Atividade com múltiplas funções, ler – além de entreter – reduz o estresse e protege contra o surgimento de doenças neurodegenerativas
Os temas relacionados aos “transtornos e à saúde mental” – que estiveram em alta em 2020 devido ao isolamento social causado pela pandemia – são o foco da campanha “janeiro branco” que, desde 2014, tem como objetivo despertar a humanidade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional.
De acordo com o médium e escritor espiritualista Odil Campos, é preciso ficar atento às emoções uma vez que os sentimentos, positivos ou negativos, liberam as mais diversas reações. Cultivar o positivo e evitar o desgaste de energia com temas negativos é fundamental. “A recomendação não é ficar alheio aos acontecimentos do mundo, mas não absorver emoções nocivas que tendem a baixar nossa vitalidade”, explica.
Neste sentido, orienta, “a leitura é uma ótima aliada no período em que muitas pessoas na América do Sul escolhem para descansar”. Embora não seja recomendado o ir e vir tradicional das férias e atividades de lazer por causa da pandemia, o livro e a leitura são bons companheiros para este momento.
Muito além do entretenimento
Além de ser uma forma de diversão e informação, a leitura é uma atividade com muitas funções. “Ela é um dos caminhos mais fáceis para o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. Ela repercute diretamente em nosso estado de ânimo e na saúde mental”, relata.
Odil Campos, autor de “A Consciência e Suas Energias” (ed. Flor de Lis, 180 págs., R$ 30), enfatiza que a leitura funciona como um suporte positivo para quem deseja manter o equilíbrio emocional. “Ela é uma espécie de exercício ao cérebro e reduz o estresse, pois envolve imaginação, estimula a mentalização e a criação. A necessidade de focar a atenção na história também afasta o leitor das mazelas do cotidiano e traz um alento necessário para esse momento que vivemos”.
Pesquisa desenvolvida pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e divulgada pela PUC-RS, também mostrou que ler reduz em até 68% os níveis de estresse, auxilia na diminuição da frequência cardíaca e alivia a tensão muscular, além de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. “Ou seja, ler auxilia no equilíbrio do pensamento e ações”.
Espiritualidade e saúde
O médium e escritor Odil Campos também é enfático quando o tema é espiritualidade e saúde. Para ele, “o lado espiritual – quando acionado por meio dos sentimentos de amor, compreensão, doação e fé – produz a sustentação da ação que nos fará superar momentos de fraqueza, raiva e ódio, nos conduzindo a um patamar mais elevado que, por sua vez, permite ter uma visão mais adequada, real e compreensiva daquilo que vivemos”.
O médium defende que a fé – cultivada também pelo hábito da leitura – afasta o ser humano de ações e atos negativos e possibilita a elevação do ser humano.
A consciência e suas energias
Para esse momento de férias, de planejamento, abertura da mente e do espírito para um novo ano que se inicia, Odil Campos recomenda a leitura de “A Consciência e Suas Energias”.
Nesta obra – quinto volume da série Alma e Espírito – além de promover uma discussão sobre a realidade, o autor explica a atuação e funcionamento das energias no universo, no ser humano e no espírito.
Segundo ele, enfrentar as próprias feras e se libertar é a tarefa mais difícil do homem, pois não é fácil reconhecer os próprios erros e tendências negativas. Contudo, se estivermos dispostos, podemos encontrar a verdadeira percepção que vai muito além da alma humana, daquilo que ousaríamos sonhar.
Sugestão de legenda
Leitura repercute diretamente em nosso estado de ânimo e auxilia na saúde mental