Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Habilidades do futuro: Pensamento analítico e inovação ocupam o ranking das 5 principais habilidades no Fórum Econômico Mundial

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Como já sabemos, a pandemia acelerou as transformações que já estavam acontecendo pouco a pouco no mercado de trabalho, e diante disso o relatório do Futuro do Trabalho, pelo Fórum Econômico Mundial, apontou algumas habilidades que os profissionais precisam desenvolver para acompanhar as mudanças e as novas demandas. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira expõe as tendências e 5 dicas para auxiliar os profissionais nesta nova fase, focando no desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, análise e inovação.

Segundo o último Relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial (WEF), foram apontadas 15 habilidades essenciais para o futuro do trabalho, e estão no topo da lista o pensamento analítico e a inovação. Ainda destaca que o potencial de crescimento da adoção de novas tecnologias é dificultado pela escassez de habilidades e pela incapacidade para atrair o talento certo.

O relatório também mostra que a procura por qualificação de profissionais desempregados está mais direcionada às habilidades digitais como: análise de dados, ciência da computação e tecnologia da informação. Enquanto os profissionais empregados focam mais em habilidades comportamentais.

A palavra chave desse momento é a tão discutida requalificação, pois é a partir desse passo onde se consegue projetar um futuro com mais sentido, levando em consideração que nos próximos cinco anos as competências exigidas pelo mercado de trabalho mudarão, e já em 2025 de acordo com o Fórum Econômico Mundial, o tempo gasto em tarefas atuais no trabalho por humanos e máquinas será igual.

De acordo com a especialista, o relatório ainda aponta como tendência o aprendizado híbrido que mistura a oferta de treinamento por parte das empresas com outros conhecimentos por parte dos profissionais.

“O desafio das empresas em requalificar e dos profissionais em se qualificar ainda estará bastante presente em 2021. E vale mencionar que durante o ano de 2020, emergiram as habilidades de autogestão, como aprendizagem, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, e isto reforça descobertas anteriores sobre a importância do bem-estar para gerenciar e trabalhar remotamente.”, comenta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

E como se diferenciar?

Quando se fala em habilidades, se refere à capacidade de fazer o uso produtivo do conhecimento que se possui. E as habilidades do futuro são os diversos conhecimentos e formas de lidar com inúmeros desafios implementados na vida profissional, e até pessoal. Como por exemplo, o cenário da pandemia de COVID-19 gerou muitos desafios, e demandou de todos uma dose elevada de análise e inovação, portanto, de forma muito intensa a habilidade de pensamento analítico e inovação foi demandada.

Segundo a especialista, para ser capaz de absorver qualquer tipo de aprendizado, o cuidado com a saúde física e mental conta muito, pois é a partir de um corpo e uma mente saudável que se consegue manifestar o melhor de cada um.

“Muitos não entendem a importância de se cuidar da saúde, ainda mais falando sobre a vida profissional, mas é a partir de uma vida saudável que o profissional consegue equilibrar produtividade e ter bem-estar. Então, é primordial cuidar da saúde física para se relacionar melhor com as emoções, para que os julgamentos cessem, pois somente assim conseguiremos aprender com nossas experiências.”, finaliza, Toyama.

São ao todo 15 novas habilidades que precisaremos desenvolver até 2025 para acompanhar o ritmo da mudança e responder aos novos desafios. E para auxiliar os profissionais neste importante passo, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama trouxe 5 dicas para desenvolver a habilidade de pensamento crítico, análise e inovação:

1- Cuide do corpo para não comprometer sua capacidade de sentir o momento presente. Uma vida equilibrada e saudável, tendo em vista a presença da tecnologia na rotina de trabalho deve ser uma meta. Ergonomia, pausas programadas, ingestão de água, sono de qualidade, adoção de uma dieta balanceada são aliados neste processo;

2- Fique atento à forma como suas emoções interferem em sua análise. Para isso, planeje uma rotina e siga o planejamento. Não respeitar seu espaço pessoal leva a um estresse que prejudica o desempenho profissional;

3- Entenda que sua mente não é você, e sim um instrumento poderoso e você deve aprender usá-lo a seu favor: meditação, relaxamento, yoga, mindfulness, costuma ajudar;

4- Cuidado com o efeito manada e com as fakenews. Ao receber uma informação observe a intenção da fonte e procure fatos que contraponham essa versão. Isso também vale tanto para o trabalho, quanto para vida pessoal. Comentários paralelos, grupos de WhatsApp, redes sociais desconcentram e tiram o foco;

5- Vá além de reproduzir informações. Desenvolva a capacidade de inovar e colaborar com seus pensamentos. Pesquise novos conteúdos, relacione temas já tratados e transforme ideias em ações.

 

Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação Leia Mais

Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação

Artista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina Leia Mais

Artista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta Leia Mais

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta

Fragmentação de Placas Tectônicas: O Que Significa para as Américas Leia Mais

Fragmentação de Placas Tectônicas: O Que Significa para as Américas

Especialista orienta que zoonoses podem ser prevenidas por meio da correta higienização dos ambientes com pets Leia Mais

Especialista orienta que zoonoses podem ser prevenidas por meio da correta higienização dos ambientes com pets

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Publicado

em

Crédito: Luciana Morosini.
Crédito: Luciana Morosini.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.

No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.

O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Sobre o Quiosque Solidário

O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.

 

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos Leia Mais

Bolsa tem 5º recorde seguido e se aproxima dos 150 mil pontos

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica Leia Mais

Desemprego no Brasil Atinge Menor Taxa da Série Histórica

Continue Lendo

Notícias

Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação

Publicado

em

Foto: Divulgação

Jornalista e pós-graduanda em Marketing e Mídias, Priscila aposta na autenticidade como ponte entre marcas e pessoas.

Em um cenário em que a comunicação disputa espaço entre tantas vozes e formatos, a jornalista Priscila Sampaio tem se destacado pela forma como escolheu conduzir sua carreira: com autenticidade. Para ela, não basta apenas transmitir mensagens; é preciso estabelecer conexões reais.

“Trago muito do jornalismo comigo. Aprendi que comunicar é, antes de tudo, ouvir, entender e traduzir com clareza. É assim que consigo conectar marcas e empresas ao público de maneira verdadeira e relevante”, explica.

Atualmente, Priscila é jornalista contratada do Jornal O Estado e pós-graduanda em Marketing e Mídias na UniAteneu. Ao longo da trajetória, acumulou experiências em veículos como O Povo, Rede A Notícia do Ceará e TV Jangadeiro, além de rádios, jornais impressos e agências de publicidade. Essa pluralidade ajudou a moldar seu olhar estratégico, mas sem abrir mão da essência jornalística.

Foto: Divulgação

“Cada experiência me mostrou um lado da comunicação. Hoje, consigo unir criatividade e estratégia sem perder minha identidade. Acredito que a particularidade de cada profissional é o que dá força ao trabalho”, reforça.

Priscila vê a comunicação como algo além de técnicas ou métricas. Para ela, é também um exercício de sensibilidade. “Vivemos tempos de excesso de informação, mas o que realmente toca as pessoas é quando a mensagem tem verdade. É nisso que eu acredito e é assim que quero continuar trabalhando.”

Mais do que uma trajetória profissional, sua fala revela propósito. E talvez seja justamente essa busca por unir estratégia, criatividade e essência que torne Priscila Sampaio uma comunicadora de destaque em um mercado tão competitivo.

Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação Leia Mais

Priscila Sampaio: comunicar com verdade em tempos de excesso de informação

Artista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina Leia Mais

Artista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta Leia Mais

Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta

Fragmentação de Placas Tectônicas: O Que Significa para as Américas Leia Mais

Fragmentação de Placas Tectônicas: O Que Significa para as Américas

Especialista orienta que zoonoses podem ser prevenidas por meio da correta higienização dos ambientes com pets Leia Mais

Especialista orienta que zoonoses podem ser prevenidas por meio da correta higienização dos ambientes com pets

Continue Lendo

Negócios

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.

No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.

“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.

Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.

“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.

Serviço

XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)

Data: 3 e 4 de novembro de 2025

Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP

Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025



Leia Mais

Mercado de reestruturação: EXM Partners leva soluções inovadoras ao Congresso TMA Brasil 2025

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo



Leia Mais

Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium



Leia Mais

Design como Estratégia Invisível – O Poder Silencioso por Trás das Marcas Premium

Empresário do ABC realiza Business Trip internacional representando a Miswak Brasil e a AAS Supply Chain



Leia Mais

Empresário do ABC realiza Business Trip internacional representando a Miswak Brasil e a AAS Supply Chain

Qualidade de Vida e Vista Para o Mar: Descubra os Apartamentos Que Oferecem o Melhor de Balneário Camboriú



Leia Mais

Qualidade de Vida e Vista Para o Mar: Descubra os Apartamentos Que Oferecem o Melhor de Balneário Camboriú


Continue Lendo

Em Alta

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.