Cuidar dos cabelos vai muito além da escolha do shampoo ideal. Quando o objetivo é manter os fios alinhados e longe do frizz, cada etapa da rotina capilar faz diferença — desde a forma como você seca os fios até os produtos usados no dia a dia.
Uma aliada poderosa nesse processo é a escova secadora, que une praticidade e eficiência na hora de modelar os fios. Ao permitir que você seque e escove o cabelo ao mesmo tempo, esse equipamento reduz o tempo de exposição ao calor excessivo e ajuda a selar as cutículas, deixando um aspecto mais liso, brilhante e alinhado.
Quer manter o frizz bem longe das suas madeixas? Confira dicas que você precisa adotar na sua rotina capilar.
Hidrate os cabelos
Em muitos casos, o frizz aparece por falta de hidratação. Tanto que, no cronograma capilar, essa é a etapa mais importante e repetida, mesmo no caso de madeixas mais danificadas. Assim, tenha um creme próprio para isso e invista em shampoos e condicionadores que ajudem a manter os fios hidratados.
De vez em quando alterne com cremes e produtos voltados para nutrir e reconstruir os cabelos. Essa questão é ainda mais importante para quem pinta, descolore, faz progressiva ou usa muita chapinha e secador.
Use finalizadores com proteção térmica
Sempre que for finalizar os cabelos, aposte em produtos com proteção térmica, mesmo que, a princípio, você não pretenda usar chapinha, secador ou escova secadora. Esses produtos também são ótimos para proteger os fios dos raios solares.
Pesquise por um que seja próprio para o seu tipo de fio e aplique do comprimento às pontas, regiões que são mais difíceis de manter hidratadas naturalmente. Espere alguns minutos para o produto agir e, se desejar, faça uma escova ou chapinha.
Lave o cabelo com água morna ou fria
Um erro muito comum e causador do frizz é lavar o cabelo em água quente. Na hora da lavagem, o melhor é usar água morna ou fria para não abrir tanto as cutículas do cabelo. Essa tarefa é ainda mais importante nos casos de quem tem químicas nos fios.
No outono e no inverno, quando as temperaturas tendem a baixar, experimente manter o banheiro quente e o chuveiro mais ameno, ao menos enquanto lava suas madeixas.
Tenha cuidado ao desembaraçar
Ao desembaraçar os fios, é importante escolher escovas e pentes certos. Além disso, evite ficar muito tempo sem pentear e ajeitar as madeixas. Os pentes de madeira são as melhores escolhas, já que evitam o frizz nos fios.
Quanto às escovas, os modelos raquete são os mais recomendados para desembaraçar e tirar o frizz. Inclusive, elas podem ser usadas em conjunto com o secador para acelerar o processo de secagem.
Use moderadamente chapinha e secador
Chapinha e secador costumam ser grandes aliados das mulheres no dia a dia, porém, quando usados em excesso, são responsáveis por deixar o cabelo ressecado e, consequentemente, com frizz.
Logo, tente usar esses dois itens com moderação e em temperaturas não tão altas. Vale reservar um dia na semana para deixar os fios secarem naturalmente.
Finalize a escova com jato frio
Adora fazer uma escova com a ajuda do secador ou da escova modeladora? Fique à vontade, mas não se esqueça de usar os protetores térmicos e demais itens que vão proteger os fios da temperatura mais quente.
Na finalização, uma dica bastante utilizada nos salões: quando terminar a escova, jogue um jato frio nas madeixas. Você vai amar o resultado e o frizz vai passar bem longe.
Aposte nos óleos vegetais
Os óleos vegetais são ótimos para proteger e fortalecer os fios. Inclua em sua rotina capilar o uso de óleo de coco, argan e jojoba. Além de selar as cutículas, eles ajudam a dar brilho e reduzir o aspecto arrepiado.
Você pode usá-los como complemento do creme hidratante, de nutrição ou reconstrução, ou como finalizador e protetor térmico, para aplicar antes do secador e da chapinha.