Home Estados São Paulo Governo de SP apresenta projetos do Plano Estadual de Ação Climática na COP26
São Paulo

Governo de SP apresenta projetos do Plano Estadual de Ação Climática na COP26

Envie
Default Featured Image
Envie


Comitiva desembarca neste sábado (30) no Reino Unido para o maior encontro ambiental do mundo



O Governador João Doria participa, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, da COP26 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas), que ocorre em Glasgow, na Escócia. A comitiva de São Paulo vai se reunir com representantes de coalizões internacionais pelo clima, além de especialistas ambientais e empresários interessados em contribuir com projetos e empreendimentos no âmbito da economia verde fomentada pelo Estado.

São Paulo chega à COP26 para reafirmar o compromisso estadual com as metas do Acordo de Paris. O Estado foi o primeiro na América Latina a aderir às campanhas da ONU – Race to Zero e Race to Resilience – por meio de decreto, com o objetivo de reduzir e mitigar as emissões dos chamados GEE (Gases de Efeito Estufa). As diretrizes para o novo Plano Estadual de Mudanças Climáticas serão apresentadas durante as reuniões, além dos resultados do Acordo Ambiental SP que já recebeu mais de 800 adesões voluntárias de empresas, indústrias, Prefeituras e associações.

Também será anunciado o investimento de R$ 100 milhões em pesquisa para preservação da Amazonia, por meio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e em parceria com outros governos subnacionais para que o país alcance resultados satisfatórios na área ambiental. São Paulo também adotou medidas como a criação de uma nova modalidade do órgão de defesa do consumidor, o PROCON Ambiental, para fiscalizar a circulação de madeira ilegal no estado, e a regulamentação do programa CADMadeira, cadastro de pessoas jurídicas que comercializam produtos derivados da flora brasileira para identificar a origem das matérias-primas.

No campo de tecnologia, o hub de inovação IdeiaGov, do Governo do Estado, realizou a 2ª edição do Programa de Aceleração NET ZERO 2050, em parceria com o Consulado Britânico, a Connected Places Catapult, a InvestSP e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Houve a seleção de projetos de 35 startups (20 latino-americanas e 15 do Reino Unido) com sugestões ambientais para apresentação a líderes globais e investidores na COP26.

Agenda
O Governador João Doria abre a participação na Conferência do Clima durante o encontro sobre o “Dia Mundial das Cidades”, promovido pela principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, o ICLEI, além do Governo da Escócia.

Doria deve participar ainda da abertura oficial do evento, de palestras com autoridades ministeriais, prefeitos e representantes locais, além de uma exposição no painel da UNFCCC – a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

marjorie

Link

Envie

RBN Stories