Siga-nos nas Redes Sociais

Agenda Músical

Fogo de artifício: alegria para uns, preocupação para outros

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a chegada de datas comemorativas, como festas de Ano Novo, festas juninas e celebrações locais, os fogos de artifício se tornam protagonistas, iluminando o céu com cores vibrantes e sons marcantes. No entanto, é importante lembrar que esses espetáculos de luz e som podem causar sérios problemas para os animais, além de representar riscos de acidentes.

Impactos nos animais

Os fogos de artifício produzem barulhos altos e repentinamente, o que pode assustar e traumatizar animais domésticos e selvagens. Cães e gatos, por exemplo, têm uma audição muito mais sensível do que a dos humanos, e o barulho intenso pode gerar ansiedade, pânico, fuga e até acidentes graves. Animais selvagens também sofrem com o estresse causado pelo barulho, podendo fugir de seus habitats ou se ferir ao tentar escapar do medo.

Casos de acidentes

Infelizmente, há registros de acidentes relacionados ao uso de fogos de artifício. Em algumas regiões, animais domésticos ficaram tão assustados que se feriram ao tentar fugir de suas casas ou quintais. Houve também casos de incêndios causados por fogos mal manuseados, resultando em prejuízos materiais e riscos à vida de pessoas e animais. Em abril deste ano, uma residência na cidade do Rio de Janeiro um cão se jogou da escada ao tentar fugir dos barulhos dos fogos, com uma queda considerável teve mandíbula quebrada, além de ter tido ferimentos internos causado pelo impacto no chão.

A nossa equipe conversou com o tutor do animal que disse o animal se encontra com dificuldades de se alimentar sozinho e fora o prejuízo, pois o animal precisará passar por uma cirurgia de emergência para que ele volte a comer sem depender de seringas e papinha. Além disso, a família realizou uma vaquinha solidária para que possam pagar a cirurgia do pet.

 

O que fazer?

Para garantir a segurança de todos, é recomendado que o uso de fogos de artifício seja feito por profissionais treinados e em locais autorizados. Para quem tem animais de estimação, o ideal é manter os pets em ambientes fechados, com música ou TV ligada para mascarar os barulhos, e oferecer conforto e tranquilidade. Além disso, é importante evitar o uso de fogos de artifício de forma irregular, pois além de perigoso, pode causar traumas e acidentes.

Embora os fogos de artifício tragam alegria para muitas pessoas, é fundamental lembrar que eles também podem causar sofrimento e perigo para os animais e para a segurança de todos. Respeitar a natureza e os nossos companheiros de quatro patas é uma atitude responsável e consciente.

Aqueles que desejam ajudar na vaquinha solidária, a nossa equipe estará disponibilizando o link: https://www.vakinha.com.br/5468362

Por Rafaela Paula

Divulgação Leia Mais

Com participação de Bruno Luz, Pet Puro Amor faz festa de aniversário neste sábado

Da esquerda pra direita Geraldo Azevedo, Regina Morel, Léo Morel, Sergio Morel e Sergio Cohn. Foto de Gabriela Azevedo Leia Mais

Família Morel transforma laços de décadas em retrato emocionante da vida e da obra de Geraldo Azevedo

Crédito fotográfico Dario Zalis Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Divulgação Leia Mais

Feat entre DJ’s: Anabzzi e Chris no Beat lançam hit inédito

Adelmario Coelho se apresenta em cidades do interior da Bahia neste final de semana  Leia Mais

Adelmario Coelho se apresenta em cidades do interior da Bahia neste final de semana 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.