Home Notícias Educação FUVEST, Unicamp e VUNESP: Como funcionam e como se preparar para as provas de redação dos vestibulares?
Educação

FUVEST, Unicamp e VUNESP: Como funcionam e como se preparar para as provas de redação dos vestibulares?

Envie
Foto: Divulgação
Envie

O fim do ano marca uma fase agitada, mas crucial, para aqueles que aspiram ingressar no ensino superior, pois é nesse período que importantes vestibulares são realizados pelo país. Para os candidatos, a produção da redação é uma das etapas mais temidas, e três dos vestibulares mais concorridos do país, entre eles FUVEST, Unicamp e VUNESP, incluem provas de redação na segunda fase.

Nesse sentido, é fundamental que os vestibulandos conheçam as características de cada tipo de redação e como as bancas avaliam esses conteúdos. Apesar das diferenças nos modelos de redação, as três instituições valorizam a norma culta, uma argumentação consistente, o domínio do tipo e gênero solicitados, bem como a coesão dentro e entre cada um dos parágrafos.

As principais características das provas de redação dos vestibulares

A FUVEST, que abre as portas para a Universidade de São Paulo (USP), é um exemplo disso. Na edição deste ano, mais de 110 mil pessoas buscaram as cerca de 8 mil vagas disponíveis. A redação ocorre no primeiro dia da segunda fase, junto à prova de português, valendo 50 pontos dos 100 totais.

A banca exige uma “dissertação em prosa”, basicamente um “texto dissertativo-argumentativo”. A instituição explora temas que privilegiam a subjetividade, exigindo repertório sociocultural. Além disto, coerência, articulação das ideias, vocabulário adequado e um texto de 20 a 30 linhas são fundamentais.

Já a Unicamp, com mais de 60 mil inscrições este ano, apresenta duas propostas ao candidato, com gêneros textuais distintos, e o vestibulando deve escolher um deles para produzir sua escrita. A avaliação da COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) considera se o estudante seguiu as instruções, abordou o tema e o gênero propostos, além de analisar a leitura e uso dos textos de apoio. Neste caso, clareza, fluidez, domínio gramatical e não estipulação de número mínimo de linhas são algumas características importantes dessa prova.

No vestibular da UNESP (Universidade Estadual Paulista) é proposto um questionamento ao estudante, demandando uma resposta no formato de texto dissertativo-argumentativo, sempre em terceira pessoa do singular. A banca avaliadora observa a progressão temática, coerência, coesão e a modalidade escrita culta. Embora não haja um número mínimo de linhas estipulado, textos com 20 linhas ou menos não atingem a nota máxima.

Dicas para um bom desempenho nas provas de redação

Independentemente das particularidades, todos os vestibulares alertam para a fuga ao tema, argumentações superficiais e falhas na norma culta e coesão. O uso adequado de recursos linguísticos, como expressões metadiscursivas, analogias e vocabulário variado, é valorizado, desde que utilizados de forma apropriada e com clareza.

A gestão do tempo é outro desafio recorrente e, nesse sentido, recomenda-se iniciar as provas pela redação, a fim de otimizar o tempo de prova. No entanto, nada supera ter uma preparação contínua e uma aprendizagem de qualidade ao longo do ano letivo: prática regular de escrita, leitura ampla, estudo de temas atuais, participação em simulados e busca por feedbacks de professores e de colegas são fundamentais.

A prática constante proporciona confiança e otimiza o desempenho durante as provas de redação. Dominar os tipos textuais e compreender claramente o gênero a ser escrito faz a diferença para quem almeja notas altas nas provas de redação dos principais vestibulares do país e sonha em ingressar em uma instituição de ensino superior.

Maria Luiza Borges Castro Campos é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Santa Marcelina Belo Horizonte da  Rede de Colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional sociointeracionista e alinhada às principais tendências do mercado de educação.

‘RED MAX’: revisão para Redação do Enem reúne estudantes da rede pública e privada na Unime Lauro de Freitas
‘RED MAX’: revisão para Redação do Enem reúne estudantes da rede pública e privada na Unime Lauro de Freitas
Jovens gremistas de escolas públicas participantes da Academia Educar se reúnem em Campinas
Jovens gremistas de escolas públicas participantes da Academia Educar se reúnem em Campinas
Biblioteca Móvel do projeto Bi-bi Móvel estaciona em Campinas com apresentação teatral, mediação de leitura e oficina de contação de histórias
Biblioteca Móvel do projeto Bi-bi Móvel estaciona em Campinas com apresentação teatral, mediação de leitura e oficina de contação de histórias
Como começar a estudar para concurso público
Como começar a estudar para concurso público
Aprendiz Musical recebe palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Aprendiz Musical recebe palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Envie