São Paulo
Governo de SP inicia obras da ETE Pradópolis e apresenta o PRA em Ribeirão Preto
O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta sexta-feira (1) o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos do município de Pradópolis. O trabalho está sendo realizado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e pela Prefeitura Municipal de Pradópolis, que estão investindo, ao todo, R$ 12,6 milhões na construção da estação.
“São Paulo é o Brasil que dá certo. Aqui, governamos olhando nos olhos, pisando na terra, para conhecer os problemas reais das pessoas e buscando a solução”, afirmou Rodrigo Garcia.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Garcia ainda liberou R$ 1,6 milhão para obras de iluminação, infraestrutura e pavimentação do Distrito Industrial de Pradópolis. Em Ribeirão Preto, assinou convênio do Programa Rotas Rurais com 60 municípios, lançou o Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA) e entregou três novas variedades de açúcar para produtores rurais.
100% de esgoto tratado
A obra da ETE Pradópolis conta também com a participação, por meio de Parceria Público-Privada, da Usina São Martinho, que utiliza água do Córrego Triste para produção de açúcar. O tratamento de esgotos do município vai evitar acidentes ambientais na produção. Além de participar do investimento, a usina doou a área de cinco alqueires para a construção da ETE.
Localizada próximo ao Distrito Industrial, a estação tem capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos, beneficiando uma população de 22,3 mil habitantes (população projetada para 2030). As obras deverão estar concluídas em dezembro de 2022.
A construção da ETE inclui um conjunto de lagoas que fazem o tratamento com bactérias aeróbias e anaeróbias; uma estação elevatória, 2,4 mil metros de linha de recalque, 1,3 mil metros de dutos por gravidade, sistema de desinfecção por cloração e 5,6 mil metros de emissário. Este processo de tratamento apresenta baixo custo de implantação, grande simplicidade operacional, baixa produção de lodos e uma eficiência compatível com a legislação ambiental.
A estação permite a revitalização do Rio Mogi-Guaçu e Ribeirão da Onça, afluente do rio Tietê, com a remoção de aproximadamente 42 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado “in natura” nesses cursos d’água. A ETE tem também um importante papel como agente de prevenção na saúde, reduzindo o risco de disseminação de doenças hídricas.
Regularização de propriedades
Em Ribeirão Preto, o Vice-Governador Rodrigo Garcia participou do lançamento do Manual Técnico Operacional do Programa de Regularização Ambiental Rural (PRA), uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O lançamento faz parte do “Programa Agro Legal” e tem como objetivo auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o código florestal.
“Esse Programa que estamos lançando vai estabelecer novos investimentos no meio ambiente do Estado de São Paulo e dar segurança para o agricultor. São Paulo está novamente dando exemplo: é o estado mais desenvolvido no Brasil e o que mais respeita o meio ambiente”, destacou Garcia.
O produtor rural terá orientação técnica e tecnologia para diagnosticar sua área, monitorar e acompanhar todo o processo. O que permitirá abertura de novos mercados, valorização dos seus produtos e sua propriedade e ainda o reconhecimento oficial de regularidade ambiental, facilitando o acesso ao crédito e benefícios estatais.
Rotas Rurais
Na ocasião, foram firmados convênios para o Programa Rotas Rurais com 60 munícipios. A iniciativa visa inserir propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa. Para isso, cria um Código de Endereçamento Rural Digital (CERD) para cada propriedade e estabelecimento rural paulista. Esse código funciona como um CEP rural personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.
O recurso ainda indica como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. As prefeituras recebem um mapa com todos os CERD da sua área rural e podem utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional.
Entre os municípios que serão beneficiados, estão: Altinópolis, Batatais, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, São José da Bela Vista, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luiz Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Gama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
Variedades de açúcar
Durante o evento que aconteceu no Instituto Agronômico de Ribeirão Preto, foram apresentadas três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor sucroenergético brasileiro. Os novos cultivares envolvem elevada produtividade e resistência às principais doenças da cultura, porte ereto, com indicação para diversos ambientes e ótimos desempenhos em diferentes regiões brasileiras.
As três trazem a possibilidade de plantios nas regiões de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia e Tocantins. Cada uma carrega características que as adaptam às diversas condições de ambiência, apresentando resultados que dependem de sua instalação de acordo com os nichos previstos no desenvolvimento feito pelo Programa Cana IAC.
O Programa Cana IAC disponibiliza as orientações sobre as variedades como se fosse uma “bula”, com todas as características dos materiais biológicos e seus respectivos desempenhos de acordo com o ambiente onde são plantados.
Ricardo Macario
Link
São Paulo
Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades
Mercado de emprego no segmento de eventos: uma nova onda de oportunidades
O setor de eventos que engloba buffets, serviços de recreação, decoração, gastronomia, locação de equipamentos, cenografia e muito mais está passando por uma fase de transformação e crescimento acelerado. Essa mudança traz consigo demandas inéditas por profissionais especializados, criando oportunidades de emprego diversificadas e desafiadoras.
Um panorama do setor
Segundo informações divulgadas pelo site oficial da Grupo Lush Eventos, a indústria global de eventos atingiu US$ 1,55 trilhão em 2023, com um aumento de cerca de 37,5% em relação a 2022.
Essa escalada reflete a retomada pós-pandemia, o aumento de celebrações personalizadas principalmente no segmento infantil de luxo e a busca por experiências cada vez mais completas e sofisticadas.
Novas exigências geram novas funções
Com a demanda por eventos que ofereçam “experiência 360º” gastronomia autoral, recreação, atrações interativas, produção personalizada surgem funções que vão além do tradicional cerimonialista ou monitor de recreação. Algumas das especializações e perfis em alta incluem:
- Produtor de evento especializado em festas de alto padrão (1 a 7 anos, por exemplo)
- Coordenador de recreação com foco em oficinas temáticas e interativas
- Especialista em gastronomia autoral para eventos (menus personalizados, finger foods, estações temáticas)
- Profissional de decoração/cenografia com domínio estético elevado e customização
- Gerente de operações ou logística para buffets premium, garantindo atendimento “do primeiro contato ao pós-evento”
- Equipe de atendimento consultivo e vendas, capaz de orientar famílias de classe alta sobre pacotes, datas, atrações e cardápio
A visão de Shyrly Cristofoletti
Para Shyrly Cristofoletti, liderar um grupo com 19 empresas que atuam em buffets, restaurantes, cenografia, como a Voila, locação e entretenimento permite entender as múltiplas frentes de emprego no setor. Em entrevista, ela afirma:
“Os pais de hoje não buscam apenas uma festa bonita. Eles querem experiências únicas, memoráveis, que garantam conforto, segurança e diversão para toda a família. Cada detalhe precisa ser cuidadosamente planejado.”
E completa:
“Quando os pais escolhem um buffet de luxo, sabem que cada criança será cuidada com atenção especializada. Isso permite que eles desfrutem da festa sem preocupações.” (referindo-se ao valor da equipe qualificada)
O que esse cenário significa para quem busca emprego?
- Valorização da especialização: Profissionais com formação ou experiência em recreação educacional, gastronomia, design de experiências, produção de eventos e atendimento premium têm vantagem competitiva.
- Interdisciplinaridade: Como eventos premium demandam integração entre gastronomia, recreação, decoração e logística, o perfil ideal é aquele que entende de mais de uma área ou sabe trabalhar em times multidisciplinares.
- Flexibilidade e sazonalidade: O segmento de eventos ainda tem alta sazonalidade feriados, meses de férias, datas comemorativas concentram demanda. Isso significa tanto oportunidades temporárias quanto necessidade de adaptação.
- Cultura de experiência e hospitalidade: O “produto” de um buffet de luxo é a experiência portanto, soft skills como atendimento, empatia, criatividade e comunicação são tão importantes quanto habilidades técnicas.
- Capacitação e qualificação constante: Tendências como oficinas interativas, gastronomia autoral, atração personalizada e todo o atendimento consultivo fazem com que o profissional de eventos de luxo deva estar sempre atualizando suas técnicas, estéticas e repertório.
Desafios e cuidados para quem quer ingressar
- Exigência de altos padrões operacionais: infraestrutura de alto nível, equipe treinada e padronização de qualidade elevam o nível de complexidade para quem integra as equipes.
- Pressão por resultado e entrega “sem falhas”: em um evento de luxo, erros mínimos podem comprometer a experiência o profissional precisa lidar bem com imprevistos e trabalhar com excelência.
- Expectativas elevadas dos clientes: Pais que investem valores médios altos (por exemplo, ticket médio de cerca de R$ 20 mil em buffets premium) esperam que tudo ocorra com precisão e cuidado.
- Competição e diferenciação: Como o segmento cresce, mais empresas entram nessa faixa de mercado é preciso destacar-se pela qualidade, portfólio ou especialização.
Tendências futuras de emprego no setor
- Maior automação e tech aplicada a eventos (apps de monitoramento, check-in digital, realidade aumentada para recreação)
- Profissionais especializados em ESG em eventos (sustentabilidade, alimentação saudável, logística consciente)
- Curadoria de experiências híbridas (físicas + streaming)
- Produção de conteúdo para eventos e marketing de experiência (a “festa” como conteúdo digital)
- Crescimento de roles freelance ou por projeto eventos premium podem demandar consultores, especialistas ou equipes pontuais
Conclusão
O mercado de emprego no segmento de eventos em especial na faixa de festas premium está em expansão e passando por uma fase de profissionalização intensa. Surge uma nova geração de funções e perfis que unem criatividade, operação, atendimento e especialização técnica. Segundo Shyrly Cristofoletti, o diferencial não está só no espaço ou nos equipamentos, mas na capacidade de criar uma experiência memorável, com equipe qualificada que dá segurança aos pais e entrega excelência.
Para quem busca entrar ou se aprofundar nesse mercado, o convite é claro: invista em sua qualificação, entenda o valor da experiência e esteja pronto para atuar com excelência num segmento que valoriza cada vez mais o profissional.
https://voilafestas.com.br/Loja/Home
Shyrly Cristofoletti é empresária e CEO do Grupo Lush Eventos, uma holding que reúne atualmente 19 empresas dos setores de entretenimento, buffets infantis, restaurantes, institutos de saúde e estética e uma distribuidora de vinhos, além de negócios voltados à locação de equipamentos e cenografia. Visionária e apaixonada por inovação, Shyrly se destaca por promover experiências únicas e por impulsionar o crescimento do setor gastronômico e de eventos, consolidando o Grupo Lush como referência em hospitalidade e bem-estar.
São Paulo
Lançamento da segunda edição de “Inteligência Emocional Feminina”, de Simone Salgado, movimenta São Paulo
A empresária brasileira relançou o livro, que é best seller, na capital paulista
Na última segunda-feira, 30 de setembro, o Shopping Pátio Higienópolis foi palco de um evento que uniu negócios, literatura e inspiração. A empresária e escritora Simone Salgado lançou a segunda edição de Inteligência Emocional Feminina em uma noite que reuniu jornalistas, empresários e convidados em torno de reflexões poderosas sobre liderança, autoconhecimento e protagonismo feminino.
Com uma trajetória consolidada há mais de 25 anos nos Estados Unidos, Simone é fundadora do S.Group Investments, conglomerado que atua nos setores financeiro, varejista e educacional. Reconhecida internacionalmente por obras como Gestão com Gentileza — lançado no Museu do Louvre, em Paris — a autora voltou ao Brasil para dois momentos estratégicos: o relançamento de seu livro e a realização do Conexão Brasil USA, encontro internacional que estreou em Alphaville, São Paulo, além de visitas a empresas para analisar oportunidades de internacionalização.
A nova edição de Inteligência Emocional Feminina chega ampliada e atualizada, com a proposta de servir como guia prático para mulheres que desejam equilibrar vida pessoal e carreira, fortalecendo sua capacidade de liderar, transformar e inovar sem abrir mão da sensibilidade.
Durante sua fala, Simone ressaltou a força do tema:
“A inteligência emocional é uma ferramenta essencial para que a mulher contemporânea consiga se posicionar, liderar e se realizar em todas as áreas da vida. Esse relançamento em São Paulo é um marco especial da minha jornada, que se fortaleceu nos Estados Unidos e hoje conecta histórias de mulheres brasileiras e de outros países.”
O evento, realizado na Livraria da Vila, reforçou a relevância de Simone como referência em liderança, autodesenvolvimento e protagonismo feminino.
O ciclo de lançamentos segue com novas agendas: no sábado, 4 de outubro, a autora estará em Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, para outro encontro com leitores e lideranças locais, ampliando o alcance da mensagem transformadora de Inteligência Emocional Feminina.
SOBRE SIMONE SALGADO:
Empresária brasileira radicada nos EUA, há 26 anos, Simone lidera negócios em fintech, varejo, educação e investimentos. Autora de 4 livros e mentora com atuação internacional.
Instagram: @simonesalgadousa
Youtube: https://www.youtube.com/@SimoneSalgadoUSA
São Paulo
Dia das Crianças no Shopping Jardim Oriente será comemorado com atividade gratuita Bobbie Goods
O centro de compras traz a arte de colorir canecas que as crianças poderão levar como brinde para a casa. Para o período da data comemorativa, o shopping espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5%.
O Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, traz a febre do momento para o Dia das Crianças, que é a pintura Bobbie Goods. Elas receberão gratuitamente canecas pré-desenhadas para colorir no shopping e levar para casa como lembrança. A brincadeira totalmente gratuita é para a garotada a partir de 3 anos. A atração será de 3 a 12 de outubro, em 3 horários: 14h, 16h e às 18h. A atividade ficará em frente da loja C&A, dura 30 minutos e terá a monitoria da parceira KNN Idiomas.
Para participar é necessário fazer a inscrição pelo sympla, o link será disponibilizado a partir do dia 30 de setembro nas redes sociais do centro de compras.
“A ideia da brincadeira é desconectar as crianças do mundo virtual, é ela ter o prazer e o orgulho da realização do faça você mesmo e ainda possa levar sua pintura exclusiva para a casa”, contou Glaucia Acciarito,
A origem do Bobbie Goods foi nos Estados Unidos, com a ilustradora Abbie Goveia, que criou um livro para colorir. Os desenhos geralmente são simples, cativantes e retratam animais ou situações cotidianas. A ideia foi estimular a criatividade, o foco e relaxar. A editora HarperCollins foi quem trouxe a linha para o Brasil, mas, com o sucesso, outras editoras e marcas alternativas desenvolveram os livros e também outras opções para colorir.
Mais Opção: Parque Brincarte
Outra opção no Shopping Jardim Oriente para o Dia das Crianças é o Parque Brincarte, que já começou no último final de semana (27 e 28 de setembro), para a garotada, de 4 a 12 anos. O objetivo dos organizadores também com esta atividade é tirar as crianças das telas e trazê-las para interação e vivências, com três estações: circo, labirinto e brinquedos naturais. As brincadeiras serão no Ginásio de Eventos, e a nova sessão será nos dias 11 e 12 de outubro. O ingresso para a sessão é o valor promocional de R$40 e pode ser adquirido pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/parque-brincarte-um-circuito-ludico-de-experiencias/3104300
Expectativa de Vendas
As vendas para o Dia das Crianças servem de termômetro para as datas da Black Friday e Natal. O Shopping Jardim Oriente espera vender 12% e que o fluxo de pessoas seja de 5% com relação a 2024. As apostas para presentes são brinquedos, artigos colecionáveis, eletrônicos educativos, vestuário e calçados. Segundo economistas, o gasto com a garotada deve variar entre R$50 a mais de R$500.
“Todo o shopping se prepara para o Dia das Crianças, tanto as lojas quanto os comerciantes das áreas de alimentação e entretenimento. Temos opções para a comemoração em família e estamos bem otimistas para as vendas”, declarou Alexandre Balúgoli, gerente geral do Shopping Jardim Oriente.
Shopping Jardim Oriente: Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP. www.shoppingjardimoriente.com.br. Estacionamento: GRATUITO
Sobre o Shopping Jardim Oriente
O Shopping Jardim Oriente, administrado pela AD SHOPPING, está localizado na Zona Sul de São José dos Campos. O empreendimento conta com Hipermercado de 5.300 m², dez âncoras, Pet Center e o cinema mais moderno do Brasil da rede Cinépolis, com salas VIP, Júnior e Macro XE. São 2.032 vagas gratuitas de estacionamento, e o local está em fase de expansão para se tornar um complexo multiuso com torres residenciais e comerciais.
Sobre o Grupo AD
Com mais de 30 anos de atuação, a AD Shopping está presente em todas as regiões do Brasil, com 43 empreendimentos de variados formatos. Em 2021, lançou a plataforma AlugueON, que facilita a locação de lojas, quiosques e mídia nos shoppings. Saiba mais em: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br.
Assessoria de Imprensa do Shopping Jardim Oriente: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799 – Solução Textual Assessoria (@solucaotextual)
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática





