Governo anuncia reajuste da merenda escolar após seis anos sem aumento de valores. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) repassa recursos para estados e municípios para a alimentação de estudantes de creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos, escolas indígenas e quilombolas. Atualmente, os valores variam de R$ 0,32 a R$ 1,07 por estudante, dependendo do nível de ensino e do tipo de escola. O anúncio oficial será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Palácio do Planalto, em Brasília.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o reajuste será superior à inflação acumulada nos últimos seis anos, mas não antecipou os novos valores. O aumento é uma medida importante para garantir a qualidade da alimentação dos estudantes e incentivar a permanência deles na escola, além de estimular a agricultura familiar.
Na mesma solenidade, o presidente Lula apresentará a plataforma Mãos à Obra, que servirá como base para o mapeamento de obras paralisadas no país que precisam ser retomadas. Prefeitos e dirigentes de entidades municipalistas serão responsáveis por alimentar a base de dados do programa. As prioridades incluem equipamentos de saúde, educação, esporte, cultura e unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O prazo para inclusão das informações é até 10 de abril deste ano.
Com informações da Agência Brasil