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Golpes online dão prejuízo de R$2,7 bi: como se proteger na hora de comprar um veículo?

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Veja as dicas da Olho no Carro, plataforma líder em consulta veicular, para fazer um bom negócio - Crédito: Divulgação
Veja as dicas da Olho no Carro, plataforma líder em consulta veicular, para fazer um bom negócio - Crédito: Divulgação

Dentro do território brasileiro, ao longo do ano de 2023, aproximadamente 91 mil golpes foram realizados na compra e venda de veículos online. Segundo estudo da OLX, os brasileiros perderam R$2,7 bilhões em negócios com pessoas mal intencionadas. Ainda segundo a pesquisa, no comparativo com 2022, foi registrada uma queda de 60% nos golpes. O segmento mais atingido pelos falsos vendedores foi o carro, com 64% das fraudes, seguido pelas motos, com 31% dos crimes e caminhões com apenas 5%.   

Com o elevado índice de golpes no mercado de modelos usados ou seminovos, somado à alta demanda, é natural que dúvidas e inseguranças surjam para os consumidores quando buscam comprar um carro ou uma moto usada, ainda mais com números tão preocupantes de fraudes. Pensando justamente nisso, a Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país, separou algumas dicas para garantir uma compra mais segura, principalmente considerando as vendas realizadas em plataformas virtuais ou por pessoas físicas. A compra de um veículo é um investimento alto, as possibilidades são múltiplas e as chances de sofrer golpes ou prejuízos financeiros não devem ser deixadas de lado. Dessa forma, como saber qual negócio é o melhor para você?

Marcas e modelos com mais golpes na praça

O levantamento da OLX mostra que as marcas mais visadas por fraudadores no ano passado foram Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Toyota. Tendo como modelos mais cobiçados: Celta e Gol (9%), Palio (6%), Corsa (5%), Uno e Corolla (4%), Hilux, Onix e Civic (3%) e HB20, Saveiro, Strada e Ka (2%). 

Veja as dicas da Olho no Carro e faça uma compra mais segura:

1) Fique atento aos preços anunciados:

Ao analisar as ofertas disponíveis no mercado, é natural que a maioria dos anúncios apresentem preços dentro de uma mesma margem. Muitas vezes, ofertas com valores abaixo do esperado podem parecer tentadoras, mas elas também podem ser um sinal ruim para o comprador. Pensando nisso, tome cuidado! Anúncios com valores muito baixos podem ser sinônimo de golpes ou, até mesmo, de veículos em mau estado de conservação.

2) Pesquise sobre o vendedor:

Para garantir uma compra mais segura, é importante que você faça uma pesquisa prévia sobre o vendedor do veículo que você quer comprar. Especialmente nas vendas realizadas de forma online, sempre existe a chance de que o anunciante esteja falsificando sua identidade. Por isso, fazer uma pesquisa na internet pode ser essencial para entender a credibilidade do anúncio.

3) Não pague nada adiantado:

Você pode se deparar com a situação de o vendedor te pedir algum pagamento adiantado, como uma forma de sinal e de garantia do seu interesse em comprar o veículo anunciado. No entanto, é sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira antecipadamente, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você. 

4) Conheça o veículo pessoalmente:

Muitas vezes, os vendedores te pressionam a fechar logo o negócio, alegando, por exemplo, que existem outros clientes interessados no mesmo anúncio. No entanto, busque conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção do estado de conservação dele, conferindo se não existem arranhões, marcas de batidas e reparos ou sinais de má conservação.

Além disso, quando for conferir presencialmente o produto, peça para fazer um test drive. É nesse momento em que você conseguirá ter um melhor parâmetro em relação ao funcionamento do veículo, desde o motor e os freios até a suspensão. Dessa forma, você poderá evitar futuras dores de cabeça e gastos.

5) Verifique o histórico:

Antes de finalizar a compra, não deixe de verificar informações referentes ao histórico do veículo. É nessa etapa em que você conseguirá saber de forma mais certeira se existe algum problema maior por trás daquele anúncio, tal como passagens por leilão, roubos ou problemas legais. Ter a documentação em dia e um bom histórico são cruciais para que a compra seja segura.

COMO FAZER UMA COMPRA COM MAIS SEGURANÇA?

A Olho no Carro pode te ajudar a ter mais segurança na hora de procurar e comprar um veículo seminovo ou usado. Através da placa ou do número do chassi, a plataforma é capaz de levantar cerca de 30 informações sobre o veículo, como o preço-médio de sua venda, a opinião de donos do mesmo modelo, se o carro/moto em questão passou por alguma situação de roubo ou leilão, se já participou de algum recall e muito mais. Também é possível saber preços de peças e revisões e a opinião de outros donos que possuem o mesmo modelo. Alguns desses serviços são oferecidos de forma gratuita, sendo que o pacote completo de informações custa R$59,90

Sobre a Olho no Carro

Maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil, a Olho no Carro, foi fundada em 2017 pelos sócios Yago Almeida e Bárbara Siqueira. O objetivo era oferecer serviços de consulta veicular online, para garantir transparência e segurança nas transações de compra e venda de carros seminovos e usados em todo território nacional. A ideia de criar a Olho no Carro veio através de outro negócio que fazia a mesma análise do histórico de veículos, mas que era voltado exclusivamente para lojistas e concessionárias. Ao observar esse déficit de informações para o consumidor final, ou seja, a pessoa física que poderia ser prejudicada ao adquirir um carro sem verificar o histórico de problemas, surgiu a ideia da Olho no Carro. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, muito focada em tecnologia, surgiu a oportunidade da entrada de um terceiro sócio, Diego Moura, que ficou responsável por essa área.

 

Um dos principais diferenciais da plataforma é oferecer diversas informações exclusivas em poucos segundos, apenas com a placa ou o chassi do automóvel, como por exemplo: opinião do dono, preço das principais peças, histórico de quilometragem, fotos reais do veículo, principais falhas do modelo, comparativos e muitas outras informações valiosas para quem deseja comprar um carro usado, com mais segurança. No segundo semestre de 2023, a empresa atingiu o total de 1 milhão de clientes cadastrados e tornou-se referência em consulta veicular.  Mensalmente, mais de 800 mil pessoas consultam o site antes de fechar negócio.

 

Com apenas seis anos no mercado, a Olho no Carro está sempre inovando na busca por soluções tecnológicas para oferecer aos seus clientes as informações mais precisas e atualizadas sobre veículos usados. Por esse motivo, a plataforma já possui um App, que levou para a palma da mão a experiência de consultas online. Com uma equipe de profissionais experientes e apaixonados pelo que fazem, assim como todo brasileiro apaixonado por carro, a empresa se consolida como um dos principais players no mercado de informações veiculares no Brasil.


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Jusfy figura entre as 100 empresas de base tecnológica mais promissoras do país

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Rafael Bagolin, fundador e CEO da Jusfy. Divulgação
Rafael Bagolin, fundador e CEO da Jusfy. Divulgação

A Jusfy, startup gaúcha de tecnologia que desenvolveu uma plataforma jurídica completa para advogados, entrou na lista das 100 startups mais promissoras e inovadoras do Brasil, no prêmio “100 Startups to Watch”, promovido por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e por Época Negócios, em parceria com as consultorias EloGroup e Innovc. 

As empresas foram avaliadas em grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução; e quase um terço dos negócios tem entre dois e quatro anos de existência. Empresas em estágio de escala ganharam, neste ano, mais espaço na lista final: 48 das selecionadas já estão nessa fase de crescimento mais acelerado, ante 38 em 2024. 

Em 2021, quando os empreendedores brasileiros captaram R$ 51,3 bilhões de fundos de capital de risco, de acordo com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), o mercado entrou no período que ficou conhecido como o “inverno das startups”. Hoje, o ecossistema brasileiro de startups vive hoje um cenário desafiador, mas repleto de oportunidades.

A Jusfy é uma empresa com receita anual de R$55 milhões, e oferece aos profissionais do Direito, um ecossistema completo de soluções jurídicas para facilitar o seu o dia a dia. Estamos mostrando que a tecnologia não vem para substituir os advogados, mas para potencializar a sua atuação, deixá-los super poderosos. Nosso foco é desenvolver soluções inteligentes que tornem o dia a dia jurídico mais ágil e menos burocrático”, explica Rafael Bagolin, CEO e fundador da Jusfy.

Como toda startup, a Jusfy enfrentou o desafio de conquistar credibilidade em um mercado tradicional e, ao mesmo tempo, acelerar o desenvolvimento tecnológico. Construir algo novo dentro de um setor conservador exigiu coragem e muita escuta ativa dos clientes e parceiros. “Ter hoje uma base ativa de mais de 50 mil advogados e crescer o dobro ano após ano é algo de destaque para nós. Conseguimos reunir mais de 20 soluções em uma única assinatura, o que nos consolida como uma plataforma 360º para o universo jurídico, muito além de uma ferramenta pontual. Outro ponto que vale destacar é referente a JusGPT, nossa ferramenta de IA jurídica mais específica do Brasil, baseada em um banco de dados próprio e em um ecossistema que se auto aperfeiçoa continuamente”, finaliza Bagolin.

 

Sobre a Jusfy

A Jusfy é a startup jurídica que potencializa o trabalho do advogado com inteligência artificial e foi criada justamente para contemplar as ferramentas necessárias para o dia a dia desse profissional. Ela é uma LawTech que busca interligar em uma única plataforma, 100% online, de forma leve, rápida e intuitiva, advogados e contadores, principalmente os que precisam de agilidade e assertividade na resolução de questões recorrentes das áreas. Fundada em São Paulo pelo advogado gaúcho Rafael Saccol Bagolin, CEO da empresa, junto ao engenheiro de computação e cofundador Juliano Lima, e contando com o apoio de Frederico Flores, fundador e CEO da Scaleup, a Jusfy conta com mais de 50 mil usuários.

 

Site: www.jusfy.com.br 

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Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.

A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.

Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Foto Reprodução.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.

Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.

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Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

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