Home Notícias Negócios Franquias aproveitam cenário positivo para expansão e novos investimentos
Negócios

Franquias aproveitam cenário positivo para expansão e novos investimentos

Envie
Nelson Lins Ceo Da Face Doctor
Divulgação
Envie

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o primeiro trimestre de 2024 foi positivo para o mercado de franquias. Em comparação com igual período de 2023, o faturamento do setor cresceu 18,6%, de R$ 51 bilhões para R$ 60,5 bilhões. O resultado mostrou forte desempenho dos segmentos de alimentação (tanto comércio e distribuição, com faturamento de R$ 6,5 bilhões, como food service, R$ 9,8 bilhões) e de serviços e outros negócios (R$ 8,2 bilhões).

Os primeiros meses do ano também foram positivos para a Sal e Brasa Grill Express – marca de franquias do Grupo Sal e Brasa, há mais de 30 anos especializada em alimentação e referência no segmento de carnes. A rede cresceu mais de 10% somando um faturamento de mais de R$ 51 milhões. A previsão até o fim do ano é de crescimento 15% superior aos R$ 95 milhões faturados em 2023. 

Para isso, a rede segue investindo na expansão da franquia, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “A ABF Expo Franchising, em São Paulo, bateu recorde de marcas (440) e de visitantes (65.000), o que demonstra ser um mercado que as pessoas têm bastante interesse em conhecer, em investir, mas existe um certo receio e até mesmo falta de conhecimento. E é para esse público que queremos oferecer não só o melhor em serviços, mas também em tecnologia e conhecimento de mais de 30 anos no setor”, completa Fernando Ribeiro, CEO da Sal e Brasa Grill Express, que atualmente soma 40 unidades.

No segmento de serviços de estética, destaque para a Face Doctor – maior rede premium especializada em rejuvenescimento facial e corporal – registrou desempenho positivo entre os meses de janeiro a maio de 2024. Nesse período, a rede cresceu 68% em faturamento, com uma receita de R$ 80 milhões e mais de 200% em número de atendimentos, comparado ao ano anterior. Atualmente a rede Face Doctor soma 150 unidades em todo o Brasil, entre inauguradas e negociadas. A expectativa é chegar a 300 até o final do ano. “Esse início de ano está sendo muito especial para a Face Doctor, não só com o nosso crescimento, mas também com vários franqueados obtendo excelentes resultados nas suas clínicas. Estamos trabalhando para que a nossa marca esteja cada vez mais forte e preparada para o futuro”, comemora Nelson Lins, CEO da Face Doctor.

Outra rede no segmento de serviços e bem-estar e que segue em franca expansão é a Selfit -rede de franquias de academias. Com um investimento aproximado de R$ 38,5 milhões, a marca comemora a abertura de um total de 11 novas unidades franqueadas no primeiro semestre de 2024, atingindo a marca de 136 unidades, sendo 107 próprias e 29 franquias, ampliando e consolidando sua rede nas regiões Norte e Nordeste. Em 2023, a rede faturou R$ 236 milhões, um aumento de cerca de 36% de receita líquida, comparado ao ano anterior. Para Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, o primeiro semestre de 2024 foi histórico. “A união entre a expansão com academias próprias e o modelo de franquias é essencial para o nosso crescimento acelerado. No caso das franquias, o formato nos permite expandir rapidamente sem comprometer a qualidade dos nossos serviços, garantindo que mais brasileiros possam acessar academias de alto padrão a um preço justo”, destaca o executivo.

Já a Beelieve – rede de franquias de marketing digital, também está expandindo sua atuação no Brasil, com a meta de atingir 90 unidades no Brasil, apostando sobretudo no crescimento das PMEs, seu principal público consumidor. O objetivo é ter uma presença local mais forte e uma abordagem personalizada para cada mercado regional. “Investimos em tecnologia de ponta e treinamento contínuo para nossas franquias, garantindo que ofereçam serviços inovadores e eficazes. Parcerias estratégicas e campanhas de marketing robustas também fazem parte da nossa estratégia para aumentar a visibilidade e a atratividade dos nossos serviços”, explica Marcus Calixto, CEO da Beelieve.

Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Envie

RBN Stories