Conecte-se conosco

Esportes

Gincana com ação social marca férias dos triatletas mirins de Itu

Publicado

em

Gincana com ação social marca férias dos triatletas mirins de Itu

Um camping de férias marcará o início do segundo ano da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu. Para manter as crianças em atividade durante o recesso escolar, o projeto terá aulas mais lúdicas. A programação inclui até uma gincana, com propósito social: arrecadar mantimentos para moradores de rua enfrentarem o inverno rigoroso no interior paulista.

Em meio à diversão, o projeto segue o seu objetivo de formar cidadãos, incutindo nos alunos a responsabilidade social. Assim, a gincana promoverá uma disputa entre turmas. Os alunos arrecadarão cobertores, agasalhos, meias, toucas e produtos de higiene pessoal, valendo pontos para cada item doado. A presença em aula também valerá pontos. Ao final, a turma com a maior pontuação ganhará um prêmio surpresa.

“Será uma espécie de colônia de férias voltada para o triathlon, com foco social. Todas as peças que os alunos arrecadarem vão para um grupo aqui de Itu que ajuda moradores de rua, o Anjos do Resgate, principalmente nessa época de muito frio. Vamos ajudar a quem precisa”, destaca o professor Thiago Mantovani.

Desafio de triathlon

O núcleo de Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões comemorou seu primeiro ano de atividades agora em julho. Para marcar a data, os alunos encararam um simulado de triathlon, com 2 minutos de “natachão”, 1.500 m de ciclismo e 400 m de corrida. O circuito foi montado dentro do Estádio Novelli Júnior, ao lado do Conjunto Aquático Fiori Marcello Amantéa, onde são realizadas as aulas. Para os alunos, foi a primeira experiência de competição.

O evento contou com a participação do padrinho e idealizador do projeto, Juraci Moreira, ex-triatleta com participação em três Olimpíadas e hexacampeão brasileiro. No final do simulado, ele entregou aos alunos o certificado Sou Triatleta. Também estiveram presentes o secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, o presidente da Federação Paulista de Triathlon, Rychard Hryniewicz Júnior, e o presidente da Apani, Eduardo Bordin. Das arquibancadas, os pais puderam acompanhar e torcer pela criançada.

“Tivemos 100% de aproveitamento dos alunos. Eles acharam o simulado um pouquinho mais difícil do que esperavam, mas todos souberam lidar muito bem, inclusive com aquele nervosismo da prova”, elogiou o professor Thiago Mantovani. “Também tivemos um feedback muito bom dos pais, que elogiaram nosso método de ensino e a maneira de lidar com as crianças. Eles perceberam que, além de ensinar o triathlon de uma forma lúdica e melhorar o desempenho físico, estamos ajudando a desenvolver o caráter das crianças.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light