Setor representa 9,3% do PIB do Estado de São Paulo
O Estado de São Paulo, maior polo supermercadista do País, agora tem uma data oficial para reconhecer a importância do setor. O governo paulista sancionou, na última semana, a Lei n° 18.149/2025, que institui o Dia Estadual do Supermercadista, a ser celebrado anualmente em 12 de novembro.
A iniciativa é de autoria do deputado estadual Danilo Balas (PL), com coautoria da deputada Carla Morando (PSDB), e foi construída em parceria com a APAS (Associação Paulista de Supermercados).
“Ficamos honrados com a criação desta lei, que reconhece e valoriza um setor tão importante para a economia e para o dia a dia da população paulista. São mais de 24 mil lojas espalhadas pelo Estado, em um setor que emprega mais de 669 mil pessoas e representa 9,3% do PIB estadual”, destaca Erlon Ortega, presidente da APAS.
A definição da data para a homenagem remete à regulamentação da atividade supermercadista no Brasil, ocorrida em 1968, ano em que também foi fundada a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e a instituída o Dia Nacional do Supermercado.