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Gotcha e GT7 promovem talk sobre consumo regional com a Rede Globo

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Divulgação: Gotcha | Legenda - Da esquerda para a direita: Marília Câmara, especialista de Insights de Mídia & Mercado na Globo, Ricardo Caldas, executivo de negócios da Globo São Paulo, Danilo Tonelli, diretor de mídia da Gotcha, Cláudia Kalim, CoCEO da Gotcha, Vitor Castro, executivo de Vendas da Globo Núcleo Agências e Tatiana Giovani, analista sênior de Insights de Mídia & Mercado na Globo
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Equipe de Inteligência de Mercado da emissora compartilhou dados de estudo proprietário sobre as tendências de consumo e comunicação focados na região Nordeste

Em mais uma edição do GTalks, evento de debates e aprendizado do hub de comunicação Gotcha, em parceria com a GT7, unidade de negócios do Grupo TODOS Internacional, as empresas promoveram um encontro exclusivo em sua sede, reunindo clientes e colaboradores para uma apresentação conduzida pela equipe da Globo. O talk destacou o estudo proprietário da emissora, “Diálogo com os Brasileiros”, sobre as tendências de consumo e comunicação na região Nordeste, revelando insights importantes e cenários desafiadores para uma comunicação assertiva sobre públicos específicos.

O estudo apresentado, que explora as dinâmicas culturais e as preferências dos consumidores nordestinos, revelou uma mudança significativa na forma como as marcas devem se aproximar desse público. A pesquisa apontou que, em todo o Brasil, há uma crescente demanda por representações autênticas e diversificadas, com apenas 22% das pessoas se sentindo representadas pela publicidade atual. Ao mesmo tempo, 87% dos brasileiros expressaram preferência por ver diferentes sotaques nas telas, evidenciando um desejo de inclusão e diversidade.

O Nordeste reconquistou recentemente o status de segundo maior mercado de consumo do Brasil, mais um dado que desmistifica a ideia de que o país “acontece” no eixo Rio-São Paulo. Dentro dessa região, 42% dos pernambucanos afirmam ter mais orgulho de serem nordestinos do que de serem brasileiros, destacando a importância de uma comunicação que valorize e respeite a identidade local. 

Neste cenário, falar “com” o público, aproxima; e falar “sobre” ele, afasta, como apontaram os executivos. Isso porque não se trata apenas de abordar uma cultura, mas de permitir que os próprios indivíduos sejam os protagonistas das narrativas. “Na apresentação da Globo, entendemos que falar ‘com’ é entender e respeitar a visão local, enquanto falar ‘sobre’ é manter uma perspectiva externa, que pode ser desatualizada, afastada e as marcas precisam estar atentas a isso. Cocriar com as comunidades locais pode oferecer novas perspectivas inspiradoras para a comunicação”, comenta Cláudia Kalim, CoCEO da Gotcha.

O estudo revelou ainda que o desejo de uma representação mais fiel é uma oportunidade para atualizar tradições e apresentar uma visão mais completa do Brasil para os próprios brasileiros. A pesquisa aponta que marcas que se envolvem de maneira mais autêntica e colaborativa têm o potencial de se conectar de forma mais significativa com os consumidores. Para Mariana Rangel, diretora de marketing da GT7, “a ideia comum de regionalismo que posiciona o Sudeste como centro das narrativas brasileiras é limitada. O Nordeste tem suas próprias histórias e tendências, que devem ser reconhecidas e valorizadas, e a comunicação deve refletir essa realidade para ser verdadeiramente eficaz”.

Ricardo Caldas, executivo de negócios da Globo São Paulo, destacou a importância do evento promovido pela Gotcha e GT7. “Promover encontros como este, que não apenas envolvem o público interno da agência, mas também clientes, é uma ótima oportunidade para compartilhar informações e conhecimento”, destaca. “Quanto mais qualificado e informado o mercado estiver, melhor será para a tomada de decisões e para a escolha de soluções publicitárias. Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade de contribuir para isso.”

A pesquisa apresentada pela Globo aos clientes e colaboradores da Gotcha e da GT7 reforça a necessidade de uma abordagem mais integrada e regionalizada, destacando a importância de ouvir e compreender o público-alvo em seu contexto cultural específico. Representantes de grandes marcas clientes da Gotcha estiveram presentes e acompanharam o evento, entre eles Cartão de TODOS, Allp Fit, AmorSaúde, Niky, Refuturiza, Allcom Telecom, Mundial, Castelo Alimentos, entre outros.

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