Nos dias 1º e 2 de abril, a GoSolos, em parceria com a Bioagreen, realiza evento no Rio Grande do Sul, nas cidades de Tapera e São Luiz Gonzaga, para apresentar um novo olhar sobre a produtividade no campo. O objetivo é mostrar como ferramentas de diagnóstico do solo, como a metagenômica, podem ser decisivas para orientar estratégias de manejo mais inteligentes, personalizadas e eficientes. A temática do primeiro dia de evento será O Solo como Resposta: superando desafios produtivos com metagenômica e bioinsumos e no segundo dia será abordada A Produtividade sem Barreiras: como a microbiologia do solo impacta o manejo irrigado – case Sementes Cambaí (áreas irrigadas). O encontro, voltado para agrônomos, técnicos, produtores rurais e empresas do setor agrícola.
Vânia Pankievicz, CEO da GoSolos explica que durante o evento serão discutidos os desafios enfrentados em áreas irrigadas, onde, mesmo com boas condições hídricas, os resultados nem sempre correspondem às expectativas. “A seca é um problema, mas não é o único fator limitante da produtividade. Muitas vezes, a chave está na qualidade biológica do solo, na interação entre microbioma, fertilidade e manejo, e na forma como diferentes práticas agrícolas impactam a construção do solo ao longo do tempo. A chave para superar esses limites pode estar na qualidade biológica do solo”.
O evento também apresentará um estudo de caso real da Sementes Cambaí, mostrando como a análise metagenômica ajudou a identificar gargalos produtivos e a otimizar estratégias para melhorar o desempenho da lavoura. “Esse encontro é voltado para quem busca informação técnica de alto nível e quer adotar estratégias baseadas em ciência para superar os limites da produtividade e garantir rentabilidade e sustentabilidade para as próximas safras”, finaliza Vânia.
Programação do evento:
1º Dia – 01/04/25 – TERÇA-FEIRA
LOCAL: Tapera – RS – COOPERATIVA COTRISOJA
O SOLO COMO RESPOSTA: SUPERANDO DESAFIOS PRODUTIVOS COM METAGENÔMICA E BIOINSUMOS
19h30 – Recepção – Momento para networking e recepção dos participantes
Abertura: Bioagreen
- A revolução da metagenômica no campo – Palestrante: Especialista da GoGenetic Agro – Vânia Pankievicz – Conteúdo: Introdução à metagenômica e seu impacto na agricultura
- Interpretando o laudo de metagenômica: da análise à tomada de decisão Palestrante: Especialista da GoGenetic Agro – Vânia Pankievicz – Conteúdo: Apresentação prática de um laudo de metagenômica e como ele pode guiar manejos mais eficientes.
- Bioagreen – Tomada de decisão com as informações metagenômicas Palestrante: Especialista da Bioagreen Conteúdo: Apresentação do uso prático dos dados para compreender e melhorar o solo.
- 21h00 – Jantar Momento para networking dos participantes
2º Dia – 02/04/25 – QUARTA-FEIRA
LOCAL: São Luiz Gonzaga-RS – ARPA – ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS
PRODUTIVIDADE SEM BARREIRAS: COMO A MICROBIOLOGIA DO SOLO
IMPACTA O MANEJO IRRIGADO – Case Sementes Cambaí (Áreas Irrigadas)
- 19h30 – Recepção e momento para networking e recepção dos participantes
Abertura: Bioagreen – cenário e contexto da irrigação
- A revolução da metagenômica no campo – Palestrante: Vânia Pankievicz – Conteúdo: Introdução à metagenômica e seu impacto na agricultura
- Interpretando o laudo de metagenômica: da análise à tomada de decisão – foco em solos irrigados Palestrante: Vânia Pankievicz – Conteúdo: Apresentação prática de um laudo de metagenômica e como ele pode guiar manejos mais eficientes.
- Bioagreen – Contexto dos solos irrigados e a tomada de decisão com as informações metagenômicas Palestrante: Especialista da Bioagreen Conteúdo: Apresentação do uso prático dos dados para compreender e melhorar o solo
- 21h00 – Jantar Momento para networking dos participantes
Sobre a GoSolos
A GoSolos é uma empresa de biotecnologia especializada em análise do solo. Nosso foco é revelar as complexidades da microbiologia do solo e sua influência na produtividade agrícola e na prevenção de doenças. Nossa missão é liderar a transformação da agricultura através da aplicação do sequenciamento genético, promovendo uma abordagem mais informada, sustentável e rentável para o manejo do solo.