve ser contada. Recebi diversos feedbacks positivos e elogios. Mesmo que eu não tenha sido autorizado a entrar lá, fui tratado com profissionalismo pelo responsável que cuida do setor de comunicação e espero que a instituição tenha gostado da minha produção”, finaliza o jornalista.

Assista agora: https://youtu.be/WbWiDvuozjc

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA