Siga-nos nas Redes Sociais

Negócios

Franquia de Energia Solar: guia sobre esse mercado em crescimento

Publicado

em

Franquia de Energia Solar: guia sobre esse mercado em crescimento
Créditos:iStock

A energia solar corresponde a 8,1% da matriz energética brasileira

A energia solar é a que mais cresce no mundo. Assim sendo, o momento é bastante oportuno para empreendedores investirem em franquias do nicho, tendo em vista a alta expectativa de crescimento e lucratividade do sistema fotovoltaico. Os principais atrativos desse modelo de negócio são o potencial de redução de custos com a tarifa energética e o impacto positivo no meio-ambiente, valor fundamental atualmente.

Crescimento do mercado

Hoje em dia, a energia solar corresponde a 8,1% da matriz energética do Brasil, enquanto as hidrelétricas representam 53%. A porcentagem baixa, no entanto, não representa um mercado pequeno e sim um setor com grande potencial de crescimento, tendo em vista as previsões para o futuro e os dados dos últimos anos:

  • O mercado de energia solar deve gerar mais de 300 mil empregos e pode atrair mais de R$50 bilhões em investimentos no ano de 2023, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
  • Ainda de acordo com a Absolar, a capacidade de geração desse tipo de energia deve crescer 42,4% no Brasil em 2023, uma porcentagem corresponde a 10 Gigawatts (GW).
  • Estima-se que o mercado de energia solar atingirá um tamanho de R$ 500 bilhões até 2050.
  • O Boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostrou que as usinas de energia solar ligadas ao sistema comum de distribuição de energia do país aumentaram a produção em 65,3% na primeira quinzena de março deste ano em comparação com o mesmo período em 2022.
  • Por outro lado, o consumo de energia elétrica se demonstrou estável e não cresceu durante o mesmo período. Na verdade, o índice sofreu uma queda simbólica de 0,1% em comparação com o ano passado.

Benefícios de investir em uma franquia

A instalação de painéis solares exige um investimento considerável de início, porém traz até 95% de economia na conta de luz ao longo de 25 anos e o retorno do valor investido chega, em média, em até quatro anos.

O sistema fotovoltaico oferece benefícios ambientais, uma vez que não emite poluentes durante seu funcionamento, não está à mercê da imprevisibilidade das chuvas e utiliza uma fonte renovável.

Existem diversas categorias de franqueados que podem se adequar a sua pretensão. Elas podem ser menores e garantir uma empresa em um determinado lugar, como as franquias unitárias ou microfranquias. Ao passo que você também pode adquirir um domínio regional sobre determinada marca em categorias com a máster ou conversão. O mais importante é colocar seu dinheiro em franquias baratas e lucrativas, para aumentar a eficiência do empreendimento. Contudo, só faça isso quando tiver o know how do mercado de energia solar, do sistema fotovoltaico e, claro, das técnicas de relacionamento com o cliente e de vendas. Garanta que, apesar de ser um franqueado, haverá a liberdade de gerenciar seu negócio e oferecer diferenciais no atendimento ou no produto.

Imprensa Leia Mais

Diferenciação não é privilégio do luxo, afirma consultor Rizzieri Gomes no Chá das Cinco

Crédito:jittawit.21/istock Leia Mais

Como aplicar o conceito ESG na sua empresa

Foto: Kasto/Divulgação: Canva Leia Mais

UniNorte e ABRAPS realizam Meet Up Pré-COP30

Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, Ari de Sá Neto, representante Master, e Raquel Teixeira, líder dos programas de relacionamento da EY Brasil (Foto: divulgação) Leia Mais

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, é o representante Master da 28ª edição do Programa EY Empreendedor do Ano

Gustavo Blasco, CEO e cofundador da GCB Investimentos / Quatro Olhos Filmes / O Edgard Leia Mais

GCB consolida ecossistema de crédito privado e une tradição e inovação em plataforma robusta

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.