Home Estados São Paulo Governo de SP inicia a Operação Chuvas de Verão 2022/2023
São Paulo

Governo de SP inicia a Operação Chuvas de Verão 2022/2023

Envie
Governo de SP inicia a Operação Chuvas de Verão 2022/2023
Envie





Durante o evento, foram entregues ainda 477 viaturas às defesas civis municipais




O governador Rodrigo Garcia deu início nesta quinta-feira (1º) à Operação Chuvas de Verão 2022/2023. O evento realizado pela Defesa Civil Estadual reuniu representantes de 177 cidades que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e contou com ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação durante a Operação Chuvas de Verão. Além disso, foram lançadas as campanhas “Não se Arrisque”, “Projeções meteorológicas para o verão” e “Ações do Departamento de Proteção e Defesa Civil” pela Defesa Civil Estadual.

“Os desafios das chuvas de verão são sempre muito grandes, principalmente no estado como o nosso, que tem muitos relevos acidentados. Então, cada ano o governo se prepara com compra de equipamentos, faz treinamentos e fortalece o sistema de Defesa Civil, justamente para evitar mortes e tragédias. Nós vamos continuar investindo em infraestrutura e habitação de qualidade”, disse Rodrigo Garcia.

Nos meses que antecederam a Operação Chuvas de Verão, equipes volantes da Defesa Civil percorreram o estado de São Paulo capacitando os agentes de defesa civil municipal. Foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências, como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, que serão multiplicadores em suas regiões.

A Defesa Civil do Estado trabalha com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. O Estado conta com 813 instrumentos de identificação de risco, que atendem 322 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações.

Estes instrumentos de setorização e mapeamento de risco são oferecidos aos municípios por meio de estudos que, além de estimar a potencial ocorrência de um evento adverso – como deslizamentos de terra e inundações -, também levam em conta as características dos elementos a ele expostos – como pessoas e edificações – e seus possíveis impactos. Sua finalidade é fornecer subsídios para a gestão de riscos e a prevenção de desastres ao poder público municipal.

Durante o evento, foram entregues ainda 477 viaturas da Defesa Civil para 31 municípios paulistas. A entrega faz parte da ação de aparelhamento, para o fortalecimento das Defesas Civis Municipais. Ao todo já foram entregues 478 viaturas, com um investimento de R$ 76 milhões.

Inovações Operação 2022

Nos últimos meses, os diretores da Defesa Civil vêm se reunindo com outros órgãos para discutir a implantação de novas tecnologias para prevenção de desastres e consequentemente preservação de vidas. Um exemplo disso é o monitoramento das encostas por sensores que captam a movimentação do solo e com isso emitem alertas para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. Já há um projeto piloto em andamento no município de Franco da Rocha.

A população já conta com a emissão de alertas pelo WhatsApp. Agora, além do envio dos alertas pelo SMS 40199, as mensagens são recebidas pelo aplicativo de conversas instantâneas. Basta um cadastro enviando uma mensagem para o número 61-2034-4611 e seguir as orientações do chatbot.

Outra importante inovação é a ferramenta de monitoramento em plataforma georreferenciada, capaz de identificar, em tempo real, áreas com possibilidade de deslizamento de terra em todo o território do estado de São Paulo. A nova tecnologia foi desenvolvida pela Climatempo e disponibilizada para a Defesa Civil Estadual. A ferramenta utiliza dados de estações meteorológicas de superfície, satélites e radares.

Os dados gerados por estes instrumentos suportam os modelos de previsão que juntamente com o histórico de ocorrências do banco de dados da Defesa Civil, elaboram as previsões. Com uso de inteligência artificial todas estas informações são cruzadas e é possível estimar locais com risco iminente a sofrerem um deslizamento de terra. Este monitoramento será disponibilizado em operação de 24 horas durante o período chuvoso, quando estaremos emitindo boletins, avisos e alertas.

Gov. SP

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Zurich Seguros abre inscrições para seu programa de estágio

Zurich Seguros abre inscrições para seu programa de estágio

Leia Mais
Dia dos Pais se Aproxima e Shopping Jardim Oriente Registra Crescimento de Vendas e Participação na Campanha

Dia dos Pais se Aproxima e Shopping Jardim Oriente Registra Crescimento de Vendas e Participação na Campanha

Leia Mais
Empresa de Cosmética Capilar de São José dos Campos Investe em Modelos de Negócio Mais Sustentáveis

Empresa de Cosmética Capilar de São José dos Campos Investe em Modelos de Negócio Mais Sustentáveis

Leia Mais
Tudo sobre a Reforma Tributária será o Assunto do Webinar ASSECRE

Tudo sobre a Reforma Tributária será o Assunto do Webinar ASSECRE

Leia Mais
Envie