Conecte-se conosco

Leitura

Hábito de leitura: 5 livros ideais para investir nessa prática

Publicado

em

Hábito de leitura: 5 livros ideais para investir nessa prática
(Crédito: iStock)

Saiba como e por quais títulos começar

Talvez, você seja uma daquelas pessoas que na virada de ano prometeu que ia ler mais e acabou parando no segundo livro (ou pior, nem abriu). Ou aquela que quando era mais nova passava a tarde lendo livros e hoje não consegue terminar um. Ou até o tipo de pessoa que nunca teve o hábito da leitura. Se você se identificou, calma! Ainda há solução.

Ler melhora a criatividade, estimula o cérebro, ajuda no sono, aumenta sua bagagem de conhecimento e ainda aprimora a escrita. Esses benefícios são essenciais no dia a dia, seja em casa, no trabalho, na escola, em provas, vestibulares e testes de concursos abertos.

Já percebeu que as vantagens da leitura são grandes, né? Com o tempo, ler pode até se tornar uma diversão. Para isso, é preciso começar de algum lugar. 

Como começar a ler?

A maneira mais prática para criar o hábito de ler é optar por textos menos complexos, mais simples de serem compreendidos. Os livros mais indicados para iniciantes são aqueles que entretêm, como, por exemplo, os gêneros de imaginação, fantasia e aventura. O segredo é encontrar um livro capaz de abrir as portas da leitura para você. 

Agora que você já sabe algumas dicas, veja cinco indicações de livros para investir nessa prática.

Harry Potter – J. K. Rowling

Um dos livros mais conhecidos quando o assunto é fantasia, “Harry Potter” (ou HP, para os íntimos) é um dos queridinhos dos leitores. A história segue a trajetória do pequeno Harry, que descobre ser um bruxo e vai para Hogwarts, uma escola de magia. A coleção conta com sete volumes.

As crônicas de gelo e fogo – George R. R. Martin

“O inverno está chegando”. Outro favorito do mundo da fantasia, As crônicas de gelo e fogo conta a luta entre sete reinados pelo Trono de Ferro. A história é bastante conhecida pela série “Game of Thrones”, um sucesso mundial. A série possui cinco livros.

A menina que roubava livros – Markus Zusak

A história acontece na Segunda Guerra Mundial e é narrada pela morte. Ela relata a trajetória de Liesel, uma menina que fugiu três vezes do fim. Esse livro fez tanto sucesso que ganhou uma adaptação para o cinema.

O menino do pijama listrado – John Boyne

Conhecido popularmente pela adaptação em filme, “O menino do pijama listrado” te prende do início ao fim. Também na Segunda Guerra Mundial, o livro narra a história de uma amizade improvável entre um filho de um soldado nazista com uma criança judia no centro de concentração.

O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Talvez, seja a narrativa que mais cative novos leitores dessa lista. “O pequeno príncipe” é uma viagem filosófica. O livro conta a história de um piloto que cai no deserto do Saara e conhece um príncipe que o leva para conhecer outros planetas. Que tal embarcar nessa viagem? 

Boa leitura!

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *