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Tecnologia

Galileo mostra barreiras ocultas que impedem o sucesso nas vendas em alta temporada de compras

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Reprodução Freepik
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  • Black Friday é o maior evento de compras da América Latina; brasileiros devem movimentar R$ 13,6 bilhões 

O Brasil está se preparando para a época de compras mais movimentada do ano, mas 29% dos líderes de tecnologia do país acreditam que seus sistemas atuais apresentam desempenho insatisfatório durante períodos sazonais de alto tráfego, de acordo com um novo estudo da Galileo Financial Technologies. Mas o que causa esse desempenho insatisfatório para tantos? Com a chegada da Black Friday no fim deste mês, a Galileo mostra as principais barreiras ocultas identificadas em seu Índice de Inclusão Técnica, impedindo as empresas de conquistar mais clientes e maximizar suas vendas.

“Depois de conversar com mais de 600 líderes de tecnologia da América Latina e dos Estados Unidos, identificamos uma série de barreiras ocultas, como sistemas legados complexos e silos de dados onerosos, impedindo empresas focadas no cliente de alcançar consumidores durante os períodos de pico”, explica Abdul Assal, Head de Desenvolvimento de Negócios da Galileo no Brasil e na Colômbia. “Esses problemas não apenas prejudicam as finanças e a eficiência operacional das empresas, mas também impactam diretamente as vendas e novos negócios.”

A boa notícia, segundo a Galileo, é que 59% dos líderes de tecnologia latino-americanos já identificaram problemas de back-end como as principais causas das dificuldades em atender bem aos clientes nos períodos de maior movimento. Em especial, foram apontados fatores críticos que as empresas precisam enfrentar para garantir um serviço mais fluido e inclusivo: infraestrutura legada e silos de dados.

Atualizar sistemas legados pesados é um passo essencial para alcançar um desempenho mais ágil e inclusivo, de acordo com o estudo da Galileo. No entanto, os custos atuais parecem não gerar o retorno esperado. O levantamento mostrou que 65% dos líderes de tecnologia brasileiros destinam mais da metade de seu orçamento de TI à manutenção ou atualização de sistemas antigos. Ao mesmo tempo, três em cada quatro (75%) dos líderes brasileiros entrevistados concordam que esses sistemas limitam sua capacidade de oferecer experiências verdadeiramente inclusivas em produtos e serviços.

“A primeira recomendação para empresas com infraestrutura legada, antes da Black Friday, é verificar se não é possível migrar certas funções para um sistema mais cloud-native com maior capacidade de escala”, comenta Abdul. “Provedores de pagamento podem ajudar a dividir a carga durante transações de alto volume e velocidade, enquanto novas tecnologias de KYC (Conheça Seu Cliente) garantem autenticação quase instantânea, reduzindo a frustração do consumidor nesse período movimentado.”

Os silos de dados também dificultam que empresas latino-americanas ofereçam experiências relevantes a diferentes segmentos de clientes, segundo 87% dos líderes de tecnologia da região. Abdul recomenda realizar testes de estresse que simulem alta demanda antes da temporada de pico, para garantir que todos os sistemas estejam se comunicando corretamente. “Também vale considerar uma análise mais profunda durante o período mais tranquilo do início do ano e, quem sabe, fazer disso uma resolução de Ano Novo, ou seja, encontrar uma solução mais ágil para esse ponto crítico tão comum”, aponta.

Num cenário em que um em cada quatro líderes de tecnologia brasileiros (25%) perdem mais de 20% de novos negócios devido à falta de tecnologias verdadeiramente inclusivas em suas empresas, a Galileo acredita que investimentos inteligentes e direcionados são essenciais. “Os picos sazonais servem como alerta para as empresas que ainda não identificaram as barreiras ocultas que estão custando clientes e vendas. Por isso, este relatório serve como um guia abrangente para resolver essas questões de forma duradoura”, conclui Abdul. “Felizmente, com as novas tecnologias, a maioria das empresas não precisa de uma reformulação completa. Em vez disso, diagnósticos e soluções direcionadas podem gerar resultados significativamente maiores.”

Assessoria de Imprensa/Instituto Atlântico Leia Mais

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